A Junta de Freguesia de Odeleite aprovou um conjunto de incentivos para estimular o aumento da taxa de natalidade na freguesia.
As medidas contemplam a atribuição de 1000 euros por cada nascimento ou adoção na freguesia, assim como o valor total das vacinas não abrangidas pelo Sistema Nacional de Saúde.
O pagamento da mensalidade do pré-escolar nos três meses iniciais e aquisição do material escolar inicial do ano letivo de todos os alunos (1º Ciclo e Pré-escolar) inscritos nas escolas de Odeleite, são outros apoios aprovados pela junta de freguesia.
As medidas entram em vigor após aprovação em Assembleia de Freguesia.
Sobre a freguesia de Odeleite
A aldeia que dá o nome à freguesia é de uma beleza e encanto admiráveis. O seu casario branco estende-se ao longo da encosta do cerro, terminando nas margens da Ribeira de Odeleite.
Junto às suas margens, uma paisagem harmoniosa, de tonalidades suaves e amenas, pode ler-se no site da Câmara de Castro Marim.
Considerada a maior freguesia do Concelho de Castro Marim, ocupa uma superfície de 140,8 km2, que correspondem a 46,9% da área total do mesmo.
Em 2001 residiam na Freguesia 934 habitantes (concentrava 14,2% da população do Concelho) e em 2011 estes passaram a ser 763 (o que representa 11,3% da população dos Concelho), verificando-se assim um decréscimo populacional de 18,3%.
Relativamente aos grupos etários da Freguesia, os jovens em 2011 eram 43 (apenas 5,1% dos jovens do Concelho), os ativos 311 (7,6%dos ativos do Concelho) e os Idosos 409 (22,7% do idosos do Concelho). Nesta Freguesia residem 5,4 habitantes por Km2, o que indica o seu despovoamento disperso.
A perda de população na última década e ao longo da anterior reflete o forte envelhecimento demográfico da freguesia, onde o Índice de envelhecimento atinge o valor mais elevado, 951,2 idosos por cada 100 jovens, superando mesmo o índice de Envelhecimento do Concelho, e a saída dos efetivos para outras zonas do litoral, em busca de melhores condições de vida devido às características rurais da freguesia.
Esta freguesia contribuiu, na última década, fortemente para o envelhecimento demográfico do concelho.