Alunos de dois agrupamentos de escolas de Quarteira, no Algarve, vão criar 12 painéis de azulejo no âmbito do projeto artístico “QuART TILES” para celebrar a inclusão e a multiculturalidade desta cidade, anunciou a Junta de Freguesia.
O projeto “pretende a integração de crianças migrantes, que representam mais de 40% dos alunos matriculados no anterior ano letivo em Quarteira, promovendo a interculturalidade, valorização do espaço público e a não-discriminação em contexto escolar, através da arte”, explica a Junta em comunicado.
A base artística do “QuART TILES” – projeto Quarteira com Arte, Transformação, Interculturalidade Local, Escolar e Social – assenta na criação de 12 painéis de azulejos, produzidos por alunos do 6.º ao 10.º ano, juntamente com a comunidade escolar e local, sob o acompanhamento e supervisão do artista Miguel Cheta e da ajuda de Mariana Dias Coutinho.
O nome do projeto associa as palavras, algumas delas na língua inglesa, Quarteira, arte (art) e painéis de azulejo (tiles).
“O projeto ‘QuART Tiles’ celebra a inclusão e a multiculturalidade de Quarteira, envolvendo a comunidade da cidade, na criação de um objeto de arte pública em azulejos”, afirmou Miguel Cheta, responsável pelo projeto, citado no comunicado.
O artista acrescentou que irá retratar “a Quarteira atual, promovendo o diálogo, a união e o sentimento de pertença” e que “a arte participativa valoriza identidades e reforça laços comunitários”.
A obra, que já está em desenvolvimento, vai ser instalada ao longo da avenida Carlos Mota Pinto, em Quarteira, no concelho de Loulé, e a sua inauguração está prevista para 13 de maio de 2025.
“Este projeto é muito mais do que uma iniciativa artística. É uma celebração da diversidade e um incentivo à valorização do respeito e da convivência entre culturas”, destacou o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, também citado no comunicado.
Para Telmo Pinto, com os painéis de azulejos criados pelos alunos dos dois agrupamentos de escolas da freguesia algarvia, “a história, as tradições e as identidades de quem aqui vive e estuda ficarão espelhadas ao longo de uma das principais entradas da cidade”.
O “QuART TILES”, realizado pela Junta de Freguesia de Quarteira em parceria com a Fundação António Aleixo e os Agrupamentos de Escolas D. Dinis e Drª. Laura Ayres resulta da candidatura Inclusão pela Cultura, financiado pelo Programa Regional Algarve 2030 através do Fundo Social Europeu (FSE+).
Leia também: Peões devem parar antes de atravessar a passadeira? O que diz o Código da Estrada