O natal é vivido de forma diferente em diversas partes do mundo. As diferentes condições climatéricas que se encontram em várias partes do planeta ajudam a explicar algumas das diferenças que se encontra. Deixe-se contagiar pela magia da quadra natalícia e encante-se com as tradições de natal do mundo que muitas pessoas desconhecem.
1. Posadas, pinatas e rabanetes (México)
Neste país religioso, as festas desta quadra decorrem de 16 a 24 de dezembro. Por estes dias, a história de Maria e José, os pais de Jesus, é contada ao pormenor. No México, acontecem as famosas “posadas”, encenações que retratam a peregrinação de Maria e José.
As pinatas são uma tradição que encanta as crianças mexicanas por esta altura. Os pequenos tentam partir um pote suspenso (as pinatas), enquanto se encontram de olhos vendados. Ao conseguirem partir estes potes são presenteadas com inúmeras guloseimas.
Em Oaxaca, no dia 23 de dezembro, é realizado um ritual encantador. Neste dia, está agendada a “Noite dos Rabanetes”. As famílias reúnem-se para realizar uma tarefa importante: esculpir imagens natalícias em rabanetes. Posteriormente, as peças de arte são expostas no centro da cidade mexicana.
2. O apelo da cerveja (Irlanda)
Uma das cervejas mais populares do mundo é irlandesa, a Guinness. Ora, por aqui, podemos perceber que existe na Irlanda um grande apreço pela cerveja. No Natal, não deixa de haver a ligação a esta bebida tão especial para eles. Na quadra natalícia, é realizada uma tradição especial, só para os mais resistentes.
Muitos irlandeses realizam uma maratona de “12 pubs de Natal”. Para realizar esta atividade, as pessoas que se deslocam em grupos de amigos vão vestidas com roupa de Natal e adereços associados à quadra.
Desta forma, eles entram em 12 bares e bebem algo em cada um estabelecimento. Isto, claro, se conseguirem fazer o percurso até ao fim…
3. Krampus (Áustria)
Este “demónio do Natal” revela como o Natal pode ser bastante diferente noutros países. A figura mítica assustadora castiga as crianças mal-comportadas. Tradicionalmente, o Krampus aparecia na noite anterior à Festa de São Nicolau (mais precisamente, na noite de 5 de dezembro).
Enquanto o Pai Natal premeia as crianças que se portam bem, o Krampus castiga as que se portam mal. Neste dia, é comum os austríacos vestirem-se como esta criatura demoníaca e saírem à rua com o objetivo de assustar todos os que encontram pelo caminho…
4. Outra figura assustadora (Países Baixos)
Também há uma figura assustadora nos Países Baixos. Embora não tão temível como Krampus, a tradição é semelhante e até é feita no mesmo dia, 5 de dezembro. A figura em questão é ajudante do Pai Natal.
O seu nome é Zwarte Piet. Esta figura tem a cara pintada de preto por entrar nas chaminés das casas. No entanto, essa apresentação está na origem de alguma controvérsia no país (devido ao racismo).
Segundo esta tradição natalícia, nesse dia, os homens devem aparecer com a cara coberta de tinta preta. Eles devem sair à rua para distribuírem brinquedos e guloseimas às crianças que tiveram um bom comportamento ao longo do ano. As crianças que se portaram mal são levadas para Espanha…
5. Beijo sob azevinho (Reino Unido)
Esta é uma das tradições de Natal mais encantadoras do Reino Unido. Apesar de ter surgido em Inglaterra, atualmente, já se repete a tradição noutros países, nomeadamente na Alemanha ou nos Estados Unidos da América.
A realização do beijo em baixo do azevinho é uma tradição que já deve ter dado início a relações que deram muitos frutos (leia-se filhos). Este ritual dava sorte. O hábito de beijar quem se encontra por baixo do azevinho terá surgido no século XVIII.
6. Um Natal a patinar (Venezuela)
As manhãs de Natal neste país são passadas a patinar. Muitas famílias calçam os patins e patinam na semana anterior ao Natal. No entanto, até na véspera da grande noite, mantêm a tradição e chegam mesmo a ir à missa de patins.
7. O Pai Natal mais cool (Austrália)
Neste país, onde o sol brilha com intensidade, o Pai Natal adapta-se à temperatura. O Natal é celebrado de forma distinta na Austrália. O calor convida as famílias a reunirem-se
em espaços frescos.
Para combater a temperatura elevada (30 Cº), as pessoas comemoram esta data especial na praia, em piscinas e com piqueniques. É comum ver surfistas vestidos de Pai Natal na quadra natalícia. Não há Pai Natal mais cool que o australiano…
8. Acordar com um cântico da filha (Suécia)
As crianças da Suécia acreditam que os presentes de Natal são oferecidos por duendes. As comemorações desta quadra natalícia iniciam-se no dia 13 de dezembro, data em que se celebra a Santa Luzia.
Este é um dia especial para os suecos. Pela tradição local, a filha mais velha deve apresentar-se vestida de branco, usando na cabeça uma coroa de velas. Ela tem a missão de acordar os pais cantando-lhes uma canção. Os suecos também oferecem biscoitos de gengibre e um vinho quente designado glögg.
9. A batalha (Peru)
No dia 25 de dezembro, é celebrado o dia da batalha em algumas regiões do Peru. Este evento é organizado na forma de festival, o Takanakuy. O significado do seu nome está associado à reconciliação e a novos começos.
As pessoas usam máscaras neste dia e travam duelos com o propósito de resolver quezílias antigas. Neste dia, decorrem confrontos entre membros da comunidade. São verdadeiras lutas realizadas num ringue.
As batalhas são realizadas ao som de música folclórica. Uma banda sonora para a realização de uma espécie de catarse social para resolver conflitos.
10. Queima do Diabo (Guatemala)
Este evento é realizado uma semana antes do Natal. As pessoas amontoam o lixo na rua e, posteriormente, fazem um espantalho demoníaco. A Queima do Diabo surge assim na Guatemala. Tudo é queimado para manter o mal fora de casa. Todos ficam a ver o espantalho queimado como se fosse uma forma de ver o diabo a arder.
11. O Advento (Alemanha)
Normalmente, a coroa do Advento é feita de ramos verdes (dispostos em forma de círculo, que simbolizam a nova aliança de Deus com a humanidade) e apresenta 4 velas. Esta é uma das principais tradições de Natal comemoradas na Alemanha.
As quatro velas presentes nas coroas do Advento são acesas estrategicamente a um dia especial da semana, o domingo. Esse momento acontece nos quatro domingos que antecedem o Natal.
Leia também: Tenha o cartão de cidadão e carta de condução no telemóvel. Veja passo a passo como o fazer