Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Câmara de videovigilância. Crédito: Freepik AI
Algarve

Lagos obtém luz verde para videovigilância na área da GNR

Governo autoriza videovigilância em Lagos na área da GNR, mas autarquia aguarda decisão para zona sob jurisdição da PSP

19:20 17 Março, 2026 18:57 17 Março, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Câmara de Lagos obteve autorização do Governo para instalar um sistema de videovigilância na área sob responsabilidade da GNR, permanecendo ainda em falta a decisão relativa à zona de jurisdição da PSP, revelou o presidente da autarquia.

O despacho, publicado hoje em Diário da República (DR) e assinado pelo secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, autoriza “a instalação e utilização de um sistema de videovigilância em Lagos”.

Ainda assim, o presidente da Câmara, Hugo Pereira, explicou à agência Lusa que o lançamento do concurso para aquisição dos equipamentos está dependente da aprovação do sistema relativo à área da PSP.

“A videovigilância no concelho tem duas partes, tem uma parte de jurisdição da GNR, que foi a que hoje foi publicada autorização no DR, que é a mais pequena, em termos de número de câmaras, e depois tem a outra parte que é na zona de jurisdição da PSP, que é a que tem mais câmaras, e essa aguarda ainda a publicação”, afirmou o autarca.

Concurso depende de segunda autorização

O presidente da Câmara algarvia disse que o município tem “tudo preparado em termos de pontos de ligação de energia e de comunicações 5G” e o procedimento concursal para aquisição das câmaras de videovigilância, dos materiais para as salas de observação e o equipamento de apoio já está “orientado”, mas frisou que o concurso só poderá ser lançado quando a segunda autorização for publicada.

“Não podemos meter o concurso na rua sem termos a efetiva autorização das duas zonas da videovigilância”, justificou, frisando que cada força de segurança ficará responsável pelo controlo da sua área de jurisdição.

Questionado sobre a expectativa do município quanto à publicação da segunda autorização para a videovigilância no concelho, Hugo Pereira respondeu que, “se tudo correr bem, até o final do mês” a área de jurisdição da PSP também obterá autorização por parte do Ministério da Administração Interna.

Sistema abrangerá todo o concelho

A Câmara de Lagos poderá assim lançar “durante o mês de abril” o concurso para “aquisição de todo o ‘hardware’, ‘software’ e equipamentos para a videovigilância”, que será instalada “por todo o concelho” e contribuirá para reforçar a segurança das zonas públicas onde há maiores movimentos populacionais e para controlar o trânsito, argumentou o autarca do município do distrito de Faro.

As escolas, as entradas e saídas das freguesias, a zona urbana mais central ou o centro histórico são algumas das áreas onde está prevista a instalação de câmaras de videovigilância, indicou o presidente da Câmara de Lagos.

O DR publicou hoje o Despacho n.º 3434/2026, que autoriza a instalação e utilização de um sistema de videovigilância “composto por 23 câmaras, em Lagos, nos termos propostos no memorando da Guarda Nacional Republicana, de 03 de novembro de 2025, e de acordo com as recomendações emitidas pela Comissão Nacional de Proteção de Dados no parecer n.º 2026/2, de 6 de janeiro de 2026”.

O despacho refere que a autorização é dada “por um período de três anos, a contar da data da publicação”, que pode ser renovado “até 60 dias antes de caducar o prazo”.

Lagos dá assim mais um passo para se tornar no sexto concelho do Algarve a contar com videovigilância, sistema que funciona já em Olhão, Portimão, Faro, Albufeira e Loulé.

Leia também: Magistrados reúnem-se em Faro para avaliar funcionamento da justiça

Circulação numa rotunda.
Auto Nacional Vídeo

PSP explica como circular corretamente numa rotunda e evitar multas de até 300 euros

09:00 13 Abril, 2026 00:56 13 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Muitos condutores continuam a cometer erros nas rotundas e a PSP decidiu voltar a explicar o que diz a lei sobre esta manobra

Algarve Desporto

KlubeSol promove walking football na Fuzeta

09:10 13 Abril, 2026 09:07 13 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão afirma-se no walking football com evento na Fuzeta e participação em torneio internacional na Madeira

Radar de velocidade.
Auto Europa

Espanha está a multar condutores que viajam sozinhos no carro: esta é a forma de ‘escapar’ aos novos radares

08:10 13 Abril, 2026 14:26 12 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Condutores já podem ser multados em algumas estradas em Espanha por circularem sozinhos no carro, graças aos novos radares

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Economia

Um carro para a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:10 12 Abril, 2026 20:10 12 Abril, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Rolo de papel higiénico.
Economia Nacional

Relógio está a contar: este é o último dia em que vai poder comprar papel higiénico ao preço habitual

06:40 13 Abril, 2026 13:08 12 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Preço do papel higiénico vai aumentar significativamente e já se sabe até que data vai poder comprá-lo ao preço habitual

Algarve Cultura Política

Faro acolhe mostra artística sobre a Revolução dos Cravos com obras de um antigo aluno do Liceu

09:35 13 Abril, 2026 09:41 13 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição de arte naïf figurativa “A Revolução dos Cravos vista pelos Olhos do Coração” é apresentada no Museu do Lyceu de Faro

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Atenção ao ano: condutores que tiraram a carta de condução entre estas datas têm um prazo de renovação diferente

17:30 11 Abril, 2026 15:09 10 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

O ano em que tirou a carta de condução pode mudar por completo o calendário de renovação em Portugal

Algarve Cultura

Helena Silva apresenta obra sobre desenvolvimento pessoal na Biblioteca de Loulé

08:28 13 Abril, 2026 08:30 13 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Livro de Helena Silva convida à reflexão interior, abordando meditação, desenvolvimento pessoal e ligação entre ciclos da natureza e vivência humana

Economia Europe Direct Algarve

CCDR Algarve reúne autarcas e Governo para acelerar execução do Portugal 2030

07:00 13 Abril, 2026 06:56 13 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve debate execução do Portugal 2030 com foco em investimentos estratégicos e fundos europeus

Dia de sol em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus às “águas mil”: mudança radical do tempo chega neste dia a Portugal e temperaturas podem atingir 25 graus

06:30 13 Abril, 2026 14:27 12 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda e terça-feira trazem chuva fraca e dispersa a vários distritos de Portugal continental, mas a instabilidade perde força a meio da semana

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

09:30 12 Abril, 2026 01:16 12 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

O arranque da próxima semana em Portugal será marcado pela ocorrência de chuva e pela sensação de tempo 'fresco'

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€ por mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:30 11 Abril, 2026 08:08 12 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino de custo de vida barato e clima quente 'perto' de Portugal para aproveitar a reforma

Morango frescos. Créditos: Freepik
Vida & Lazer

Conheça o truque caseiro para manter os morangos frescos por mais dias

17:11 12 Abril, 2026 17:13 12 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Morangos estragam-se depressa no frigorífico, mas há um truque simples que pode ajudar a conservá-los por mais tempo

Algarve

Miss Teen Petite Portugal 2026 leva Algarve a concurso internacional em El Salvador

07:49 13 Abril, 2026 07:56 13 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve representado em concurso internacional de beleza por Soraya Martinheira, jovem de Faro eleita Miss Teen Petite Portugal 2026

Algarve Nacional

Operação Campo Seguro apreendeu no Algarve mais de 1,3 toneladas de alfarroba e abacate

12:30 12 Abril, 2026 12:28 12 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

A apreensão de alfarroba no distrito de Faro reforça impacto da Operação Campo Seguro da GNR no setor agrícola

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Especialistas avisam: este detalhe no telemóvel pode abrir portas a fraudes

21:00 12 Abril, 2026 19:57 12 Abril, 2026 | João Luís

Pode parecer banal, mas está presente em muitos telemóveis e pode ser explorado por fraudes: especialistas deixam aviso

Circulação numa rotunda.
Auto, Nacional, Vídeo

PSP explica como circular corretamente numa rotunda e evitar multas de até 300 euros

09:00 13 Abril, 2026 00:56 13 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Muitos condutores continuam a cometer erros nas rotundas e a PSP decidiu voltar a explicar o que diz a lei sobre esta manobra

Algarve, Desporto

KlubeSol promove walking football na Fuzeta

09:10 13 Abril, 2026 09:07 13 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão afirma-se no walking football com evento na Fuzeta e participação em torneio internacional na Madeira

Radar de velocidade.
Auto, Europa

Espanha está a multar condutores que viajam sozinhos no carro: esta é a forma de ‘escapar’ aos novos radares

08:10 13 Abril, 2026 14:26 12 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Condutores já podem ser multados em algumas estradas em Espanha por circularem sozinhos no carro, graças aos novos radares

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Um carro para a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:10 12 Abril, 2026 20:10 12 Abril, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Rolo de papel higiénico.
Economia, Nacional

Relógio está a contar: este é o último dia em que vai poder comprar papel higiénico ao preço habitual

06:40 13 Abril, 2026 13:08 12 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Preço do papel higiénico vai aumentar significativamente e já se sabe até que data vai poder comprá-lo ao preço habitual

Algarve, Cultura, Política

Faro acolhe mostra artística sobre a Revolução dos Cravos com obras de um antigo aluno do Liceu

09:35 13 Abril, 2026 09:41 13 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição de arte naïf figurativa “A Revolução dos Cravos vista pelos Olhos do Coração” é apresentada no Museu do Lyceu de Faro

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Atenção ao ano: condutores que tiraram a carta de condução entre estas datas têm um prazo de renovação diferente

17:30 11 Abril, 2026 15:09 10 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

O ano em que tirou a carta de condução pode mudar por completo o calendário de renovação em Portugal

Algarve, Cultura

Helena Silva apresenta obra sobre desenvolvimento pessoal na Biblioteca de Loulé

08:28 13 Abril, 2026 08:30 13 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Livro de Helena Silva convida à reflexão interior, abordando meditação, desenvolvimento pessoal e ligação entre ciclos da natureza e vivência humana

Economia, Europe Direct Algarve

CCDR Algarve reúne autarcas e Governo para acelerar execução do Portugal 2030

07:00 13 Abril, 2026 06:56 13 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve debate execução do Portugal 2030 com foco em investimentos estratégicos e fundos europeus

Dia de sol em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus às “águas mil”: mudança radical do tempo chega neste dia a Portugal e temperaturas podem atingir 25 graus

06:30 13 Abril, 2026 14:27 12 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda e terça-feira trazem chuva fraca e dispersa a vários distritos de Portugal continental, mas a instabilidade perde força a meio da semana

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

09:30 12 Abril, 2026 01:16 12 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

O arranque da próxima semana em Portugal será marcado pela ocorrência de chuva e pela sensação de tempo 'fresco'

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€ por mês temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:30 11 Abril, 2026 08:08 12 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino de custo de vida barato e clima quente 'perto' de Portugal para aproveitar a reforma

Morango frescos. Créditos: Freepik
Vida & Lazer

Conheça o truque caseiro para manter os morangos frescos por mais dias

17:11 12 Abril, 2026 17:13 12 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Morangos estragam-se depressa no frigorífico, mas há um truque simples que pode ajudar a conservá-los por mais tempo

Algarve

Miss Teen Petite Portugal 2026 leva Algarve a concurso internacional em El Salvador

07:49 13 Abril, 2026 07:56 13 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve representado em concurso internacional de beleza por Soraya Martinheira, jovem de Faro eleita Miss Teen Petite Portugal 2026

Algarve, Nacional

Operação Campo Seguro apreendeu no Algarve mais de 1,3 toneladas de alfarroba e abacate

12:30 12 Abril, 2026 12:28 12 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

A apreensão de alfarroba no distrito de Faro reforça impacto da Operação Campo Seguro da GNR no setor agrícola

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Especialistas avisam: este detalhe no telemóvel pode abrir portas a fraudes

21:00 12 Abril, 2026 19:57 12 Abril, 2026 | João Luís

Pode parecer banal, mas está presente em muitos telemóveis e pode ser explorado por fraudes: especialistas deixam aviso

Últimas Notícias

  • Faro acolhe mostra artística sobre a Revolução dos Cravos com obras de um antigo aluno do Liceu
    Faro acolhe mostra artística sobre a Revolução dos Cravos com obras de um antigo aluno do Liceu
  • KlubeSol promove walking football na Fuzeta
    KlubeSol promove walking football na Fuzeta
  • PSP explica como circular corretamente numa rotunda e evitar multas de até 300 euros
    PSP explica como circular corretamente numa rotunda e evitar multas de até 300 euros
  • Helena Silva apresenta obra sobre desenvolvimento pessoal na Biblioteca de Loulé
    Helena Silva apresenta obra sobre desenvolvimento pessoal na Biblioteca de Loulé
  • Espanha está a multar condutores que viajam sozinhos no carro: esta é a forma de ‘escapar’ aos novos radares
    Espanha está a multar condutores que viajam sozinhos no carro: esta é a forma de ‘escapar’ aos novos radares
  • Miss Teen Petite Portugal 2026 leva Algarve a concurso internacional em El Salvador
    Miss Teen Petite Portugal 2026 leva Algarve a concurso internacional em El Salvador

Opinião

  • Vacinação não é apenas uma escolha: é uma questão de acesso, literacia e equidade | Por Sónia Gonçalves
    Vacinação não é apenas uma escolha: é uma questão de acesso, literacia e equidade | Por Sónia Gonçalves
  • A coerência como medicina: o impacto de viver alinhado com os nossos valores | Por Joaquim Caeiro – o Guitta
    A coerência como medicina: o impacto de viver alinhado com os nossos valores | Por Joaquim Caeiro – o Guitta
  • A Morte do Artista | Por Tiago Manuel
    A Morte do Artista | Por Tiago Manuel
  • As teias do capitalismo | Por Luís Ganhão
    As teias do capitalismo | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • CCDR Algarve reúne autarcas e Governo para acelerar execução do Portugal 2030
    CCDR Algarve reúne autarcas e Governo para acelerar execução do Portugal 2030
  • À atenção de Portugal: UE prepara uma ‘revolução’ nos carros na Europa
    À atenção de Portugal: UE prepara uma ‘revolução’ nos carros na Europa
  • É oficial em Portugal e já ‘barrou’ milhares de pessoas: eis o que muda com o novo sistema de controlo de entradas e saídas imposto pela UE
    É oficial em Portugal e já ‘barrou’ milhares de pessoas: eis o que muda com o novo sistema de controlo de entradas e saídas imposto pela UE
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal