Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto Reprodução Facebook
Algarve, Cultura

‘Serviço de Apoio Ambulatório Local’: nova exposição abre portas em Tavira

Mostra na Ermida de São Roque evoca o Processo SAAL e os 50 anos do 25 de Abril com arte contemporânea e memória social

16:50 19 Maio, 2025 16:50 19 Maio, 2025
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Museu Municipal de Tavira inaugura, no próximo sábado, na Ermida de São Roque, a exposição “Serviço de Apoio Ambulatório Local”, com curadoria de Hugo Dinis e obras de Ana Vidigal, Ângela Ferreira, Nuno Nunes-Ferreira e Susana Mendes Silva, que estará patente ao público até 20 de setembro, de terça-feira a sábado, entre as 09:30 e as 13:00 e as 14:00 e as 16:30.

Esta exposição integra o programa nacional “Arte pela Democracia”, financiado pela Direção-Geral das Artes com o apoio do Município de Tavira, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974. “A mostra propõe um diálogo colaborativo com as comunidades residentes nos bairros do 1.º de Maio (Tavira) e Amigos Unidos de Cabanas (Cabanas de Tavira), construídos através do histórico Processo SAAL”, informa a autarquia em comunicado.

O programa inaugural da exposição contempla três momentos. Às 17:00, terá lugar a performance-passeata “SAAL Andor”, de Ângela Ferreira, com a participação do grupo Porbatuka, com partida do Museu Municipal de Tavira. Segue-se, às 17:30, a inauguração oficial da exposição, na Ermida de São Roque. Por fim, às 19:00, realiza-se o convívio “Amigas Unidas”, promovido por Susana Mendes Silva em colaboração com a Associação de Moradores Amigos Unidos de Cabanas, na sede da mesma, em Cabanas.

O Município explica que o Processo SAAL representou “um momento determinante na história da habitação social em Portugal”, assente na autoconstrução coletiva e na relação entre arquitetos e comunidades, com forte protagonismo das mulheres e das crianças. Foi ainda marcado pela expropriação de terrenos para uso coletivo e pela criação de espaços públicos de vivência comunitária.

No contexto da exposição, os quatro artistas convidados apresentam obras que refletem preocupações sociais e políticas relacionadas com o direito à habitação. Ana Vidigal “questiona ironicamente a relação entre os objetos decorativos do quotidiano e a arquitetura modernista”; Ângela Ferreira “ativa manifestações políticas sobre o direito à habitação”; Nuno Nunes-Ferreira “reinterpreta os seus arquivos pessoais para criar uma escultura monolítica”; e Susana Mendes Silva “investiga o papel das mulheres no processo SAAL e recupera as suas histórias”.

Os interessados em mais informações devem contactar o Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria, através do email [email protected] ou pelo telefone +351 281 320 540. Toda a informação está também disponível em: http://museumunicipaldetavira.cm-tavira.pt

Sobre os artistas e o curador

Ana Vidigal (Lisboa, 1960) – Pintora formada na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa. Foi bolseira da Fundação Gulbenkian e realizou um estágio de Gravura em Metal com Bartolomeu Cid na Casa das Artes de Tavira (1989). Criou painéis de azulejos para o Metropolitano de Lisboa. Tem desenvolvido um trabalho que explora as relações entre o doméstico e o político, com exposições destacadas na Fundação Arpad-Szenes e Fundação Calouste Gulbenkian.

Ângela Ferreira (Maputo, 1958) – É artista e professora na FBAUL, onde se doutorou em 2016. A sua obra explora o impacto do colonialismo e pós-colonialismo na sociedade contemporânea, incluindo homenagens multimédia de coloniais a figuras como Carlos Cardoso, Ingrid Jonker, Miriam Makeba, Angela Davis. Entre os seus trabalhos destacam-se “Campo Experimental” (2024), “Rádio Voz da Liberdade” (2022) e “Maison Tropicale” (2007).

Nuno Nunes-Ferreira (Lisboa, 1976) – artista que trabalha o conceito de memória, usando o seu extenso arquivo para explorar a estética de imagens do passado coletivo. A sua obra reflete sobre episódios da história recente de Portugal, tendo como pilares o tempo, a memória e a ausência. Vive e trabalha em Santarém, com obra representada em importantes coleções como a Coleção de Arte Contemporânea do Estado Português, Fundação Calouste Gulbenkian e Instituto Valenciano de Arte Moderno.

Susana Mendes Silva (Lisboa, 1972) – Artista plástica, performer e professora na Universidade de Évora. Investigadora no CEIS20/Coimbra e membro da direção da AAVP- Associação de Artistas Visuais em Portugal. O seu trabalho foca-se em desenho, instalação, performance e encontros, materializando-se em obras que transmitem mensagens poéticas e políticas.

Hugo Dinis (Lisboa, 1977) – Licenciado em Artes Plásticas – Pintura pela FBAUL, com pós-graduação em Estudos Curatoriais. Entre 2021-2022 desenvolveu a exposição itinerante “Contra-parede” em vários museus portugueses, incluindo o Museu Municipal de Tavira. Venceu o Prémio de Curadoria do Atelier-Museu Júlio Pomar em 2016. Atualmente, trabalha na Culturgest, na Produção da Coleção da Caixa Geral de Depósitos.

Leia também: Para breve em Portugal? Conheça o significado deste sinal verde que gerou curiosidade entre os espanhóis

Auto Nacional

Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado

19:10 7 Novembro, 2026 15:03 7 Novembro, 2026

A Infraestruturas de Portugal anunciou condicionamentos de trânsito em quatro estradas a partir de 9 de novembro

Algarve Opinião Saúde

A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos

12:30 7 Novembro, 2026 12:27 7 Novembro, 2026

No Hospital de Portimão, a morte poderá ter chegado sem que saibamos ainda porquê. Mas há uma outra morte, mais lenta, que já anda por aí

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Algarve Saúde

Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas

19:00 7 Novembro, 2026 11:41 7 Novembro, 2026

Álvaro Bila pede reunião à ministra da Saúde e à ULS após duas mortes na urgência. Segundo doente morre sem ser visto por um médico: esteve 24 horas à espera

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Algarve Edição Papel Política

Macário Correia: “Faro deve afirmar sempre a sua função relevante no contexto do Algarve”

14:00 7 Novembro, 2026 11:52 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: capitalidade do Algarve, diálogo entre partidos e participação dos cidadãos marcam o balanço de Macário Correia

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus. Crédito: DR
Desporto Nacional

Porque é que a despedida de Cristiano Ronaldo emocionou tantos portugueses? Psicóloga explica o que está por detrás desta reação

14:40 7 Novembro, 2026 14:24 7 Novembro, 2026

Cristiano Ronaldo despediu-se da Seleção Nacional e despertou emoções entre os adeptos

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Edição Papel Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Algarve Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Auto, Nacional

Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado

19:10 7 Novembro, 2026 15:03 7 Novembro, 2026

A Infraestruturas de Portugal anunciou condicionamentos de trânsito em quatro estradas a partir de 9 de novembro

Algarve, Opinião, Saúde

A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos

12:30 7 Novembro, 2026 12:27 7 Novembro, 2026

No Hospital de Portimão, a morte poderá ter chegado sem que saibamos ainda porquê. Mas há uma outra morte, mais lenta, que já anda por aí

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Algarve, Saúde

Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas

19:00 7 Novembro, 2026 11:41 7 Novembro, 2026

Álvaro Bila pede reunião à ministra da Saúde e à ULS após duas mortes na urgência. Segundo doente morre sem ser visto por um médico: esteve 24 horas à espera

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos

16:30 6 Novembro, 2026 14:33 6 Novembro, 2026

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e inaugurou mais uma loja, com 1.900 metros quadrados e 152 lugares de estacionamento

Algarve, Edição Papel, Política

Macário Correia: “Faro deve afirmar sempre a sua função relevante no contexto do Algarve”

14:00 7 Novembro, 2026 11:52 7 Novembro, 2026

ESPECIAL ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS: capitalidade do Algarve, diálogo entre partidos e participação dos cidadãos marcam o balanço de Macário Correia

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus. Crédito: DR
Desporto, Nacional

Porque é que a despedida de Cristiano Ronaldo emocionou tantos portugueses? Psicóloga explica o que está por detrás desta reação

14:40 7 Novembro, 2026 14:24 7 Novembro, 2026

Cristiano Ronaldo despediu-se da Seleção Nacional e despertou emoções entre os adeptos

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Edição Papel, Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Algarve, Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa, Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Últimas Notícias

  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
    Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
  • Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas
    Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas
  • A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum
    A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum
  • “Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin
    “Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin

Opinião

  • A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
    A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

Europe Direct Algarve

  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
    A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal