Embora já seja possível pagar parquímetro através da Via Verde ou do novo sistema da EMEL, smartpark, ainda há quem continue a tirar moedas da carteira para pagar o estacionamento. Contudo, quem continua a recorrer ao método de pagamento tradicional precisa de estar sempre com um olho no relógio para a hora marcada no ticket não passar.
Quanto à tolerância dos parquímetros não há uma lei universal. Sabe-se apenas que os agentes de fiscalização de trânsito da EMEL só estão autorizados a passar uma multa depois de passarem pelo menos 15 minutos da hora assinalada no ticket. Por exemplo, se o pagamento que efetuou apenas o permite estar ali estacionado até às 9:45h, saiba que até às 10h não lhe será aplicada qualquer coima.
O que acontece se a tolerância for ultrapassada?
Caso os 15 minutos de tolerância tenham sido ultrapassados, o fiscal deixará um aviso no vidro dianteiro do carro, tal como avança a ACP. Nesse aviso deverá constar a identificação do fiscal, do veículo, mencionar a infração e as instruções para o respetivo pagamento. O valor a pagar depende de cada município. As tabelas estão disponíveis nos regulamentos municipais que gerem o estacionamento.
Se o valor solicitado no aviso não for liquidado, será aberto um processo de contraordenação e as coimas podem variar entre os 30 e os 150 euros. Note que em caso de estacionamento indevido, os fiscais também estão autorizados a multar, já que estes são equiparados a agentes de autoridade, como a PSP.
Leia também: Já há como saber se o radar de velocidade disparou?