O Prix de Lausanne, uma das competições de dança mais prestigiadas do mundo, tem sido, há mais de 50 anos, um trampolim para os grandes talentos da dança clássica e contemporânea. Na edição deste ano, dois jovens bailarinos algarvios, Rita Salazar e Sky Natzke, destacaram-se ao serem selecionados entre os cinco finalistas do Young Creation Award 2025, um concurso dedicado à nova geração de coreógrafos e intérpretes, realizado a 5 de fevereiro, na Suíça.
Com 17 anos, Rita Salazar é atualmente aluna do Conservatório Nacional de Dança e foi a bailarina da coreografia “I wonder what I look like in your eyes”, criada por Giullia Philips, também estudante do Conservatório. Já Sky Natzke, que também iniciou o seu percurso como bailarino, participou na competição na vertente de coreografia, apresentando a peça “Untitled”, interpretada pelo bailarino Timothé Mielle. Sky Natzke é atualmente aluno da Tanz Akademie Zürich.
A edição de 2025 do Young Creation Award contou com 56 coreografias de 24 países, das quais apenas cinco foram selecionadas para a final, demonstrando o nível de excelência e competitividade do evento. Embora Rita Salazar e Sky Natzke não tenham conquistado o prémio final, a sua presença na fase decisiva da competição representa um feito notável, destacando-os num dos concursos mais exigentes e respeitados do mundo da dança.
Rita Salazar tem sido premiada em diversos concursos nacionais e internacionais, consolidando o seu percurso promissor na dança. Tanto ela como Sky Natzke iniciaram a sua formação na Companhia de Dança do Algarve, sendo agora reconhecidos num dos palcos mais importantes da dança mundial.
A presença destes dois jovens algarvios no Prix de Lausanne reforça o talento emergente da região do Algarve e sublinha a importância desta competição na descoberta e projeção de bailarinos e coreógrafos de elite.

Leia também: Espanhóis ‘fartos’ destes turistas: “Sigam as regras. São sem dúvida os que se comportam pior”
