A Câmara de Olhão vai lançar o “Olhão com Alma”, projeto digital para desenvolver o comércio eletrónico no âmbito do programa Bairros Comerciais Digitais, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PPR).
Em comunicado, o município considera que se trata de “um marco importante” no desenvolvimento do comércio local, “criando um ambiente comercial mais conectado, aproveitando as tecnologias digitais para beneficiar comerciantes, residentes e visitantes”.
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“A iniciativa visa criar um ambiente comercial mais conectado, aproveitando as tecnologias digitais para beneficiar comerciantes, residentes e visitantes”, refere a autarquia.
O novo ‘bairro’ é delimitado a sul pelos mercados municipais, a norte, pelo Tribunal, e estende-se pela rua do Comércio e pelo Caminho das Lendas, acrescenta.
De acordo com o município, os comerciantes que exerçam a sua atividade na área da implementação do projeto, “terão oportunidade de aderirem a uma plataforma ‘marketplace’ onde poderão comercializar os seus produtos para o mundo inteiro”.
Com esse benefício, adianta, os comerciantes aumentam a competitividade com os grandes retalhistas, alargando o seu horário de funcionamento para 24 horas por dia, entre outras vantagens.
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Para os consumidores, os benefícios residem no acesso a produtos locais com comodidade e flexibilidade de horários.
Toda a área do bairro digital será abrangida por uma cobertura de ‘wifi’ gratuito, ‘mupis’ interativos e uma monitorização em tempo real dos lugares de estacionamento vagos.
“Olhão com Alma” representa um investimento de um milhão de euros, financiado em 100% por fundos do PRR e implementado por um consórcio composto pelo município, Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), AmbiOlhão, Fesnima e a empresa Mercados de Olhão.
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A medida Bairros Comerciais Digitais, gerida pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), procura promover a digitalização da economia, através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio e da sensibilização e capacitação dos trabalhadores e empresários.
De acordo com os dados disponibilizados no portal do IAPMEI, foram apresentadas até ao momento um total de 187 candidaturas aos Bairros Comerciais Digitais, cujo valor ascende a mais de 223,6 milhões de euros.
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