Conduzir de forma perigosa pode resultar em danos significativos ao seu automóvel. As autoridades responsáveis pela segurança nas estradas têm como objetivo implementar estratégias para garantir que os condutores adotem uma condução prudente. Uma das técnicas utilizadas para alcançar este objetivo é a instalação de lombas nas vias.
Estas elevações têm como propósito forçar os condutores a reduzir a velocidade, e aqueles que não o fazem correm o risco de danificar o seu veículo.
Segundo informações do Motor y Movilidad, citado pelo Notícias ao Minuto, o principal risco associado às lombas é o potencial dano no splitter do automóvel.
Mas o que é exatamente um splitter automóvel e qual a sua função?
O splitter de um carro é um componente aerodinâmico instalado na parte inferior da frente do veículo, geralmente no para-choques dianteiro, com o objetivo de melhorar o desempenho aerodinâmico.
Este dispositivo reduz a resistência ao ar, gerando downforce e melhorando a performance do veículo em altas velocidades e em curvas acentuadas.
No entanto, como e por que motivo um splitter pode-se danificar ao passar por uma lomba?
Para que o splitter desempenhe eficazmente a sua função de distribuição de ar, é fundamental que esteja fixado o mais próximo possível do para-choques. Dessa forma, ao passar rapidamente por uma lomba sem reduzir suficientemente a velocidade, o splitter pode soltar-se ou até mesmo danificar-se, comprometendo tanto a estética quanto a estabilidade do automóvel.
Reduza a velocidade ao aproximar-se de uma lomba e evite mais um custo para o seu orçamento.
Leia também: Conheça as diferenças entre ATM, Multibanco e Euronet e evite pagar comissões desnecessárias