Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Algarve, Edição Papel

Primeiro ‘boutique’ hotel de luxo de Faro deverá abrir até 2027

Faro prepara-se para receber um novo hotel de cinco estrelas num edifício histórico, com jardim interior, piscina e serviço personalizado

14:19 6 Abril, 2025 19:16 3 Abril, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O primeiro ‘boutique’ hotel de luxo de Faro vai abrir até 2027, construído num edifício do século XVI situado no centro histórico da capital algarvia, disseram à Lusa os promotores do projeto.

A nova unidade de cinco estrelas, com 29 quartos, é dirigida a um segmento de luxo e terá um jardim interior, uma piscina no terraço, um ginásio, uma sala multiúsos para reuniões e também restaurante e bar, explicou Tatiana Vieira, gestora do projeto.

“Se tudo correr como planeado, esperamos abrir no final de 2026, início de 2027”, referiu, adiantado que planeiam também acolher no The Ashana pequenos eventos, como exposições artísticas, música ao vivo e outras iniciativas culturais.

O hotel, descrito pelos promotores como um “oásis urbano”, é o primeiro a ser concebido e construído de raiz em Portugal pela Terra International, empresa familiar do setor da construção, presente no Algarve há 10 anos, com hotéis na Áustria, Bulgária e nos Estados Unidos.

Tatiana Vieira considera que Faro tem “muito potencial” e uma grande “variedade de coisas para oferecer”, mas tem estado em “segundo plano” em termos de procura, embora nos últimos anos se verifique um aumento dos turistas na cidade.

“O principal motivo pelo qual os turistas vêm a Faro é a história e, por isso, fazer um hotel convencional não teria tanto sentido. O que está na moda agora é o estilo escandinavo, minimalista. Mas não é isso que queremos. Queremos abraçar a história da cidade”, acrescentou.

Nesse sentido, o novo hotel, o segundo de cinco estrelas a nascer na cidade, celebra o património da cidade, recuperando um pouco da arquitetura mourisca e combinando-a com a arquitetura moderna portuguesa, referiu o arquiteto responsável pelo projeto, Nelson Gaitinha.

“Não queríamos que fosse um projeto para o turismo de massas, mas sim algo com mais caráter do que os padrões estabelecidos pelas grandes cadeias. Queríamos fazer algo diferente do modelo ‘standard’, pois o turismo tornou-se muito orientado para marcas e padronizado”, sublinhou.

Mas a diferença não é só ao nível estrutural, com esta nova unidade, o grupo pretende criar uma oferta “diferente e criativa”, que inclui um atendimento ao cliente mais personalizado, uma espécie de mordomo que o apoia durante a estadia.

“Esta diferença não tem só a ver com a estrutura, mas também com o serviço que vamos prestar. Queremos afastar-nos do conceito tradicional de rececionista, empregado de mesa ou ‘barman’ e ter um serviço em que o hóspede é recebido por alguém que o acompanha ao longo de toda a estadia”, explicou.

Em junho de 2021 abriu o primeiro hotel de cinco estrelas da capital algarvia, com um total de 103 quartos, dois restaurantes, bares, ‘spa’, uma piscina interior e outra exterior, esta última instalada na cobertura do edifício com vista para a Ria Formosa.

Implantado numa área com 2.500 metros quadrados no centro da cidade, o 3HB Faro resultou da recuperação de dois edifícios, um dos quais centenário, num investimento do grupo hoteleiro 3HB Hotels.

Leia também: Especialistas garantem: este peixe muito consumido em Portugal é dos mais afetados por parasitas

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Algarve

Detidos em Albufeira por tráfico: GNR apreende cocaína, dinheiro e veículos

12:43 4 Julho, 2026 12:44 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

GNR deteve dois suspeitos em Albufeira e apreendeu cocaína, haxixe, canábis, 11 622 euros, 990 libras, telemóveis, balanças e dois veículos

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 17:42 4 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal anulou a decisão e condenou a empresa

Algarve Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 17:12 4 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

Nacional

Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola

18:40 4 Julho, 2026 18:41 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

O jovem "encontrava-se a banhos na zona das Azenhas do Guadiana, tendo entrado em dificuldades na água, acabando por desaparecer”

Algarve Cultura Gastronomia

Festas de Boliqueime juntam tradição, música e gastronomia regional

09:34 4 Julho, 2026 09:25 4 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Boliqueime volta a celebrar as suas festas populares com animação, petiscos e participação das coletividades locais

Algarve Vida & Lazer

“Cubik Summer” anima verão no Forum Algarve entre julho e setembro

10:00 4 Julho, 2026 20:00 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa decorre entre 9 de julho e 13 de setembro, com experiências imersivas, trampolins, obstáculos e jogos interativos

Opinião Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 14:00 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Radar de velocidade.
Auto Nacional

Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização

13:20 3 Julho, 2026 12:45 3 Julho, 2026 | João Luís

Radar de velocidade registou 7.526 infrações numa estrada portuguesa muito movimentada. Saiba qual é a localização

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Algarve

Detidos em Albufeira por tráfico: GNR apreende cocaína, dinheiro e veículos

12:43 4 Julho, 2026 12:44 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

GNR deteve dois suspeitos em Albufeira e apreendeu cocaína, haxixe, canábis, 11 622 euros, 990 libras, telemóveis, balanças e dois veículos

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 17:42 4 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal anulou a decisão e condenou a empresa

Algarve, Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 17:12 4 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

Nacional

Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola

18:40 4 Julho, 2026 18:41 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

O jovem "encontrava-se a banhos na zona das Azenhas do Guadiana, tendo entrado em dificuldades na água, acabando por desaparecer”

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festas de Boliqueime juntam tradição, música e gastronomia regional

09:34 4 Julho, 2026 09:25 4 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Boliqueime volta a celebrar as suas festas populares com animação, petiscos e participação das coletividades locais

Algarve, Vida & Lazer

“Cubik Summer” anima verão no Forum Algarve entre julho e setembro

10:00 4 Julho, 2026 20:00 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa decorre entre 9 de julho e 13 de setembro, com experiências imersivas, trampolins, obstáculos e jogos interativos

Opinião, Saúde

Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas

07:30 4 Julho, 2026 11:48 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os alimentos com elevado teor em água tendem a ser menos calóricos, para além de contribuírem com um bom aporte de fibra, que promove a função intestinal e a saciedade"

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 14:00 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Radar de velocidade.
Auto, Nacional

Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização

13:20 3 Julho, 2026 12:45 3 Julho, 2026 | João Luís

Radar de velocidade registou 7.526 infrações numa estrada portuguesa muito movimentada. Saiba qual é a localização

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Últimas Notícias

  • Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil
    Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil
  • Banco de Portugal deixa alerta: não entregue dinheiro a estes intermediários de crédito
    Banco de Portugal deixa alerta: não entregue dinheiro a estes intermediários de crédito
  • Feira Popular de Loulé recebe José Cid, Gisela João e tradição algarvia
    Feira Popular de Loulé recebe José Cid, Gisela João e tradição algarvia
  • Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento
    Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento
  • Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola
    Encontrado corpo do jovem de 16 anos desaparecido no rio Guadiana em Mértola

Opinião

  • Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
    Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

Europe Direct Algarve

  • Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
    Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal