Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Agricultura água
Foto DR
Algarve

Reduções no consumo de água no Algarve baixam para 5% em todos os setores

Restrições ao uso de água no Algarve são aliviadas e passam a 5% para todos os setores, anunciou o Governo em Faro

19:20 14 Março, 2025 19:04 14 Março, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As restrições ao consumo de água no Algarve vão ser aliviadas equiparando todos os setores, com a imposição de reduções de 5% à agricultura, setor urbano e turismo, anunciou esta sexta-feira, em Faro, a ministra do Ambiente e da Energia.

Maria da Graça Carvalho encerrou esta sexta-feira a reunião da Subcomissão Regional da Zona Sul da Comissão de Gestão de Albufeiras e, no final, em conferência de imprensa, anunciou o levantamento das restrições ainda em vigor e que eram de 13% para a agricultura e turismo e 10% para o setor urbano.

As restrições tinham sido impostas pelo Governo liderado por António Costa (PS), em fevereiro de 2024, quando decretou a situação de alerta por seca no Algarve, mas o primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou, em maio, um alívio das restrições e um reforço de investimentos para aumentar as disponibilidades hídricas na região.

O alívio das restrições impostas ao consumo de água no Algarve foi aprovado em 14 de junho, em Conselho de Ministros, com o Governo a assegurar que se tratava de um ajustamento proporcional e sujeito a avaliação permanente.

Com a revogação da resolução do anterior Governo, as restrições impostas ao consumo de água no Algarve passaram de 25% para 13% na agricultura e turismo e de 15% para 10% no setor urbano, valores que vão agora descer para 5% em todos os casos, como anunciou a governante.

“Neste ano, a nossa proposta, que foi aqui amplamente discutida na reunião anterior, é de ser de 5% igual para todos os setores e para a região do Algarve, sempre em relação ao ano de 2019, que é o nosso ano de referência”, anunciou a ministra.

Maria da Graça Carvalho explicou que, há cerca de 11 meses, o Governo já anunciara um alívio das restrições ao consumo de água no Algarve e reconheceu que essa decisão foi “um risco”, mas as chuvas dos últimos tempos repuseram as reservas e demonstraram que foi uma boa opção.

“Havia evidência de que o poderíamos fazer, mas era de qualquer maneira arriscado, e fizemo-lo no pressuposto de que íamos assegurar uma monitorização constante cada dois meses, para termos sempre a certeza de que tínhamos um ano, pelo menos, de consumo humano e urbano para o Algarve”, argumentou.

O Governo tinha também “confiança” de que os vários setores do Algarve – urbano, agrícola e turismo – iam “comprometer-se a fazer a poupança de água que lhes era pedida”, justificou ainda a ministra.

O Algarve deu uma “lição” ao país “de como é possível toda uma sociedade, nos vários setores, e durante meses em que receberam um número muito grande de visitantes de fora do Algarve, conseguir fazer uma poupança de água”, considerou, frisando que as últimas chuvas deixaram a região “como há muito tempo” não estava relativamente aos níveis das reservas de água.

“Há um volume total armazenado de 297 hectómetros cúbicos, há barragens que estão a 92%”, quantificou Maria da Graça Carvalho, ressalvando que “estes 297 hectómetros cúbicos é pouco mais do que o consumo total para os vários setores – urbano, agrícola e turismo – para um ano”.

“Isto significa que temos de continuar a combater o desperdício, continuar a poupar, mas podemos fazer algum alívio em relação ao ano passado, que já tínhamos feito para 10% no urbano e 13% no turismo e na agricultura”, recordou.

A ministra considerou que, além das restrições de 5%, os diversos setores da região devem “continuar com a cultura de poupar água” e “ser muito rápidos a executar os investimentos” previstos para aumentar as disponibilidades de água no Algarve, para os quais estão disponíveis 466 milhões de euros, a maior fatia destinada à dessalinizadora e à tomada de água no Guadiana, a partir do Pomarão (concelho de Mértola, distrito de Beja).

Leia também: Para chegar à Europa? Elon Musk propõe semana de trabalho de 120 horas

Casal no computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Tem erros nos descontos da Segurança Social? Saiba como corrigir a carreira contributiva antes da reforma (e evitar ‘cortes’)

08:30 10 Setembro, 2026 11:18 9 Setembro, 2026 | João Luís

Remunerações em falta na Segurança Social? Saiba como pedir a correção de erros e evitar problemas no cálculo da reforma

Tiago Pereira. Crédto: Beatriz Ruivo | FPT
Algarve Desporto Europa

Algarvio Tiago Pereira conquista primeira vitória frente a um top 100

07:10 10 Setembro, 2026 07:19 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Aos 23 anos, o algarvio alcançou a primeira vitória frente a um top 100 e vai agora defrontar o argentino Genaro Alberto Olivieri

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a esta região portuguesa: previsão aponta para aguaceiros e trovoada

06:00 10 Setembro, 2026 14:25 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança do estado do tempo na Madeira, com o regresso da chuva e possibilidade de aguaceiros e trovoada já esta quinta-feira

Homem com um relógio de pulso.
Nacional

Adeus horário de verão? Esta é a data em que Portugal vai mudar para o horário de inverno e os dias vão ficar mais ‘pequenos’

18:10 9 Setembro, 2026 14:49 9 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Outubro traz o regresso ao horário de inverno, com os relógios a recuarem uma hora e os dias a ficarem mais 'pequenos'

Opinião

Não podemos ser só amor e sorrisos | Por Ana Alexandra Resende

07:30 10 Setembro, 2026 06:44 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Não quero ensinar aos meus filhos que ser educado significa permitir tudo. Nem que respeitar uma autoridade significa nunca a questionar"

Salário. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Sabia que o salário mínimo não é igual em todo o país? Esta é a região onde o valor é mais alto

07:00 10 Setembro, 2026 16:21 9 Setembro, 2026 | João Luís

Em 2026, o salário mínimo varia entre 920 e 980 euros. Saiba quanto recebem os trabalhadores em Portugal nas diferentes regiões

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

GNR. Crédito: lusa
Auto

Faz isto ao volante? GNR apanhou centenas de condutores e as multas chegam aos 1.250€ e três pontos na carta

16:30 9 Setembro, 2026 15:44 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de condutores foram apanhados pela GNR a cometer esta infração numa só semana, um comportamento que pode custar até 1.250 euros e três pontos na carta

Algarve Cultura Gastronomia

Feira de Salir regressa com três dias de música, gastronomia e tradição

16:40 9 Setembro, 2026 15:55 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Noninho Navarro, Os Alentons e Jorge Guerreiro estão entre os destaques musicais dos três dias de festa em Salir

Algarve

Revisão do PDM de Vila Real de Santo António entra em discussão pública

14:47 9 Setembro, 2026 14:47 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A discussão pública terá 30 dias úteis e permitirá à população, empresas e instituições apresentar contributos à proposta

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Europa Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Algarve Cultura

Fado à Beira-Mar leva duas noites de música à Praia dos Olhos de Água

10:20 9 Setembro, 2026 10:58 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira recebe duas noites de fado à beira-mar, com propostas dedicadas a diferentes gerações e a Amália

Casal no computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Tem erros nos descontos da Segurança Social? Saiba como corrigir a carreira contributiva antes da reforma (e evitar ‘cortes’)

08:30 10 Setembro, 2026 11:18 9 Setembro, 2026 | João Luís

Remunerações em falta na Segurança Social? Saiba como pedir a correção de erros e evitar problemas no cálculo da reforma

Tiago Pereira. Crédto: Beatriz Ruivo | FPT
Algarve, Desporto, Europa

Algarvio Tiago Pereira conquista primeira vitória frente a um top 100

07:10 10 Setembro, 2026 07:19 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Aos 23 anos, o algarvio alcançou a primeira vitória frente a um top 100 e vai agora defrontar o argentino Genaro Alberto Olivieri

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a esta região portuguesa: previsão aponta para aguaceiros e trovoada

06:00 10 Setembro, 2026 14:25 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança do estado do tempo na Madeira, com o regresso da chuva e possibilidade de aguaceiros e trovoada já esta quinta-feira

Homem com um relógio de pulso.
Nacional

Adeus horário de verão? Esta é a data em que Portugal vai mudar para o horário de inverno e os dias vão ficar mais ‘pequenos’

18:10 9 Setembro, 2026 14:49 9 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Outubro traz o regresso ao horário de inverno, com os relógios a recuarem uma hora e os dias a ficarem mais 'pequenos'

Opinião

Não podemos ser só amor e sorrisos | Por Ana Alexandra Resende

07:30 10 Setembro, 2026 06:44 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Não quero ensinar aos meus filhos que ser educado significa permitir tudo. Nem que respeitar uma autoridade significa nunca a questionar"

Salário. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Sabia que o salário mínimo não é igual em todo o país? Esta é a região onde o valor é mais alto

07:00 10 Setembro, 2026 16:21 9 Setembro, 2026 | João Luís

Em 2026, o salário mínimo varia entre 920 e 980 euros. Saiba quanto recebem os trabalhadores em Portugal nas diferentes regiões

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

GNR. Crédito: lusa
Auto

Faz isto ao volante? GNR apanhou centenas de condutores e as multas chegam aos 1.250€ e três pontos na carta

16:30 9 Setembro, 2026 15:44 9 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Centenas de condutores foram apanhados pela GNR a cometer esta infração numa só semana, um comportamento que pode custar até 1.250 euros e três pontos na carta

Algarve, Cultura, Gastronomia

Feira de Salir regressa com três dias de música, gastronomia e tradição

16:40 9 Setembro, 2026 15:55 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Noninho Navarro, Os Alentons e Jorge Guerreiro estão entre os destaques musicais dos três dias de festa em Salir

Algarve

Revisão do PDM de Vila Real de Santo António entra em discussão pública

14:47 9 Setembro, 2026 14:47 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A discussão pública terá 30 dias úteis e permitirá à população, empresas e instituições apresentar contributos à proposta

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Europa, Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Algarve, Cultura

Fado à Beira-Mar leva duas noites de música à Praia dos Olhos de Água

10:20 9 Setembro, 2026 10:58 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira recebe duas noites de fado à beira-mar, com propostas dedicadas a diferentes gerações e a Amália

Últimas Notícias

  • Alerta sobe para V1 neste vulcão português: saiba o que significa este nível de ‘perigo’
    Alerta sobe para V1 neste vulcão português: saiba o que significa este nível de ‘perigo’
  • Tem erros nos descontos da Segurança Social? Saiba como corrigir a carreira contributiva antes da reforma (e evitar ‘cortes’)
    Tem erros nos descontos da Segurança Social? Saiba como corrigir a carreira contributiva antes da reforma (e evitar ‘cortes’)
  • Algarvio Tiago Pereira conquista primeira vitória frente a um top 100
    Algarvio Tiago Pereira conquista primeira vitória frente a um top 100
  • Sabia que o salário mínimo não é igual em todo o país? Esta é a região onde o valor é mais alto
    Sabia que o salário mínimo não é igual em todo o país? Esta é a região onde o valor é mais alto
  • Chuva está de regresso a esta região portuguesa: previsão aponta para aguaceiros e trovoada
    Chuva está de regresso a esta região portuguesa: previsão aponta para aguaceiros e trovoada

Opinião

  • Não podemos ser só amor e sorrisos | Por Ana Alexandra Resende
    Não podemos ser só amor e sorrisos | Por Ana Alexandra Resende
  • Lapsus linguae ministeriais | Por José Figueiredo Santos
    Lapsus linguae ministeriais | Por José Figueiredo Santos
  • Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários
    Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários

Europe Direct Algarve

  • Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
    Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
  • Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
    Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento