Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Europa

“Comportamento indesculpável”: passageiro da Ryanair banido durante 5 anos por forçar desvio de voo

Um passageiro de um voo da Ryanair foi alvo de um processo pela companhia por ter forçado o desvio de um voo por um “comportamento indesculpável”

20:50 11 Abril, 2025 20:49 11 Abril, 2025 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A companhia aérea Ryanair confirmou na terça-feira, dia 8 de abril, que avançou com um processo judicial na Polónia contra um passageiro que provocou a interrupção de um voo entre Berlim e Marrakesh, no passado dia 9 de janeiro. A empresa exige uma indemnização superior a 3 mil euros pelos prejuízos causados.

Segundo a Ryanair, o “comportamento indesculpável” do passageiro, como foi classificado segundo o Tribuna de Imprensa, obrigou o avião a alterar a rota e a aterrar em Sevilha, Espanha, onde o indivíduo foi desembarcado. Esta situação causou perturbações desnecessárias aos 170 passageiros e seis tripulantes que seguiam a bordo.

O que disse a Ryanair

“É totalmente inaceitável que passageiros que trabalharam arduamente para aproveitar uma viagem com amigos ou familiares sejam privados desse prazer por causa da má conduta de uma única pessoa”, declarou a empresa num comunicado oficial, segundo a Aeroin.

Banido por 5 anos

A companhia aérea impôs ainda ao passageiro um banimento de cinco anos em todos os seus voos e apresentou queixa às autoridades espanholas, nomeadamente à Guardia Civil. A Ryanair reafirmou o seu compromisso com a segurança e o respeito durante os voos, lembrando que mantém uma política de tolerância zero face a comportamentos indisciplinados a bordo.

Num comunicado adicional, um porta-voz da empresa sublinhou: “É inaceitável que passageiros sofram transtornos desnecessários devido à conduta de um passageiro desordeiro. Infelizmente, foi o que ocorreu neste voo de Berlim a Marrakesh, que precisou de ser desviado para Sevilha, gerando um prejuízo de 3 mil euros.”

Recomendamos: Saiba como ir do Algarve a Lisboa em menos de uma hora e por 34€

Fazer deste caso exemplo

A ação judicial tem como objetivo recuperar os custos provocados pela alteração da rota e servir de exemplo para evitar situações semelhantes no futuro. “Esse caso demonstra apenas uma das muitas consequências que passageiros que perturbam voos podem enfrentar, dentro da nossa política de tolerância zero”, acrescentou o porta-voz.

A companhia espera que esta medida contribua para desincentivar comportamentos irresponsáveis a bordo, assegurando uma viagem tranquila e segura para todos os passageiros. Relembrou ainda que situações como esta não só afetam diretamente os restantes passageiros e a tripulação, como também geram atrasos e custos logísticos elevados.

Nos últimos anos, o número de incidentes envolvendo passageiros indisciplinados tem aumentado, o que levou várias companhias aéreas a reforçarem as suas medidas de segurança e a endurecerem as penalizações.

Custos de um desvio

O desvio de um voo implica custos operacionais elevados, desde combustível extra, taxas aeroportuárias inesperadas, até à reorganização de escalas e reservas.

Com esta ação, a Ryanair pretende mostrar que não tolerará atitudes que coloquem em causa a tranquilidade e segurança dos seus voos. A transportadora irlandesa reforça assim a importância do comportamento responsável dos passageiros, sobretudo num contexto em que o número de viajantes continua a crescer.

Nota: é importante realçar que em nenhuma fonte se encontra especificado pelos canais oficiais da Ryanair qual foi a natureza deste “comportamento indesculpável” por parte do passageiro, que levou ao desvio do voo e ao banimento do mesmo.

Leia também: Conheça o valor máximo de transferência bancária permitido por Multibanco

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Carlos Grade. Crédito: CML
Algarve Política

Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

19:19 3 Outubro, 2026 19:20 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Autarca presidiu à Junta da Tôr entre 1997 e 2013. Município de Loulé recorda a sua dedicação ao serviço público e a proximidade com os fregueses

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Algarve Economia Edição Papel

Novas rendas no Algarve atingem 11,56 euros por metro quadrado

08:00 3 Outubro, 2026 11:57 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Região regista a quarta mediana mais elevada nos novos contratos de habitação. A nível nacional, as rendas aumentaram 10,2% no segundo trimestre de 2026

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Algarve Auto Desporto

Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança

19:36 3 Outubro, 2026 19:42 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Vitória por 2,2 segundos no Rali Casinos do Algarve aproxima Pedro Almeida do líder Rúben Rodrigues, que abandonou. Faltam duas provas para o fim

Portagem em Portugal.
Auto Nacional

Atenção, condutores: este erro numa portagem pode fazê-lo pagar o dobro do valor máximo

18:30 3 Outubro, 2026 09:45 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Um simples esquecimento à entrada de uma autoestrada com portagem manual pode resultar numa cobrança muito superior ao preço normal da viagem

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Auto Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Algarve

PJ detém idoso suspeito de disparar contra vizinho por engano em Vila Real de Santo António

17:00 2 Outubro, 2026 16:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima terá sido “atingida por engano” por circular numa viatura semelhante à da pessoa com quem o suspeito mantinha um conflito

Tavira.
Algarve Edição Papel

O Gilão, a ilha e uma varanda ‘disseram-me’ que, mais do que um destino de praia, Tavira aproxima pessoas

18:20 3 Outubro, 2026 13:40 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Viagem entre o Gilão, a ilha e uma varanda mostrou-me como Tavira também pode ser cenário para fortalecer ligações entre avó e neto

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Vida & Lazer

Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo

15:00 3 Outubro, 2026 13:41 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

O amaciador deixa as toalhas mais suaves e perfumadas, mas a utilização frequente pode deixar resíduos nas fibras e reduzir a sua capacidade de absorver água

Edição Papel Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Carlos Grade. Crédito: CML
Algarve, Política

Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

19:19 3 Outubro, 2026 19:20 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Autarca presidiu à Junta da Tôr entre 1997 e 2013. Município de Loulé recorda a sua dedicação ao serviço público e a proximidade com os fregueses

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Algarve, Economia, Edição Papel

Novas rendas no Algarve atingem 11,56 euros por metro quadrado

08:00 3 Outubro, 2026 11:57 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Região regista a quarta mediana mais elevada nos novos contratos de habitação. A nível nacional, as rendas aumentaram 10,2% no segundo trimestre de 2026

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Algarve, Auto, Desporto

Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança

19:36 3 Outubro, 2026 19:42 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Vitória por 2,2 segundos no Rali Casinos do Algarve aproxima Pedro Almeida do líder Rúben Rodrigues, que abandonou. Faltam duas provas para o fim

Portagem em Portugal.
Auto, Nacional

Atenção, condutores: este erro numa portagem pode fazê-lo pagar o dobro do valor máximo

18:30 3 Outubro, 2026 09:45 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Um simples esquecimento à entrada de uma autoestrada com portagem manual pode resultar numa cobrança muito superior ao preço normal da viagem

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Auto, Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Algarve

PJ detém idoso suspeito de disparar contra vizinho por engano em Vila Real de Santo António

17:00 2 Outubro, 2026 16:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima terá sido “atingida por engano” por circular numa viatura semelhante à da pessoa com quem o suspeito mantinha um conflito

Tavira.
Algarve, Edição Papel

O Gilão, a ilha e uma varanda ‘disseram-me’ que, mais do que um destino de praia, Tavira aproxima pessoas

18:20 3 Outubro, 2026 13:40 30 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Viagem entre o Gilão, a ilha e uma varanda mostrou-me como Tavira também pode ser cenário para fortalecer ligações entre avó e neto

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Vida & Lazer

Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo

15:00 3 Outubro, 2026 13:41 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

O amaciador deixa as toalhas mais suaves e perfumadas, mas a utilização frequente pode deixar resíduos nas fibras e reduzir a sua capacidade de absorver água

Edição Papel, Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Últimas Notícias

  • Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais
    Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais
  • Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%
    Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%
  • Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h
    Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h
  • Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança
    Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança
  • Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr
    Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

Opinião

  • O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
    O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
  • Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
    Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal