Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik AI
Auto, Utilitários

Adeus sustos na estrada: descubra o dispositivo para não atropelar animais que a Guardia Civil usa e que custa menos de 10€

Um dispositivo instalado nos carros da polícia espanhola promete reduzir acidentes com animais selvagens e custa menos de dez euros

19:00 23 Julho, 2025 14:21 23 Julho, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Guardia Civil começou a utilizar nos seus veículos um pequeno acessório com um objetivo específico: afastar animais selvagens das estradas. O dispositivo, que custa menos de dez euros em plataformas de venda online, está a ser apontado como uma das formas mais simples e eficazes de prevenir acidentes que envolvem fauna silvestre.

De acordo com dados citados pelo jornal El Español, cerca de um em cada três acidentes nas estradas espanholas envolve o atropelamento de um animal.

Uma realidade que passa muitas vezes despercebida, mas que está longe de ser residual. O problema acentua-se sobretudo nas vias secundárias e em regiões florestais ou de transição rural, onde o contacto entre veículos e animais se torna mais provável.

Mais comum do que parece

Segundo a mesma fonte, 80% dos atropelamentos de animais ocorrem em estradas com apenas uma faixa de rodagem por sentido.

Estas vias, muitas vezes rodeadas por áreas de mato ou zonas protegidas, oferecem menos barreiras físicas à passagem dos animais, ao contrário do que acontece nas autoestradas e vias rápidas, onde o recurso a vedação metálica é mais frequente.

Ainda assim, nem todos os trechos estão devidamente protegidos. Por esse motivo, têm sido realizados investimentos em malhas metálicas de contenção em pontos considerados de risco, que além de impedir a entrada de animais nas faixas de rodagem, também ajudam a evitar a queda de pedras ou derrocadas de terra.

Como funciona o aparelho usado pela polícia

Para dar resposta ao problema e mitigar os riscos, a Guardia Civil está a instalar nos seus veículos um pequeno dispositivo que emite sons de alta frequência quando o carro está em movimento.

O objetivo é simples: afastar animais que se aproximem da via. A frequência do som não é audível para os humanos, mas interfere com a perceção sensorial dos animais, levando-os a recuar.

O dispositivo é passivo, ou seja, não precisa de energia externa para funcionar. Basta que o veículo esteja em andamento para que o som seja gerado pelo movimento do ar no interior da peça.

Embora não ofereça uma proteção absoluta, tem sido visto como uma medida complementar de prevenção, sobretudo em zonas de passagem frequente de javalis, veados ou raposas.

Custa pouco, pode evitar muito

Vários modelos estão disponíveis por valores que oscilam entre os 6 e os 10 euros, sendo facilmente aplicáveis em qualquer veículo.

A própria imprensa espanhola destaca que se trata de um método simples, económico e legal, cada vez mais usado não só por forças de segurança, mas também por condutores particulares que circulam com frequência em zonas de maior risco.

No caso da Guardia Civil, esta prática foi reforçada após a divulgação de um relatório preocupante sobre o número de sinistros com animais nas estradas.

A par da instalação de barreiras e do reforço da sinalização, o uso de dispositivos de ultrassom surge como mais uma camada de proteção, numa tentativa de reduzir o número de vítimas, humanas e animais.

Onde encomendar

Um dispositivo passivo, instalado no exterior do veículo, está a ser utilizado pelas autoridades espanholas como medida preventiva contra atropelamentos de fauna selvagem. Trata-se de um apito ultrassónico que custa apenas 6,50 euros e está já disponível para entrega em Portugal, com prazos de 24 a 48 horas.

De acordo com a loja que comercializa o produto, este emite frequências sonoras que não são audíveis para os humanos, mas interferem com os sentidos dos animais, afastando-os da estrada. Está indicado para dissuadir javalis, corços, veados e coelhos, espécies com elevado risco de atropelamento em zonas de floresta e serra.

O funcionamento é simples: o apito ativa-se com o fluxo de ar gerado pelo movimento do carro, dispensando qualquer fonte de energia.

A versão comercializada inclui duas peças por embalagem, o que permite instalação simétrica na frente do veículo. A loja explica ainda que o som gerado “é suficiente para impedir que os animais atravessem a estrada”, aproveitando o facto de estas espécies terem “um sentido de audição altamente desenvolvido”.

Com um preço acessível e instalação rápida, o dispositivo está a ser visto como uma solução complementar de segurança rodoviária. Apesar de não substituir a condução prudente, poderá reduzir a probabilidade de sinistros em zonas críticas.

Leia também: Adeus pontos: não respeitar este sinal é ‘hábito’ de muitos portugueses e multas vão até 600€ e perda de 4 pontos na carta de condução

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Protetor solar. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Infarmed retira este protetor solar do mercado e deixa alerta aos consumidores

18:00 15 Julho, 2026 13:59 15 Julho, 2026 | João Luís

Autoridade suspendeu a venda de um protetor solar após detetar irregularidades na proteção anunciada e na rotulagem do produto

Algarve Cultura

“Verão em Tavira” leva mais de 20 espetáculos à Praça da República

12:20 15 Julho, 2026 12:20 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Artistas nacionais, bandas locais, ranchos folclóricos e grupos de dança sobem ao palco no centro histórico de Tavira

Mota estacionada. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

12:30 15 Julho, 2026 11:30 15 Julho, 2026 | João Luís

As motas podem ocupar lugares que muitos condutores associam apenas aos carros, mas há uma regra simples que faz toda a diferença

Europa Saúde

Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido

22:25 15 Julho, 2026 19:25 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O parlamento francês aprovou uma das leis mais debatidas dos últimos anos, abrindo caminho à eutanásia e ao suicídio assistido

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende cerca de 1.000 camisolas desportivas contrafeitas em Faro e Portimão

14:40 15 Julho, 2026 14:24 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Operação da GNR em Faro e Portimão resultou na apreensão de mais de 1.400 artigos contrafeitos, incluindo quase 1.000 camisolas desportivas

Algarve Nacional Saúde

Algarve entre as regiões com aumento de registos de mutilação genital feminina

10:03 15 Julho, 2026 10:04 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Unidades de saúde do Algarve registaram mais situações de mutilação genital feminina em 2025, num ano em que o total nacional subiu 15%

Patrão não deixa trabalhador sair. Crédito: Foto AI
Economia Europe Direct Algarve Opinião

Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral

16:30 15 Julho, 2026 16:17 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Equipa médica transporta doente. Crédito: Magnific
Mundo Saúde

Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

18:00 15 Julho, 2026 16:14 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 6.700 infeções confirmadas ou em investigação foram registadas nos Estados Unidos desde maio

Ensino Opinião Política

No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

17:10 15 Julho, 2026 17:01 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez um dia descubram que governar nunca consistiu em derrotar o adversário, mas em impedir que o país saia derrotado"

Montanha-russa.
Nacional Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Olhão, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Calor regressa a Portugal: estabilidade volta neste dia e temperaturas podem aproximar-se dos 40 ºC

13:20 14 Julho, 2026 13:10 14 Julho, 2026 | João Luís

Regresso da estabilidade atmosférica e calor neste dia, com temperaturas em subida e valores próximos dos 40 ºC no fim de semana

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

“Se morrermos, morremos juntos”: janela solta-se em pleno voo da Ryanair e mulher agarra marido para evitar tragédia

13:50 15 Julho, 2026 13:29 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um voo comercial da Ryanair transformou-se num cenário de pânico poucos minutos após a descolagem, quando uma janela se soltou em pleno ar

Ar condicionado do carro. Crédito: Freepik
Auto

Liga o ar condicionado e sente o carro mais lento? Saiba por que acontece

13:16 15 Julho, 2026 14:22 15 Julho, 2026 | João Luís

O ar condicionado pode afetar a potência em alguns carros, mas o impacto muda conforme o tipo de motor e a tecnologia usada

Protetor solar. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Infarmed retira este protetor solar do mercado e deixa alerta aos consumidores

18:00 15 Julho, 2026 13:59 15 Julho, 2026 | João Luís

Autoridade suspendeu a venda de um protetor solar após detetar irregularidades na proteção anunciada e na rotulagem do produto

Algarve, Cultura

“Verão em Tavira” leva mais de 20 espetáculos à Praça da República

12:20 15 Julho, 2026 12:20 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Artistas nacionais, bandas locais, ranchos folclóricos e grupos de dança sobem ao palco no centro histórico de Tavira

Mota estacionada. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

12:30 15 Julho, 2026 11:30 15 Julho, 2026 | João Luís

As motas podem ocupar lugares que muitos condutores associam apenas aos carros, mas há uma regra simples que faz toda a diferença

Europa, Saúde

Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido

22:25 15 Julho, 2026 19:25 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O parlamento francês aprovou uma das leis mais debatidas dos últimos anos, abrindo caminho à eutanásia e ao suicídio assistido

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende cerca de 1.000 camisolas desportivas contrafeitas em Faro e Portimão

14:40 15 Julho, 2026 14:24 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Operação da GNR em Faro e Portimão resultou na apreensão de mais de 1.400 artigos contrafeitos, incluindo quase 1.000 camisolas desportivas

Algarve, Nacional, Saúde

Algarve entre as regiões com aumento de registos de mutilação genital feminina

10:03 15 Julho, 2026 10:04 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Unidades de saúde do Algarve registaram mais situações de mutilação genital feminina em 2025, num ano em que o total nacional subiu 15%

Patrão não deixa trabalhador sair. Crédito: Foto AI
Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral

16:30 15 Julho, 2026 16:17 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Equipa médica transporta doente. Crédito: Magnific
Mundo, Saúde

Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

18:00 15 Julho, 2026 16:14 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 6.700 infeções confirmadas ou em investigação foram registadas nos Estados Unidos desde maio

Ensino, Opinião, Política

No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

17:10 15 Julho, 2026 17:01 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez um dia descubram que governar nunca consistiu em derrotar o adversário, mas em impedir que o país saia derrotado"

Montanha-russa.
Nacional, Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Olhão, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Calor regressa a Portugal: estabilidade volta neste dia e temperaturas podem aproximar-se dos 40 ºC

13:20 14 Julho, 2026 13:10 14 Julho, 2026 | João Luís

Regresso da estabilidade atmosférica e calor neste dia, com temperaturas em subida e valores próximos dos 40 ºC no fim de semana

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

“Se morrermos, morremos juntos”: janela solta-se em pleno voo da Ryanair e mulher agarra marido para evitar tragédia

13:50 15 Julho, 2026 13:29 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um voo comercial da Ryanair transformou-se num cenário de pânico poucos minutos após a descolagem, quando uma janela se soltou em pleno ar

Ar condicionado do carro. Crédito: Freepik
Auto

Liga o ar condicionado e sente o carro mais lento? Saiba por que acontece

13:16 15 Julho, 2026 14:22 15 Julho, 2026 | João Luís

O ar condicionado pode afetar a potência em alguns carros, mas o impacto muda conforme o tipo de motor e a tecnologia usada

Últimas Notícias

  • Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido
    Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido
  • GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara
    GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara
  • Bombeiros de Albufeira recebem 18 novos fatos de proteção individual
    Bombeiros de Albufeira recebem 18 novos fatos de proteção individual
  • Internacional neozelandês Sarpreet Singh reforça o Farense
    Internacional neozelandês Sarpreet Singh reforça o Farense
  • Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas
    Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

Opinião

  • No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
    No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
  • Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos
    Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos

Europe Direct Algarve

  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
  • Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé
    Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal