O 16.º Concurso Nacional de Mel, promovido pela Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, em parceria com a FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, decorre esta quinta e sexta-feira no CNEMA, em Santarém, e bateu este ano o recorde de inscrições desde a sua criação.
Em prova estão 96 amostras de mel, provenientes de 56 produtores nacionais, um número que sublinha a crescente relevância do concurso como palco de promoção da apicultura portuguesa e da qualidade do mel produzido em Portugal.
As amostras a concurso representam algumas das principais floras do território nacional, nomeadamente Urzes, Rosmaninho, Castanheiro, Incenso, Eucalipto e Multifloral, entre outras variedades regionais que atestam a diversidade apícola do país.
Desde a primeira edição, o Concurso Nacional de Mel já avaliou mais de 780 amostras provenientes de 234 produtores, reforçando o seu papel como montra de excelência da apicultura portuguesa e ponto de encontro entre produtores, especialistas e consumidores.
O evento é também uma plataforma de valorização da produção nacional, promovendo o reconhecimento da qualidade e singularidade do mel português, num contexto cada vez mais atento à sustentabilidade, autenticidade e proximidade da produção alimentar.
Leia também: País com mais de meio milhão de portugueses diz ‘adeus’ aos multibancos e prepara mudança histórica
