O Bairro 16 de Junho, localizado numa das zonas em maior crescimento e valorização da cidade de Olhão, vai renascer a escassos metros do local onde existiu durante décadas. Desta vez, em vez das antigas construções ilegais e sem condições, serão edificadas moradias bifamiliares modernas, com todas as comodidades necessárias a uma habitação digna.
“Hoje não estamos apenas a lançar a primeira pedra de um novo bairro; estamos a lançar a primeira pedra de uma vida nova para muitas famílias olhanenses”, afirmou o presidente do Município de Olhão, António Miguel Pina, durante a cerimónia de lançamento da obra, que decorreu esta quinta-feira junto ao local.

A intervenção, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), prevê a demolição das atuais construções e a construção de 64 novos fogos habitacionais, numa área próxima da atual, permitindo o realojamento de 54 famílias previamente identificadas. As novas casas serão disponibilizadas em regime de arrendamento apoiado, beneficiando cerca de 150 pessoas.
“Com o lançamento da primeira pedra desta obra, fechámos o ciclo da recuperação dos bairros ilegais e sem condições de salubridade no concelho. Depois de termos terminado com algumas barracas, com a ajuda do PRR vai ser possível realojar todas estas pessoas, que já foram identificadas. Será feito o realojamento de 54 famílias e vamos construir 64 fogos, o que quer dizer que ainda teremos alguma margem para outras situações que possam surgir”, revelou António Miguel Pina, acompanhado de alguns dos futuros moradores, no local onde as obras já começaram.

O presidente da autarquia explicou ainda que “apesar de as pessoas recearem ser realojadas noutra zona da cidade, nunca foi essa a nossa intenção. Foi possível realojá-las aqui graças à família do Sr. António Guerreiro, que nos vendeu este terreno e a quem agradecemos, permitindo-nos fazer o realojamento a poucos metros do local onde viviam”.
Esta intervenção integra-se no Programa 1.º Direito, que visa dar resposta a situações habitacionais indignas, como insalubridade, insegurança e sobrelotação. Trata-se de um passo decisivo na promoção da habitação com dignidade no concelho de Olhão, num projeto que alia proximidade territorial a uma solução estruturada de habitação social.
Leia também: País com mais de meio milhão de portugueses diz ‘adeus’ aos multibancos e prepara mudança histórica


















