Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Agricultura água
Foto DR
Algarve

Reduções no consumo de água no Algarve baixam para 5% em todos os setores

Restrições ao uso de água no Algarve são aliviadas e passam a 5% para todos os setores, anunciou o Governo em Faro

19:20 14 Março, 2025 19:04 14 Março, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As restrições ao consumo de água no Algarve vão ser aliviadas equiparando todos os setores, com a imposição de reduções de 5% à agricultura, setor urbano e turismo, anunciou esta sexta-feira, em Faro, a ministra do Ambiente e da Energia.

Maria da Graça Carvalho encerrou esta sexta-feira a reunião da Subcomissão Regional da Zona Sul da Comissão de Gestão de Albufeiras e, no final, em conferência de imprensa, anunciou o levantamento das restrições ainda em vigor e que eram de 13% para a agricultura e turismo e 10% para o setor urbano.

As restrições tinham sido impostas pelo Governo liderado por António Costa (PS), em fevereiro de 2024, quando decretou a situação de alerta por seca no Algarve, mas o primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou, em maio, um alívio das restrições e um reforço de investimentos para aumentar as disponibilidades hídricas na região.

O alívio das restrições impostas ao consumo de água no Algarve foi aprovado em 14 de junho, em Conselho de Ministros, com o Governo a assegurar que se tratava de um ajustamento proporcional e sujeito a avaliação permanente.

Com a revogação da resolução do anterior Governo, as restrições impostas ao consumo de água no Algarve passaram de 25% para 13% na agricultura e turismo e de 15% para 10% no setor urbano, valores que vão agora descer para 5% em todos os casos, como anunciou a governante.

“Neste ano, a nossa proposta, que foi aqui amplamente discutida na reunião anterior, é de ser de 5% igual para todos os setores e para a região do Algarve, sempre em relação ao ano de 2019, que é o nosso ano de referência”, anunciou a ministra.

Maria da Graça Carvalho explicou que, há cerca de 11 meses, o Governo já anunciara um alívio das restrições ao consumo de água no Algarve e reconheceu que essa decisão foi “um risco”, mas as chuvas dos últimos tempos repuseram as reservas e demonstraram que foi uma boa opção.

“Havia evidência de que o poderíamos fazer, mas era de qualquer maneira arriscado, e fizemo-lo no pressuposto de que íamos assegurar uma monitorização constante cada dois meses, para termos sempre a certeza de que tínhamos um ano, pelo menos, de consumo humano e urbano para o Algarve”, argumentou.

O Governo tinha também “confiança” de que os vários setores do Algarve – urbano, agrícola e turismo – iam “comprometer-se a fazer a poupança de água que lhes era pedida”, justificou ainda a ministra.

O Algarve deu uma “lição” ao país “de como é possível toda uma sociedade, nos vários setores, e durante meses em que receberam um número muito grande de visitantes de fora do Algarve, conseguir fazer uma poupança de água”, considerou, frisando que as últimas chuvas deixaram a região “como há muito tempo” não estava relativamente aos níveis das reservas de água.

“Há um volume total armazenado de 297 hectómetros cúbicos, há barragens que estão a 92%”, quantificou Maria da Graça Carvalho, ressalvando que “estes 297 hectómetros cúbicos é pouco mais do que o consumo total para os vários setores – urbano, agrícola e turismo – para um ano”.

“Isto significa que temos de continuar a combater o desperdício, continuar a poupar, mas podemos fazer algum alívio em relação ao ano passado, que já tínhamos feito para 10% no urbano e 13% no turismo e na agricultura”, recordou.

A ministra considerou que, além das restrições de 5%, os diversos setores da região devem “continuar com a cultura de poupar água” e “ser muito rápidos a executar os investimentos” previstos para aumentar as disponibilidades de água no Algarve, para os quais estão disponíveis 466 milhões de euros, a maior fatia destinada à dessalinizadora e à tomada de água no Guadiana, a partir do Pomarão (concelho de Mértola, distrito de Beja).

Leia também: Para chegar à Europa? Elon Musk propõe semana de trabalho de 120 horas

Operação Stop da GNR.
Auto Nacional

Nem carta, nem seguro: autoridades apertam o cerco a este comprovativo do carro e a multa pode chegar aos 1.250€

12:45 29 Abril, 2026 12:28 29 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Falha detetada em milhares de veículos está a motivar multas nas estradas e pode pesar bastante no bolso dos condutores

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Operação da GNR resulta em três detenções por tráfico de droga em Albufeira

07:20 29 Abril, 2026 09:57 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

GNR detém três homens por tráfico de droga em Albufeira e apreende haxixe, cocaína, ecstasy e mais de mil euros em numerário

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional Tech

Segurança Social a ‘apertar’: nova regra é obrigatória e entra em vigor já nesta data

17:00 29 Abril, 2026 16:04 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova medida da Segurança Social torna obrigatória a autenticação de dois fatores no portal a partir de 12 de maio. Saiba o que muda no acesso

Corte de luz em casa.
Economia Europa

Apagão à vista? Espanhóis avisam quanto dinheiro deve ter em casa no caso de falhar o Multibanco e os pagamentos digitais

11:10 29 Abril, 2026 11:05 29 Abril, 2026 | João Luís

Apagão pode acontecer: saiba quanto dinheiro deve ter em casa para garantir compras essenciais quando os pagamentos digitais não funcionam

Algarve Cultura Opinião

A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo

18:10 29 Abril, 2026 18:18 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

A evolução da costa do Guadiana revela como Castro Marim perdeu o seu papel portuário ao longo dos séculos

Algarve

PJ de Portimão detém suspeito e apreende 4,8 milhões em operação internacional de droga

14:37 29 Abril, 2026 14:37 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Investigação por tráfico em quatro distritos leva PJ de Portimão a deter suspeito e apreender 4,8 milhões de euros escondidos numa carrinha

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Gastronomia Saúde

Cardiologistas alertam: alimento ‘inofensivo’ que muitos portugueses comem ao pequeno-almoço aumenta risco de doença cardiovascular

20:20 29 Abril, 2026 20:27 29 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos portugueses escolhem este alimento ao pequeno-almoço, mas o seu consumo frequente pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares

Homem carrega irmã falecida. Crédito: Foto DR
Mundo

Insólito: homem desenterra irmã e leva esqueleto ao banco para tentar levantar pouco mais de 200€

16:30 29 Abril, 2026 15:45 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Caso insólito aconteceu na Índia e tornou-se viral nas redes sociais. Homem terá levado os restos mortais da irmã ao banco após dificuldades em provar o óbito

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Pessoas a passear à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

O céu vai ‘desabar’: chuva a potes e trovoadas fortes colocam estes três distritos em aviso amarelo

11:00 27 Abril, 2026 09:36 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Chuva intensa e trovoadas colocam três distritos em aviso amarelo, num quadro de instabilidade atmosférica que exige atenção redobrada

Operação Stop da GNR.
Auto, Nacional

Nem carta, nem seguro: autoridades apertam o cerco a este comprovativo do carro e a multa pode chegar aos 1.250€

12:45 29 Abril, 2026 12:28 29 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Falha detetada em milhares de veículos está a motivar multas nas estradas e pode pesar bastante no bolso dos condutores

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Operação da GNR resulta em três detenções por tráfico de droga em Albufeira

07:20 29 Abril, 2026 09:57 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

GNR detém três homens por tráfico de droga em Albufeira e apreende haxixe, cocaína, ecstasy e mais de mil euros em numerário

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional, Tech

Segurança Social a ‘apertar’: nova regra é obrigatória e entra em vigor já nesta data

17:00 29 Abril, 2026 16:04 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova medida da Segurança Social torna obrigatória a autenticação de dois fatores no portal a partir de 12 de maio. Saiba o que muda no acesso

Corte de luz em casa.
Economia, Europa

Apagão à vista? Espanhóis avisam quanto dinheiro deve ter em casa no caso de falhar o Multibanco e os pagamentos digitais

11:10 29 Abril, 2026 11:05 29 Abril, 2026 | João Luís

Apagão pode acontecer: saiba quanto dinheiro deve ter em casa para garantir compras essenciais quando os pagamentos digitais não funcionam

Algarve, Cultura, Opinião

A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo

18:10 29 Abril, 2026 18:18 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

A evolução da costa do Guadiana revela como Castro Marim perdeu o seu papel portuário ao longo dos séculos

Algarve

PJ de Portimão detém suspeito e apreende 4,8 milhões em operação internacional de droga

14:37 29 Abril, 2026 14:37 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Investigação por tráfico em quatro distritos leva PJ de Portimão a deter suspeito e apreender 4,8 milhões de euros escondidos numa carrinha

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Gastronomia, Saúde

Cardiologistas alertam: alimento ‘inofensivo’ que muitos portugueses comem ao pequeno-almoço aumenta risco de doença cardiovascular

20:20 29 Abril, 2026 20:27 29 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos portugueses escolhem este alimento ao pequeno-almoço, mas o seu consumo frequente pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares

Homem carrega irmã falecida. Crédito: Foto DR
Mundo

Insólito: homem desenterra irmã e leva esqueleto ao banco para tentar levantar pouco mais de 200€

16:30 29 Abril, 2026 15:45 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Caso insólito aconteceu na Índia e tornou-se viral nas redes sociais. Homem terá levado os restos mortais da irmã ao banco após dificuldades em provar o óbito

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Pessoas a passear à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

O céu vai ‘desabar’: chuva a potes e trovoadas fortes colocam estes três distritos em aviso amarelo

11:00 27 Abril, 2026 09:36 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Chuva intensa e trovoadas colocam três distritos em aviso amarelo, num quadro de instabilidade atmosférica que exige atenção redobrada

Últimas Notícias

  • Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h
    Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h
  • Cardiologistas alertam: alimento ‘inofensivo’ que muitos portugueses comem ao pequeno-almoço aumenta risco de doença cardiovascular
    Cardiologistas alertam: alimento ‘inofensivo’ que muitos portugueses comem ao pequeno-almoço aumenta risco de doença cardiovascular
  • Milhares de carros já chumbaram na inspeção por isto: nova regra entrou em vigor este ano e muitos condutores ainda não estão a par
    Milhares de carros já chumbaram na inspeção por isto: nova regra entrou em vigor este ano e muitos condutores ainda não estão a par
  • Alunas do Colégio Internacional de Vilamoura vencem torneio de basquetebol em Lisboa
    Alunas do Colégio Internacional de Vilamoura vencem torneio de basquetebol em Lisboa
  • Adeus cartas da Segurança Social: esta mudança pode dar ‘dores de cabeça’ a muitos contribuintes e é isto que tem de fazer
    Adeus cartas da Segurança Social: esta mudança pode dar ‘dores de cabeça’ a muitos contribuintes e é isto que tem de fazer
  • Adeus passwords: esta tecnologia permite fazer login nas suas contas com maior segurança
    Adeus passwords: esta tecnologia permite fazer login nas suas contas com maior segurança

Opinião

  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
  • Politicamente (in)correto: Quando me quiserem calado, é porque ainda faço falta | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Quando me quiserem calado, é porque ainda faço falta | Por Francisco Moleiro
  • Economia portuguesa manteve-se na 18.ª posição da UE em 2025, três posições abaixo de 2000
    Economia portuguesa manteve-se na 18.ª posição da UE em 2025, três posições abaixo de 2000
  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal