A Feira do Livro de Portimão realiza-se entre os dias 19 de junho e 5 de julho, na Antiga Lota de Portimão, reunindo autores, leitores, editoras, livreiros e agentes culturais num dos principais eventos de promoção do livro e da leitura no concelho.
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Portimão e pela Promobooks.net, com a parceria da Bookas.pt, Páginas Otimistas e da agente cultural Analita Alves dos Santos.
Segundo a organização, a Feira do Livro de Portimão “constitui um dos mais relevantes eventos de promoção do livro, da leitura e da cultura no concelho”, afirmando-se como um espaço de encontro entre diferentes públicos e protagonistas do setor cultural.
O evento pretende reforçar o papel da leitura como instrumento de desenvolvimento cultural, educativo e social, promovendo também a democratização do acesso ao livro e à criação literária contemporânea.
Programação junta autores, famílias e comunidade
Ao longo de 17 dias, a feira disponibiliza uma ampla oferta editorial, abrangendo vários géneros literários, áreas temáticas e públicos-alvo.
Paralelamente à componente expositiva e comercial, será desenvolvido um programa cultural diversificado, com apresentações de livros, conversas literárias, sessões de autógrafos, debates, atividades para crianças, momentos musicais, performances artísticas e ações de promoção da leitura.
Entre os convidados destacam-se nomes como Gonçalo M. Tavares, Raul Minh’Alma, David Machado, Rita Redshoes, Inês Pedrosa, Teolinda Gersão, Pedro Chagas Freitas, Isabel Zambujal, Samuel Pimenta, Lourenço Seruya, Fábio Ventura, Miguel D’Alte, Filipa Amorim, Bárbara Cardoso, Mónica Afonso, José Alberto Quaresma, Júlia Domingues, James McSill, Virgílio Machado, Sofia Serrano, Joana Aires Gomes, Nuno Gonçalves e Sofia Brito, entre outros.
O programa inclui ainda mesas-redondas dedicadas à literatura contemporânea, escrita criativa, romance young adult, jornalismo de investigação, literatura infantil, criação poética e valorização das novas vozes da literatura portuguesa.
Programação dará especial atenção às crianças e às famílias
A programação dará também especial atenção às crianças e às famílias, com horas do conto, sessões de leitura animada, storytelling, oficinas criativas, atividades sensoriais, laboratórios de experimentação e dinâmicas de promoção da leitura em família.
De acordo com a organização, estas atividades serão dinamizadas por autores, mediadores de leitura, educadores e profissionais especializados na área da infância, reconhecendo “a importância da formação de leitores desde a infância”.
A Feira do Livro de Portimão contará ainda com momentos de animação cultural e participação comunitária, incluindo atuações musicais, concertos, dança, yoga para crianças, demonstrações de taekwondo e karaté, projetos artísticos colaborativos e apresentações ligadas à educação, ao bem-estar e à cidadania.
Esta diversidade programática reforça, segundo a organização, “o caráter transversal e inclusivo do evento”, aproximando cultura, educação, desporto e comunidade.
A feira dirige-se a crianças, jovens, famílias, comunidade educativa, leitores habituais, público sénior, turistas nacionais e estrangeiros, profissionais do setor editorial e associações culturais e educativas.
O evento decorre na Antiga Lota de Portimão, entre 19 de junho e 5 de julho, com horário de funcionamento das 10:00 às 13:00 e das 18:00 às 00:00.
Leia também: Especialistas debatem em Albufeira novo regime urbanístico
















