Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia é um dos últimos ‘segredos escondidos’ do Algarve e difícil é ver mais de meia dúzia de pessoas

Uma praia de difícil acesso, mas com uma beleza natural intocada. É o refúgio perfeito para quem procura tranquilidade e contacto puro com a natureza

16:00 1 Março, 2025 15:54 1 Março, 2025 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Nem todas as praias da Costa Vicentina são fáceis de alcançar, mas há uma que se destaca pelo seu isolamento quase total. Acessível apenas por uma estrada de terra batida com cerca de seis quilómetros, não sinalizada e irregular, esta praia permanece praticamente deserta durante a maior parte do ano.

Um segredo bem guardado

Apesar do difícil acesso, a praia da Murração é uma das últimas verdadeiramente secretas da região. De acordo com o National Geographic, durante a semana e nos meses fora da época alta, raramente se vê mais do que meia dúzia de pessoas. Nos fins de semana de verão, algumas famílias procuram-na para um dia tranquilo, enquanto naturistas e caravanistas aproveitam a sua tranquilidade.

Uma paisagem deslumbrante

O cenário natural que envolve este local é deslumbrante. Falésias imponentes erguem-se a norte e a sul, criando um contraste magnífico com o extenso areal dourado. Pequenas grutas, piscinas naturais formadas na maré baixa e uma ribeira sazonal que desagua no mar acrescentam ainda mais encanto à paisagem.

Ao entardecer, a praia transforma-se num espetáculo de cores e luz. O pôr do sol pinta o céu com tons quentes, tornando o local perfeito para momentos de contemplação. A ausência de poluição luminosa permite ainda a observação de um céu estrelado de rara beleza, sendo um destino apreciado por quem gosta de admirar as constelações.

Atenção à segurança

Por não contar com qualquer infraestrutura de apoio, é necessário levar tudo o que for necessário para passar o dia. A inexistência de vigilância balnear e as correntes fortes exigem precaução redobrada no mar. Recomenda-se que a zona central do areal seja a escolhida para banhos, evitando os extremos onde as correntes são mais perigosas.

Como chegar

Segundo o Portugal Tourism Guide, chegar até este refúgio natural implica alguma preparação. A partir da N268, é necessário entrar numa estrada de terra batida que pode passar despercebida a quem não estiver atento. O percurso exige um veículo adequado para terrenos irregulares, pois a estrada encontra-se frequentemente em más condições devido às chuvas e ao desgaste natural.

Acesso ao areal

Ao longo dos seis quilómetros de caminho, a vegetação típica da região acompanha a viagem. A estrada, embora exigente, leva quase até ao areal. Dependendo das condições do terreno e do tipo de veículo, pode ser necessário deixar o carro a uma certa distância e continuar a pé.

Um local pouco conhecido

Apesar de se situar relativamente perto de outras praias mais conhecidas, como a do Amado ou da Carrapateira, este areal mantém-se afastado das multidões. A sua localização discreta e a dificuldade de acesso fazem com que continue a ser um dos segredos mais bem guardados da costa algarvia.

Relacionados: Esta ilha portuguesa fica no coração do Atlântico, fala-se um dialeto único e toda a gente é bem-vinda

A riqueza geológica e as alterações climatéricas

As formações rochosas que rodeiam a praia são outro dos seus encantos. No lado sul, as arribas apresentam tonalidades e texturas únicas, compostas por xistos e grauvaques. A erosão do vento e do mar criou formas impressionantes, tornando a paisagem um verdadeiro espetáculo geológico.

Durante o inverno e os períodos de chuva intensa, uma ribeira ganha força e atravessa o areal, formando pequenas lagoas temporárias. O volume de água pode ser considerável, alterando temporariamente a configuração da praia e tornando a paisagem ainda mais dinâmica e surpreendente.

O lado direito da praia esconde furnas recortadas na rocha, pequenos refúgios naturais que acrescentam um toque de mistério ao local. As ondas que ali rebentam ecoam no interior das cavernas, criando uma sonoridade única que reforça a sensação de isolamento e tranquilidade.

Um paraíso selvagem

Este é um destino perfeito para os amantes da natureza e da aventura. Quem procura um areal selvagem, longe das infraestruturas turísticas, encontra aqui um local de eleição. A caminhada até ao mar, seja no verão ou nas estações mais frias, compensa pela envolvência natural e pelo sossego absoluto.

A praia é pouco frequentada por surfistas, apesar das condições favoráveis que o mar por vezes oferece. O seu afastamento das rotas habituais e a dificuldade no acesso fazem com que a maioria dos praticantes de desportos aquáticos opte por praias mais acessíveis da região.

Silêncio e tranquilidade

Caravanistas e viajantes de espírito livre escolhem frequentemente este local para pernoitar. O silêncio absoluto, interrompido apenas pelo som das ondas e do vento, cria uma atmosfera ideal para desligar do ritmo acelerado do dia a dia e conectar-se com a natureza.

Aqueles que se aventuram até este refúgio devem estar preparados para o seu lado mais selvagem. A ausência de bares, restaurantes ou qualquer outro tipo de serviço significa que tudo tem de ser levado e trazido de volta, respeitando o ambiente e preservando a beleza intocada do local.

Ao longo dos anos, esta praia manteve-se como um destino especial para quem valoriza a tranquilidade e a paisagem natural em estado puro. Seja para um dia de descanso, um passeio ao pôr do sol ou uma noite sob as estrelas, este recanto continua a ser um segredo bem guardado da costa portuguesa.

Leia também: Carta de condução: fique a par das novas regras e saiba o impacto para os condutores europeus

Ciência Nacional

Portugal prepara-se para eclipse total do Sol pela primeira vez desde 1912: saiba onde e a que horas

15:10 6 Agosto, 2026 23:06 6 Agosto, 2026 | João Luís

O fenómeno será visível em todo o país, mas apenas uma pequena zona contará com o eclipse total do Sol

Algarve Saúde

Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS

07:01 7 Agosto, 2026 07:07 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicatos denunciam falta de milhares de profissionais na região e criticam a contratação precária promovida pela ULS do Algarve

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)

06:00 7 Agosto, 2026 13:57 6 Agosto, 2026 | João Luís

Chuva e a trovoada estão de regresso, acompanhadas por poeiras vindas do Saara. A mudança chega já nos próximos dias

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas até 100 km/h: depressão vai ‘castigar’ esta região

09:30 6 Agosto, 2026 17:14 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva por vezes fortes, trovoada e rajadas até 100 km/h deverão marcar o estado do tempo num dos arquipélagos portugueses

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

20:30 6 Agosto, 2026 13:24 6 Agosto, 2026 | João Luís

A lei deixou de obrigar a ter selos no para‑brisas, mas há documentos que são obrigatórios. Saiba o que tem de levar para evitar coimas

Algarve

Creche Salta-Pocinhas precisa de 580 mil euros para abrir em Faro

15:50 6 Agosto, 2026 16:05 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

AIPAR precisa de angariar 580 mil euros para concluir a creche Salta-Pocinhas, que terá horário noturno e aos fins de semana

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia Europa Nacional

“Trabalhei desde os 14 anos e com 46 anos de descontos tiraram‑me 18% da pensão”: homem despedido aos 60 foi forçado a reformar‑se aos 62

21:30 6 Agosto, 2026 14:26 6 Agosto, 2026 | João Luís

Homem foi obrigado a reformar-se depois de ser despedido aos 60 com cortes na pensão: chama de “injustiça”

Algarve Cultura Gastronomia

Marisco da Ria Formosa e grandes concertos animam seis noites em Olhão

15:30 6 Agosto, 2026 15:28 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Festival do Marisco volta a celebrar a identidade marítima de Olhão, a gastronomia local e os produtos frescos da Ria Formosa

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento no valor da reforma

18:30 5 Agosto, 2026 16:29 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Bicicleta dos correios. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Trabalhei toda a vida à chuva”: reformada revela o valor da pensão depois de 41 anos nos correios

20:00 5 Agosto, 2026 16:03 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de passar 41 anos nos correios, muitas vezes de bicicleta e debaixo de chuva, esta antiga carteira francesa reformou-se aos 62 anos

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

Homem de 82 anos vê Segurança Social negar-lhe o direito a pensão de velhice após 45 de descontos: tribunal teve a ‘última palavra’

19:00 5 Agosto, 2026 18:39 5 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Um homem espanhol ficou sem direito a receber pensão de velhice por não ter descontado o suficiente nos 15 anos anteriores à reforma

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

“No meu tempo ganhava 150€ mas vivia melhor”: reformada compara antigo salário com pensão atual de 1.100€

16:10 5 Agosto, 2026 15:56 5 Agosto, 2026 | Luís Santos

Reformada espanhola revela como consegue gerir mensalmente uma pensão de 1.100 euros perante preços cada vez mais elevados

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Anel de diamante. Crédito: Foto AI
Ciência Nacional

“Anel de diamante”: este fenómeno raro durante o eclipse solar vai durar cerca de 26 segundos e é isto que vai acontecer

21:00 6 Agosto, 2026 18:37 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Fenómeno conhecido como "anel de diamante" durará apenas cerca de 26 segundos em Portugal, durante o eclipse solar de 12 de agosto

Frango à Guia. Crédito: TripAdvisor
Algarve Gastronomia

“O verdadeiro sabor da Guia”: nesta churrasqueira algarvia da EN125 ainda pode comer “excelente frango à Guia” por 6,50€

16:40 5 Agosto, 2026 16:38 5 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma paragem na Nacional 125 onde uma das receitas mais conhecidas de frango assado do Algarve continuam a chamar clientes durante o verão

Ciência, Nacional

Portugal prepara-se para eclipse total do Sol pela primeira vez desde 1912: saiba onde e a que horas

15:10 6 Agosto, 2026 23:06 6 Agosto, 2026 | João Luís

O fenómeno será visível em todo o país, mas apenas uma pequena zona contará com o eclipse total do Sol

Algarve, Saúde

Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS

07:01 7 Agosto, 2026 07:07 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicatos denunciam falta de milhares de profissionais na região e criticam a contratação precária promovida pela ULS do Algarve

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)

06:00 7 Agosto, 2026 13:57 6 Agosto, 2026 | João Luís

Chuva e a trovoada estão de regresso, acompanhadas por poeiras vindas do Saara. A mudança chega já nos próximos dias

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas até 100 km/h: depressão vai ‘castigar’ esta região

09:30 6 Agosto, 2026 17:14 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva por vezes fortes, trovoada e rajadas até 100 km/h deverão marcar o estado do tempo num dos arquipélagos portugueses

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

20:30 6 Agosto, 2026 13:24 6 Agosto, 2026 | João Luís

A lei deixou de obrigar a ter selos no para‑brisas, mas há documentos que são obrigatórios. Saiba o que tem de levar para evitar coimas

Algarve

Creche Salta-Pocinhas precisa de 580 mil euros para abrir em Faro

15:50 6 Agosto, 2026 16:05 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

AIPAR precisa de angariar 580 mil euros para concluir a creche Salta-Pocinhas, que terá horário noturno e aos fins de semana

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Nacional

“Trabalhei desde os 14 anos e com 46 anos de descontos tiraram‑me 18% da pensão”: homem despedido aos 60 foi forçado a reformar‑se aos 62

21:30 6 Agosto, 2026 14:26 6 Agosto, 2026 | João Luís

Homem foi obrigado a reformar-se depois de ser despedido aos 60 com cortes na pensão: chama de “injustiça”

Algarve, Cultura, Gastronomia

Marisco da Ria Formosa e grandes concertos animam seis noites em Olhão

15:30 6 Agosto, 2026 15:28 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Festival do Marisco volta a celebrar a identidade marítima de Olhão, a gastronomia local e os produtos frescos da Ria Formosa

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento no valor da reforma

18:30 5 Agosto, 2026 16:29 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Bicicleta dos correios. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Trabalhei toda a vida à chuva”: reformada revela o valor da pensão depois de 41 anos nos correios

20:00 5 Agosto, 2026 16:03 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de passar 41 anos nos correios, muitas vezes de bicicleta e debaixo de chuva, esta antiga carteira francesa reformou-se aos 62 anos

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Homem de 82 anos vê Segurança Social negar-lhe o direito a pensão de velhice após 45 de descontos: tribunal teve a ‘última palavra’

19:00 5 Agosto, 2026 18:39 5 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Um homem espanhol ficou sem direito a receber pensão de velhice por não ter descontado o suficiente nos 15 anos anteriores à reforma

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“No meu tempo ganhava 150€ mas vivia melhor”: reformada compara antigo salário com pensão atual de 1.100€

16:10 5 Agosto, 2026 15:56 5 Agosto, 2026 | Luís Santos

Reformada espanhola revela como consegue gerir mensalmente uma pensão de 1.100 euros perante preços cada vez mais elevados

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Anel de diamante. Crédito: Foto AI
Ciência, Nacional

“Anel de diamante”: este fenómeno raro durante o eclipse solar vai durar cerca de 26 segundos e é isto que vai acontecer

21:00 6 Agosto, 2026 18:37 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Fenómeno conhecido como "anel de diamante" durará apenas cerca de 26 segundos em Portugal, durante o eclipse solar de 12 de agosto

Frango à Guia. Crédito: TripAdvisor
Algarve, Gastronomia

“O verdadeiro sabor da Guia”: nesta churrasqueira algarvia da EN125 ainda pode comer “excelente frango à Guia” por 6,50€

16:40 5 Agosto, 2026 16:38 5 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma paragem na Nacional 125 onde uma das receitas mais conhecidas de frango assado do Algarve continuam a chamar clientes durante o verão

Últimas Notícias

  • Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS
    Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS
  • Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)
    Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)
  • “Trabalhei desde os 14 anos e com 46 anos de descontos tiraram‑me 18% da pensão”: homem despedido aos 60 foi forçado a reformar‑se aos 62
    “Trabalhei desde os 14 anos e com 46 anos de descontos tiraram‑me 18% da pensão”: homem despedido aos 60 foi forçado a reformar‑se aos 62
  • “Anel de diamante”: este fenómeno raro durante o eclipse solar vai durar cerca de 26 segundos e é isto que vai acontecer
    “Anel de diamante”: este fenómeno raro durante o eclipse solar vai durar cerca de 26 segundos e é isto que vai acontecer
  • Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro
    Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

Opinião

  • A Estrela da Manhã – nova saga do norueguês Karl Ove Knausgard | Por Paulo Serra
    A Estrela da Manhã – nova saga do norueguês Karl Ove Knausgard | Por Paulo Serra
  • Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
    Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
  • Profissional não profissionalizada – Uma reflexão de agosto | Por Ana Alexandra Resende
    Profissional não profissionalizada – Uma reflexão de agosto | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
    Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
  • União Europeia ‘aperta’: novas regras europeias vão proibir estas embalagens e algumas entram em vigor já nesta data
    União Europeia ‘aperta’: novas regras europeias vão proibir estas embalagens e algumas entram em vigor já nesta data
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento