Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Cultura, Mundo

11 tradições de Natal do mundo que provavelmente desconhece

Deixe-se contagiar pela magia da quadra natalícia e encante-se com as tradições de natal do mundo que muitas pessoas desconhecem

08:50 15 Dezembro, 2024 15:59 14 Dezembro, 2024 | Francisco Ferreira
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O natal é vivido de forma diferente em diversas partes do mundo. As diferentes condições climatéricas que se encontram em várias partes do planeta ajudam a explicar algumas das diferenças que se encontra. Deixe-se contagiar pela magia da quadra natalícia e encante-se com as tradições de natal do mundo que muitas pessoas desconhecem.

1. Posadas, pinatas e rabanetes (México)

Neste país religioso, as festas desta quadra decorrem de 16 a 24 de dezembro. Por estes dias, a história de Maria e José, os pais de Jesus, é contada ao pormenor. No México, acontecem as famosas “posadas”, encenações que retratam a peregrinação de Maria e José.

As pinatas são uma tradição que encanta as crianças mexicanas por esta altura. Os pequenos tentam partir um pote suspenso (as pinatas), enquanto se encontram de olhos vendados. Ao conseguirem partir estes potes são presenteadas com inúmeras guloseimas.

Em Oaxaca, no dia 23 de dezembro, é realizado um ritual encantador. Neste dia, está agendada a “Noite dos Rabanetes”. As famílias reúnem-se para realizar uma tarefa importante: esculpir imagens natalícias em rabanetes. Posteriormente, as peças de arte são expostas no centro da cidade mexicana.

2. O apelo da cerveja (Irlanda)

Uma das cervejas mais populares do mundo é irlandesa, a Guinness. Ora, por aqui, podemos perceber que existe na Irlanda um grande apreço pela cerveja. No Natal, não deixa de haver a ligação a esta bebida tão especial para eles. Na quadra natalícia, é realizada uma tradição especial, só para os mais resistentes. 

Muitos irlandeses realizam uma maratona de “12 pubs de Natal”. Para realizar esta atividade, as pessoas que se deslocam em grupos de amigos vão vestidas com roupa de Natal e adereços associados à quadra. 

Desta forma, eles entram em 12 bares e bebem algo em cada um estabelecimento. Isto, claro, se conseguirem fazer o percurso até ao fim…

3. Krampus (Áustria)

Este “demónio do Natal” revela como o Natal pode ser bastante diferente noutros países. A figura mítica assustadora castiga as crianças mal-comportadas. Tradicionalmente, o Krampus aparecia na noite anterior à Festa de São Nicolau (mais precisamente, na noite de 5 de dezembro). 

Enquanto o Pai Natal premeia as crianças que se portam bem, o Krampus castiga as que se portam mal. Neste dia, é comum os austríacos vestirem-se como esta criatura demoníaca e saírem à rua com o objetivo de assustar todos os que encontram pelo caminho…

4. Outra figura assustadora (Países Baixos)

Também há uma figura assustadora nos Países Baixos. Embora não tão temível como Krampus, a tradição é semelhante e até é feita no mesmo dia, 5 de dezembro. A figura em questão é ajudante do Pai Natal. 

O seu nome é Zwarte Piet. Esta figura tem a cara pintada de preto por entrar nas chaminés das casas. No entanto, essa apresentação está na origem de alguma controvérsia no país (devido ao racismo).

Segundo esta tradição natalícia, nesse dia, os homens devem aparecer com a cara coberta de tinta preta. Eles devem sair à rua para distribuírem brinquedos e guloseimas às crianças que tiveram um bom comportamento ao longo do ano. As crianças que se portaram mal são levadas para Espanha…

5. Beijo sob azevinho (Reino Unido)

Esta é uma das tradições de Natal mais encantadoras do Reino Unido. Apesar de ter surgido em Inglaterra, atualmente, já se repete a tradição noutros países, nomeadamente  na Alemanha ou nos Estados Unidos da América.

A realização do beijo em baixo do azevinho é uma tradição que já deve ter dado início a relações que deram muitos frutos (leia-se filhos). Este ritual dava sorte. O hábito de beijar quem se encontra por baixo do azevinho terá surgido no século XVIII.

6. Um Natal a patinar (Venezuela)

As manhãs de Natal neste país são passadas a patinar. Muitas famílias calçam os patins e patinam na semana anterior ao Natal. No entanto, até na véspera da grande noite, mantêm a tradição e chegam mesmo a ir à missa de patins.

7. O Pai Natal mais cool (Austrália)

Neste país, onde o sol brilha com intensidade, o Pai Natal adapta-se à temperatura. O Natal é celebrado de forma distinta na Austrália. O calor convida as famílias a reunirem-se 

em espaços frescos. 

Para combater a temperatura elevada (30 Cº), as pessoas comemoram esta data especial na praia, em piscinas e com piqueniques. É comum ver surfistas vestidos de Pai Natal na quadra natalícia. Não há Pai Natal mais cool que o australiano…

8. Acordar com um cântico da filha (Suécia)

As crianças da Suécia acreditam que os presentes de Natal são oferecidos por duendes.  As comemorações desta quadra natalícia iniciam-se no dia 13 de dezembro, data em que se celebra a Santa Luzia. 

Este é um dia especial para os suecos. Pela tradição local, a filha mais velha deve apresentar-se vestida de branco, usando na cabeça uma coroa de velas. Ela tem a missão de acordar os pais cantando-lhes uma canção. Os suecos também oferecem biscoitos de gengibre e um vinho quente designado glögg.

9. A batalha (Peru)

No dia 25 de dezembro, é celebrado o dia da batalha em algumas regiões do Peru. Este evento é organizado na forma de festival, o Takanakuy. O significado do seu nome está associado à reconciliação e a novos começos. 

As pessoas usam máscaras neste dia e travam duelos com o propósito de resolver quezílias antigas. Neste dia, decorrem confrontos entre membros da comunidade. São verdadeiras lutas realizadas num ringue. 

As batalhas são realizadas ao som de música folclórica. Uma banda sonora para a realização de uma espécie de catarse social para resolver conflitos.

10. Queima do Diabo (Guatemala)

Este evento é realizado uma semana antes do Natal. As pessoas amontoam o lixo na rua e, posteriormente, fazem um espantalho demoníaco. A Queima do Diabo surge assim na Guatemala. Tudo é queimado para manter o mal fora de casa. Todos ficam a ver o espantalho queimado como se fosse uma forma de ver o diabo a arder.

11. O Advento (Alemanha)

Normalmente, a coroa do Advento é feita de ramos verdes (dispostos em forma de círculo, que simbolizam a nova aliança de Deus com a humanidade) e apresenta 4 velas. Esta é uma das principais tradições de Natal comemoradas na Alemanha. 

As quatro velas presentes nas coroas do Advento são acesas estrategicamente a um dia especial da semana, o domingo. Esse momento acontece nos quatro domingos que antecedem o Natal.

Leia também: Tenha o cartão de cidadão e carta de condução no telemóvel. Veja passo a passo como o fazer



Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Atriz de “Morangos com Açúcar” acusa Joana Marques de a humilhar por ter autismo

19:30 27 Julho, 2026 16:02 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A atriz Mafalda Matos acusa Joana Marques de fazer piadas com o autismo e diz que se sentiu profundamente humilhada

Algarve

Jovem desaparece no mar durante travessia de paddle no Algarve e buscas mobilizam vários meios

17:50 27 Julho, 2026 17:38 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Amigo que acompanhava o jovem foi resgatado por uma embarcação de pesca. Autoridades procuram o praticante de paddle ao largo de Aljezur

Algarve Economia Europe Direct Algarve

Robalo e dourada testam no Algarve novas dietas para uma aquacultura mais sustentável

12:50 27 Julho, 2026 12:45 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto Pep4Fish testa em mar aberto novas dietas para reforçar a saúde dos peixes, reduzir a mortalidade e melhorar o pescado

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Algarve Cultura Vida & Lazer

Último verão do Lick leva cinco grandes noites a Boliqueime

15:20 27 Julho, 2026 15:21 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A antiga Kadoc vive o último capítulo como Lick, com cinco headliners internacionais e uma programação inédita no Algarve

Vinho.
Economia Nacional

Quem tiver vinho armazenado terá de fazer esta declaração até setembro ou arrisca multa de 10 mil euros

15:40 27 Julho, 2026 15:35 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtores e empresas com vinho ou outros produtos vínicos em existência têm de comunicar os volumes detidos

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho

11:49 27 Julho, 2026 14:47 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Como uma garrafa lançada ao mar, cada edição do Concurso de Fotografia LIXARTE lança a mesma mensagem: devemos fazer a nossa parte para proteger o oceano.

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consultoria de imagem como ferramenta de consciência | Por Carmen Garrido

08:32 27 Julho, 2026 08:35 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Integrada no espírito do Novo Bauhaus Europeu, a consultoria de imagem afirma-se como uma ponte entre identidade, sustentabilidade e expressão individual"

Meia Praia, Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Opinião

A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão

17:28 27 Julho, 2026 17:36 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade onde a suspeição se torna permanente é uma sociedade onde a confiança começa a rarear"

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Casa do Polvo Tasquinha, em Santa Luzia.
Algarve Gastronomia

À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo

17:50 24 Julho, 2026 08:14 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Polvo à lagareiro é um dos pratos mais procurados no Algarve: em Querença, Portimão e Santa Luzia este prato é sempre uma boa escolha

Consulta com médico.
Gastronomia Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Algarve Cultura Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Nacional

Atriz de “Morangos com Açúcar” acusa Joana Marques de a humilhar por ter autismo

19:30 27 Julho, 2026 16:02 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A atriz Mafalda Matos acusa Joana Marques de fazer piadas com o autismo e diz que se sentiu profundamente humilhada

Algarve

Jovem desaparece no mar durante travessia de paddle no Algarve e buscas mobilizam vários meios

17:50 27 Julho, 2026 17:38 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Amigo que acompanhava o jovem foi resgatado por uma embarcação de pesca. Autoridades procuram o praticante de paddle ao largo de Aljezur

Algarve, Economia, Europe Direct Algarve

Robalo e dourada testam no Algarve novas dietas para uma aquacultura mais sustentável

12:50 27 Julho, 2026 12:45 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto Pep4Fish testa em mar aberto novas dietas para reforçar a saúde dos peixes, reduzir a mortalidade e melhorar o pescado

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Algarve, Cultura, Vida & Lazer

Último verão do Lick leva cinco grandes noites a Boliqueime

15:20 27 Julho, 2026 15:21 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A antiga Kadoc vive o último capítulo como Lick, com cinco headliners internacionais e uma programação inédita no Algarve

Vinho.
Economia, Nacional

Quem tiver vinho armazenado terá de fazer esta declaração até setembro ou arrisca multa de 10 mil euros

15:40 27 Julho, 2026 15:35 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtores e empresas com vinho ou outros produtos vínicos em existência têm de comunicar os volumes detidos

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Rostos do Mar: quando a fotografia dá identidade ao oceano | Por Lilly Castanho

11:49 27 Julho, 2026 14:47 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Como uma garrafa lançada ao mar, cada edição do Concurso de Fotografia LIXARTE lança a mesma mensagem: devemos fazer a nossa parte para proteger o oceano.

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consultoria de imagem como ferramenta de consciência | Por Carmen Garrido

08:32 27 Julho, 2026 08:35 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Integrada no espírito do Novo Bauhaus Europeu, a consultoria de imagem afirma-se como uma ponte entre identidade, sustentabilidade e expressão individual"

Meia Praia, Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Opinião

A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão

17:28 27 Julho, 2026 17:36 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade onde a suspeição se torna permanente é uma sociedade onde a confiança começa a rarear"

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Casa do Polvo Tasquinha, em Santa Luzia.
Algarve, Gastronomia

À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo

17:50 24 Julho, 2026 08:14 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Polvo à lagareiro é um dos pratos mais procurados no Algarve: em Querença, Portimão e Santa Luzia este prato é sempre uma boa escolha

Consulta com médico.
Gastronomia, Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Algarve, Cultura, Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Últimas Notícias

  • Empresa condenada por vigiar funcionária com GPS no carro: Tribunal da Relação de Lisboa confirma coima de quase 15 mil euros
    Empresa condenada por vigiar funcionária com GPS no carro: Tribunal da Relação de Lisboa confirma coima de quase 15 mil euros
  • Atriz de “Morangos com Açúcar” acusa Joana Marques de a humilhar por ter autismo
    Atriz de “Morangos com Açúcar” acusa Joana Marques de a humilhar por ter autismo
  • Algarve escolhe sete patrimónios para a Meia-Final Nacional das Novas 7 Maravilhas de Portugal
    Algarve escolhe sete patrimónios para a Meia-Final Nacional das Novas 7 Maravilhas de Portugal
  • Drama em Coimbra: menino de 8 anos luta pela vida após ficar mais de 20 minutos submerso em praia fluvial
    Drama em Coimbra: menino de 8 anos luta pela vida após ficar mais de 20 minutos submerso em praia fluvial
  • Traça Edições recupera “A Felicidade de Todos os Seres”, uma obra de 1922
    Traça Edições recupera “A Felicidade de Todos os Seres”, uma obra de 1922

Opinião

  • Estamos todos em lista de espera… | Editorial de Henrique Dias Freire
    Estamos todos em lista de espera… | Editorial de Henrique Dias Freire
  • A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão
    A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão
  • Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho
    Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho

Europe Direct Algarve

  • Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho
    Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho
  • Robalo e dourada testam no Algarve novas dietas para uma aquacultura mais sustentável
    Robalo e dourada testam no Algarve novas dietas para uma aquacultura mais sustentável
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento