
O andebolista internacional português Alfredo Quintana, guarda-redes do FC Porto, morreu hoje, aos 32 anos, em consequência de uma paragem cardiorrespiratória sofrida na segunda-feira, durante um treino, informou o clube portuense. O guarda-redes faleceu no Hospital de S. João, onde estava internado há vários dias.
Alfredo Quintana tornou-se hoje o terceiro atleta a morrer em Portugal no novo ano civil, fruto de idênticos problemas cardíacos que vitimaram Alex Apolinário e Paulo Diamantino em janeiro.
As reações dos mais diversos setores do desporto e da sociedade portuguesa não se fizeram esperar:
Reinaldo Garcia (capitão da equipa de hóquei em patins do FC Porto): “Quintanita, como eu te chamava, não porque eras pequenito, sim pelo enorme e excelente jogador [que eras], mas sobretudo eras uma pessoa que transmitia e tinha muitos valores para a vida. Estarás sempre connosco. Descansa em paz”.
Miguel Queiroz (capitão da equipa de basquetebol do FC Porto): “Alfredo tu és eterno! Até já amigo!”.
Tânia Oliveira (capitã da equipa de voleibol do AJM/FC Porto): “Deixas um legado de inspiração para todos os que tiveram o privilégio de acompanhar a tua caminhada e para os muitos que ainda irão ouvir falar de ti. Descansa em paz, Alfredo Quintana”.
Isabel Santos (eurodeputada): “Quintana começou por ser um imigrante e tornou-se um símbolo do andebol português, defendendo as cores da seleção nacional e FC Porto. Um exemplo de vida. Daqueles que perduram para além da vida. Até sempre!”
Óquei de Barcelos (clube): “A direção do Óquei de Barcelos endereça às mais profundas condolências à família de Alfredo Quintana e a toda a estrutura do FC Porto, clube que o atleta representa há várias épocas. Alfredo Quintana não resistiu à paragem cardiorrespiratória que sofreu na passada segunda-feira e faleceu hoje, no Hospital de S. João, no Porto. Alfredo Quintana era guarda-redes de andebol do FC Porto e da seleção nacional. Natural de Cuba, tinha 32 anos”.
Francisco J. Marques (diretor de comunicação do FC Porto): “Partiu um grande campeão. Manteremos viva a memória de um homem excecional, que aprendeu a ser portuense e portista. Será sempre um dos grandes nomes do FC Porto”.
Paris Saint-Germain (equipa de andebol): “O Paris Saint-Germain está arrasado com o desaparecimento de Alfredo Quintana, guarda-redes do FC Porto. Partilhamos a dor de toda a família do andebol. Os nossos corações estão com os seus familiares e com aqueles que o conheceram em clubes e seleções. Descansa em paz”.
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa: “Hoje despedimo-nos de um campeão. Até sempre Quintana”.
Farense (clube): “A Direção do Sporting Clube Farense, endereça os mais sentidos pêsames à Família e amigos de Alfredo Quintana e a toda a estrutura do FC Porto. Nesta hora naturalmente difícil, deixamos aos familiares e amigos os nossos sentimentos de conforto”.
Amaro Antunes (ciclista da W52-FC Porto): “Um dia muito triste para toda a família FC Porto. Descansa em paz”.
Zelão (voleibolista do Benfica): “Que Deus possa levar conforto a todos os amigos e familiares. Alfredo Quintana, Descanse em paz campeão”.
Veszprém (equipa de andebol): “Alfredo Quintana não foi capaz de vencer a maior batalha da sua vida e, depois do seu ataque cardíaco na segunda-feira, ele partiu hoje num hospital no Porto. Enviamos as mais profundas condolências à sua família, colegas e à família do FC Porto. Nunca nos vamos esquecer, Alfredo”.
Federação de Andebol dos Estados Unidos: “Um dia muito triste para o andebol. Descansa em paz incrível guarda-redes português Alfredo Quintana”.
Kiel (equipa de andebol): “Estamos profundamente chocados e expressamos as mais profundas condolências à família de Alfredo Quintana, aos seus companheiros e a todos os que estavam ligados a ele. Descansa em paz, Alfredo”.
Federação Argentina de Andebol: “A Federação Argentina de Futebol e a seleção argentina lamentam profundamente o falecimento de Alfredo Quintana, notável guarda-redes da seleção portuguesa, e estendem as suas condolências à sua família, companheiros, amigos e a todo o andebol português. Que descanse em paz”.
Wolverhampton (clube): “O Wolves manifesta o seu pesar pela morte de um grande nome do FC Porto, do andebol português e mundial. RIP, Alfredo Quintana”.
Santa Clara (clube): “Até Sempre, Quintana. O desporto português ficou mais pobre”.
Gil Vicente (clube): “O Gil Vicente Futebol Clube manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Alfredo Quintana. Num momento tão difícil, a família gilista une-se ao Futebol Clube do Porto e a toda a família do Quintana, enviando as mais sentidas condolências. Jamais o seu nome cairá em esquecimento, não só na família portista como no mundo do andebol e do desporto”.
Oliveirense (clube): “A União Desportiva Oliveirense lamenta o falecimento de Alfredo Quintana, guarda-redes de Andebol do FC Porto e da seleção nacional, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória. Os sentimentos da UDO estão com a família, com os amigos, com os colegas de equipa, com toda a estrutura do Futebol Clube do Porto e com o andebol português. Até Sempre, Alfredo Quintana!”
Portimonense (clube): “A administração da Portimonense Futebol SAD e toda a estrutura vêm manifestar publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento de Alfredo Quintana, jogador do Futebol Clube do Porto e da seleção nacional de andebol e endereçar à família, ao clube, aos amigos e a toda a família do andebol nacional, as mais sinceras e sentidas condolências”.
Federação Portuguesa de Judo: “Faleceu Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do FC Porto e da seleção de Portugal. O internacional português faleceu esta sexta-feira, aos 32 anos, em consequência de uma paragem cardiorrespiratória sofrida na segunda-feira, durante um treino, informou o clube portuense. A direção da Federação Portuguesa de Judo endereça as mais sentidas condolências à família e amigos de Alfredo Quintana, bem como ao FC Porto e à Federação de Andebol de Portugal”.
Fundação Portuguesa Cardiologia: “Vítima de paragem cardiorrespiratória, Alfredo Quintana morreu hoje com 32 anos. A Fundação Portuguesa Cardiologia apresenta sentidas condolências à família, aos amigos, ao Futebol Clube do Porto e à Federação Portuguesa de Andebol”.
Penafiel (clube): “O desporto nacional e mundial voltou a ficar de luto. O Futebol Clube de Penafiel endereça as mais sinceras e sentidas condolências à família e amigos. Descansa em paz Alfredo Quintana”.