O Programa de Educação e Proteção Ambiental (PEPA) da EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão arrancou em março de 2024 e, no seu primeiro ano, teve um impacto significativo na comunidade. Com 295 ações realizadas, o programa alcançou diretamente 7.222 pessoas, através de iniciativas em escolas e eventos, reforçando o compromisso da empresa com a educação e sensibilização ambiental.
No contexto escolar, o PEPA dinamizou 132 ações em escolas públicas e privadas de Portimão, envolvendo 3.059 alunos, dos 3 aos 15 anos. Para além das escolas, a EMARP marcou presença em 25 eventos, em parceria com instituições, associações e empresas, sensibilizando cerca de 4.163 cidadãos.

A equipa de educação ambiental da EMARP promove atividades dinâmicas e interativas que incentivam a reflexão e o diálogo sobre temas fundamentais como Sustentabilidade, Água e Saneamento, Gestão de Resíduos e Economia Circular.
Todas as iniciativas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando a importância da mudança de hábitos para um planeta mais sustentável.

Mais do que números, o PEPA representa um investimento no desenvolvimento social e ambiental da comunidade.
A EMARP acredita que “a educação ambiental, em todas as faixas etárias e contextos sociais, é um pilar essencial para a construção de uma sociedade mais sustentável e responsável. Cada cidadão tem um papel fundamental na preservação dos recursos naturais, e a sensibilização é o primeiro passo para transformar comportamentos e garantir um futuro sustentável para todos”.
Leia também: Conheça o método holandês para secar roupa em tempo recorde sem precisar de máquina