Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia, Saúde

Mais de 73% dos portugueses considera o custo das vacinas uma barreira à compra

Unicef alerta que perceção pública da importância das vacinas infantis diminuiu durante a pandemia em 52 de 55 países analisados, incluindo Portugal, que registou uma queda de 6,5%

12:21 20 Abril, 2023 19:15 20 Abril, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Mais de 73% da população considera que o custo representa uma barreira à compra de vacinas que não integram o Plano Nacional de Vacinação (PNV), indica um estudo da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma).

Os resultados do inquérito divulgado nesta quinta-feira referem que 71,1% dos portugueses afirma que estaria disponível para comprar vacinas extra PNV, caso sejam recomendadas pelo médico, mas 73,8% alega o seu custo como a “principal razão para a falta de disponibilidade” para essa aquisição.

Além disso, o preço é o primeiro motivo para que médicos e enfermeiros não recomendem a toma das vacinas que não integram o plano, seguindo-se outras razões, como não serem adequadas a todos os doentes e destinarem-se a doenças benignas que não justificam a sua toma.

O estudo “Perceção do Valor das Vacinas” inclui uma amostra de centenas de profissionais de saúde, como médicos de medicina geral e familiar, pediatria, medicina interna, pneumologia e ginecologia, enfermeiros e farmacêuticos, assim como uma amostra de 2076 pessoas com mais de 18 anos.

De acordo com os dados agora divulgados pela Apifarma, que representa os interesses da indústria farmacêutica em Portugal, mais de 95% dos pais de crianças e adolescentes com menos de 18 anos são da opinião que as vacinas com indicação pediátrica devem estar integradas no PNV.

“A recomendação de vacinas extra PNV faz parte da rotina dos pediatras, com taxas de aconselhamento superiores a 80%, especialmente vacinas contra a doença meningocócica, o rotavírus e a gripe”, seguindo-se os pneumologistas e os enfermeiros, com taxas de aconselhamento entre os 66% e 55%, refere o documento.

As vacinas contra a doença meningocócica, rotavírus, gripe, doença pneumocócica e hepatite A são as mais recomendadas por pediatras, mas os pneumologistas optam por vacinas do trato respiratório, herpes zoster e hepatite A+B, apurou ainda o inquérito.

Segundo o estudo, cujo trabalho de campo decorreu entre 2 de janeiro e 10 de março, o “sucesso do PNV é notório” na opinião de mais de 93% dos profissionais de saúde entrevistados, “comprovado ainda pela taxa de vacinação de 80% na população adulta e cerca de 95% na população pediátrica”.

Apesar disso, os profissionais de saúde consideram que ainda se pode melhorar o plano, com o alargamento de algumas vacinas já incluídas no PNV a outros grupos populacionais.

“Transversalmente, os profissionais de saúde referiram a importância de incluir em PNV as vacinas contra a doença pneumocócica para pessoas com mais de 65 anos, a vacina contra o Papiloma Vírus (HPV) para toda a população e a vacina contra a doença meningocócica para crianças de mais faixas etárias”, avança o estudo.

O inquérito apurou também que o nível de conhecimento sobre as vacinas que integram o PNV é elevado, especialmente entre os profissionais de saúde e, entre a população, as vacinas com maior notoriedade são a da gripe, da covid-19, do sarampo e do tétano.

“Mais de 80% da população sabe a razão de ser vacinada e cerca de 95% tem conhecimento que o PNV é gratuito, todavia, menos de 60% das pessoas sabem a quem se destina o PNV”, conclui o estudo.

Já as vacinas contra o tétano, doença meningocócica, sarampo, HPV, doença pneumocócica difteria, rubéola e tosse convulsa “são as que, de uma forma consensual dos vários profissionais de saúde, são decisivamente mais importantes no PNV”.

Para a população portuguesa, a internet (35%) é a principal fonte de informação para esclarecimentos sobre a vacinação, seguindo-se os médicos (30,7%), enquanto a Direção-Geral da Saúde (DGS) representa apenas 2,8%.

O PNV foi implementado em 1965 e desde o início mantém os princípios básicos de gratuitidade e universalidade, destinando-se a todas as pessoas que em Portugal tenham indicação para serem vacinadas.

Segundo a DGS, as vacinas que integram o PNV são as consideradas de primeira linha, isto é, que são comprovadamente eficazes e seguras e de cuja aplicação é possível obter os maiores ganhos em saúde.

O PNV é avaliado anualmente, mas com monitorizações semestrais. Nos primeiros seis meses de 2020, “os resultados obtidos foram muito positivos e semelhantes aos do primeiro semestre de 2019”, com uma cobertura de vacinação universal, em todas as idades e vacinas, que variou entre 82% e 99%, de acordo com a DGS.

Este estudo da Apifarma vai ser apresentado hoje em Lisboa, no âmbito da Semana Europeia da Vacinação, que se assinala anualmente na última semana de abril.

PERCEÇÃO PÚBLICA DA IMPORTÂNCIA DAS VACINAS INFANTIS CAI DURANTE A PANDEMIA

A Unicef alertou que a perceção pública da importância das vacinas infantis diminuiu durante a pandemia em 52 de 55 países analisados, incluindo Portugal, que registou uma queda de 6,5%.

“Em Portugal, a perceção da importância (da vacinação) para as crianças pré-covid-19 era de 98,2% e pós-covid-19 de 91,7%, uma diferença de 6,5%”, lê-se na síntese do relatório “Situação Mundial da Infância” hoje divulgado.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância especificou que a opinião sobre a relevância das vacinas para as crianças baixou mais de um terço na Coreia do Sul, Papua Nova Guiné, Gana, Senegal e Japão.

De acordo com os dados recolhidos pelo Vaccine Confidence Project (VCP) e publicados hoje pela Unicef, a China, a Índia e o México foram os únicos países em que a perceção da importância das vacinas se manteve estável ou melhorou.

“Na maioria dos países, pessoas com menos de 35 anos e mulheres foram mais suscetíveis a relatar menos confiança em relação às vacinas para crianças após o início da pandemia”, conclui a Unicef.

No entanto, segundo o relatório, apesar das quedas, o apoio geral às vacinas infantis “permanece relativamente forte”, sendo que mais de 80% dos países inquiridos reconheceram a sua importância.

“Estes dados são um sinal preocupante. Não podemos permitir que a confiança na imunização de rotina se torne outra vítima da pandemia. Caso contrário, a próxima onda de mortes poderá ser de mais crianças com sarampo, difteria ou outras doenças preveníveis”, disse a diretora executiva da Unicef, Catherine Russell, citada em comunicado.

O relatório atenta que a conjugação de vários fatores “sugere que a ameaça da hesitação em relação às vacinas pode estar a aumentar”, como a incerteza sobre a resposta à pandemia, o acesso a informações fraudulentas, a diminuição da confiança nos peritos e a polarização política.

“De forma preocupante, a diminuição da confiança nas vacinas surge durante o maior retrocesso contínuo na imunização infantil em 30 anos, impulsionado pela pandemia de covid-19”, sublinhou a Unicef, recordando que “a pandemia interrompeu a vacinação infantil em quase todo o mundo”.

O relatório conclui ainda que um total de 67 milhões de crianças não foram vacinadas entre 2019 e 2021, com a cobertura vacinal a diminuir em 112 países. Dos 67 milhões de crianças que não tiveram acesso à vacinação de rotina entre 2019 e 2021, 48 milhões não receberam uma única vacina de rotina – estas crianças são referidas como “zero doses”.

Em 2022, segundo a Unicef, o número de casos de sarampo foi mais que o dobro contabilizado no ano anterior e o número de crianças paralisadas pela poliomielite aumentou 16%.

“Ao comparar (o período de) 2019 a 2021 com o período de três anos anterior, houve um aumento de oito vezes no número de crianças paralisadas pela poliomielite, reforçando a necessidade de garantir os esforços de vacinação”, indicou.

No final de 2021, a Índia e a Nigéria – países que verificaram quebras na natalidade – registavam o maior número de crianças que não receberam nenhuma dose, mas o aumento no número de “zero doses” foi especialmente notável no Myanmar (antiga Birmânia) e nas Filipinas.

“As imunizações salvaram milhões de vidas e protegeram comunidades de surtos de doenças mortais. Sabemos bem que as doenças não respeitam fronteiras. Para prevenir futuras pandemias, é fundamental manter os sistemas de saúde fortes e as campanhas de vacinação em dia”, afirmou Catherine Russell.

A diretora executiva da Unicef sustentou que, com os recursos que ainda estão disponíveis da campanha de vacinação da covid-19, “é o momento de redirecionar esses fundos para fortalecer os serviços de imunização e investir em sistemas sustentáveis para todas as crianças”.

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Mais de 2 milhões de pensionistas vão receber dinheiro extra em dezembro: saiba se está na lista

13:50 9 Setembro, 2026 13:46 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Governo confirmou um novo suplemento extraordinário para pensionistas, que será pago em dezembro e deverá chegar a mais de dois milhões de beneficiários

Algarve Cultura Gastronomia

Feira de Salir regressa com três dias de música, gastronomia e tradição

16:40 9 Setembro, 2026 15:55 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Noninho Navarro, Os Alentons e Jorge Guerreiro estão entre os destaques musicais dos três dias de festa em Salir

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria atravessa Portugal e traz chuva esta manhã: saiba onde vai chover e quando ‘regressa’ o verão

06:05 9 Setembro, 2026 19:06 8 Setembro, 2026 | João Luís

Uma frente fria traz chuva ao Norte e Centro esta manhã, mas melhoria será rápida. Saiba quando regressam o sol e as temperaturas mais altas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Homem com um relógio de pulso.
Nacional

Adeus horário de verão? Esta é a data em que Portugal vai mudar para o horário de inverno e os dias vão ficar mais ‘pequenos’

18:10 9 Setembro, 2026 14:49 9 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Outubro traz o regresso ao horário de inverno, com os relógios a recuarem uma hora e os dias a ficarem mais 'pequenos'

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

GNR. Crédito: lusa
Auto

Faz isto ao volante? GNR apanhou centenas de condutores e as multas chegam aos 1.250€ e três pontos na carta

16:30 9 Setembro, 2026 15:44 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de condutores foram apanhados pela GNR a cometer esta infração numa só semana, um comportamento que pode custar até 1.250 euros e três pontos na carta

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia

Atenção pensionistas: se não cumprir este requisito pode perder o direito a este apoio da Segurança Social

12:30 9 Setembro, 2026 12:14 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os reformados recebem pensão de velhice. Conheça o apoio disponível e o limite de rendimentos que não pode ultrapassar

Monchique. Crédito: Algarve Visto do Ar
Algarve Cultura Vida & Lazer

Turismo do Algarve leva jornalistas a descobrir a região para além do sol e mar

17:50 9 Setembro, 2026 17:40 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Três viagens levam jornalistas a conhecer Monchique, Aljezur, Tavira, Loulé, Faro e Ria Formosa durante setembro

Algarve

Seis pessoas auxiliadas ao largo da Praia dos Olhos de Água após avaria em embarcação

07:40 9 Setembro, 2026 07:39 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A embarcação ficou sem propulsão ao largo dos Olhos de Água e foi encaminhada para a Marina de Albufeira

Europa Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Túnel ferroviário. Crédito: Foto AI
Economia Mundo

Adeus Rússia? Está em construção um túnel com 530 km em direção à Europa que vai passar por estes 3 países

19:00 8 Setembro, 2026 20:12 8 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Túnel ferroviário que vai passar por 3 países e sem passar pela Rússia tem o objetivo de encurtar o transporte de mercadorias em 7 dias

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Nacional

Já viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 8 Setembro, 2026 18:38 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um pano amarelo preso a uma mota parada pode ser um sinal discreto de que o motociclista precisa de ajuda

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Mais de 2 milhões de pensionistas vão receber dinheiro extra em dezembro: saiba se está na lista

13:50 9 Setembro, 2026 13:46 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Governo confirmou um novo suplemento extraordinário para pensionistas, que será pago em dezembro e deverá chegar a mais de dois milhões de beneficiários

Algarve, Cultura, Gastronomia

Feira de Salir regressa com três dias de música, gastronomia e tradição

16:40 9 Setembro, 2026 15:55 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Noninho Navarro, Os Alentons e Jorge Guerreiro estão entre os destaques musicais dos três dias de festa em Salir

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria atravessa Portugal e traz chuva esta manhã: saiba onde vai chover e quando ‘regressa’ o verão

06:05 9 Setembro, 2026 19:06 8 Setembro, 2026 | João Luís

Uma frente fria traz chuva ao Norte e Centro esta manhã, mas melhoria será rápida. Saiba quando regressam o sol e as temperaturas mais altas

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Homem com um relógio de pulso.
Nacional

Adeus horário de verão? Esta é a data em que Portugal vai mudar para o horário de inverno e os dias vão ficar mais ‘pequenos’

18:10 9 Setembro, 2026 14:49 9 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Outubro traz o regresso ao horário de inverno, com os relógios a recuarem uma hora e os dias a ficarem mais 'pequenos'

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

GNR. Crédito: lusa
Auto

Faz isto ao volante? GNR apanhou centenas de condutores e as multas chegam aos 1.250€ e três pontos na carta

16:30 9 Setembro, 2026 15:44 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de condutores foram apanhados pela GNR a cometer esta infração numa só semana, um comportamento que pode custar até 1.250 euros e três pontos na carta

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia

Atenção pensionistas: se não cumprir este requisito pode perder o direito a este apoio da Segurança Social

12:30 9 Setembro, 2026 12:14 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os reformados recebem pensão de velhice. Conheça o apoio disponível e o limite de rendimentos que não pode ultrapassar

Monchique. Crédito: Algarve Visto do Ar
Algarve, Cultura, Vida & Lazer

Turismo do Algarve leva jornalistas a descobrir a região para além do sol e mar

17:50 9 Setembro, 2026 17:40 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Três viagens levam jornalistas a conhecer Monchique, Aljezur, Tavira, Loulé, Faro e Ria Formosa durante setembro

Algarve

Seis pessoas auxiliadas ao largo da Praia dos Olhos de Água após avaria em embarcação

07:40 9 Setembro, 2026 07:39 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A embarcação ficou sem propulsão ao largo dos Olhos de Água e foi encaminhada para a Marina de Albufeira

Europa, Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Túnel ferroviário. Crédito: Foto AI
Economia, Mundo

Adeus Rússia? Está em construção um túnel com 530 km em direção à Europa que vai passar por estes 3 países

19:00 8 Setembro, 2026 20:12 8 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Túnel ferroviário que vai passar por 3 países e sem passar pela Rússia tem o objetivo de encurtar o transporte de mercadorias em 7 dias

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Nacional

Já viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 8 Setembro, 2026 18:38 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um pano amarelo preso a uma mota parada pode ser um sinal discreto de que o motociclista precisa de ajuda

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Últimas Notícias

  • Concorrente de “Casados à Primeira Vista” faz revelação sobre os pais: “Apagavam beatas de cigarro na minha barriga”
    Concorrente de “Casados à Primeira Vista” faz revelação sobre os pais: “Apagavam beatas de cigarro na minha barriga”
  • “A minha carreira acabou”: piloto do avião que se despistou no último sábado ‘prevê’ o seu futuro profissional
    “A minha carreira acabou”: piloto do avião que se despistou no último sábado ‘prevê’ o seu futuro profissional
  • Adeus chinelos: espanhóis ‘apertam’ regras para estes condutores e multas chegam aos 200€
    Adeus chinelos: espanhóis ‘apertam’ regras para estes condutores e multas chegam aos 200€
  • Trabalha em Portugal? Este é o valor que se ganha em média por uma hora de trabalho
    Trabalha em Portugal? Este é o valor que se ganha em média por uma hora de trabalho
  • Condóminos denunciam proprietário por realizar obras num pátio interior sem autorização: tribunal teve ‘última palavra’
    Condóminos denunciam proprietário por realizar obras num pátio interior sem autorização: tribunal teve ‘última palavra’

Opinião

  • Lapsus linguae ministeriais | Por José Figueiredo Santos
    Lapsus linguae ministeriais | Por José Figueiredo Santos
  • Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários
    Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários
  • Colangite Biliar Primária: a importância do diagnóstico precoce e do tratamento atempado | Por João Madaleno
    Colangite Biliar Primária: a importância do diagnóstico precoce e do tratamento atempado | Por João Madaleno

Europe Direct Algarve

  • Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
    Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
  • Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
    Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento