A Junta de Freguesia de Ferragudo lançou o projeto participativo “Ruas Com Alma”, que pretende envolver a população na sugestão e identificação de novos topónimos. A iniciativa tem como objetivo atribuir nome a mais de 60 artérias atualmente sem designação oficial.
O processo decorre de forma colaborativa, permitindo que os cidadãos participem online ou entreguem as suas sugestões diretamente na Junta de Freguesia. Paralelamente, será formado um conselho de cidadãos, composto por ferragudenses, historiadores, antigos e atuais autarcas, que terão a responsabilidade de analisar e propor novas designações.
No final, as propostas serão novamente disponibilizadas online, garantindo o acesso de toda a comunidade e permitindo a votação pública, de forma a assegurar que a escolha final represente verdadeiramente a identidade e a cultura local.
“Etimologicamente, a toponímia define-se como o estudo histórico ou linguístico dos nomes próprios dos lugares, traduzindo-se numa forma de identificação, orientação, comunicação e localização dos imóveis urbanos e rústicos e de referenciação e de valorização do património histórico e cultural”, salienta a Junta de Fregua de Ferragudo, acrescentando que por contribuir para a solidificação da identidade cultural dos agregados populacionais, reunindo valores simbólicos que veiculam a cultura das gentes, a toponímia é de extrema importância”.
Leia também: Reforma por invalidez: saiba quem tem direito e como pode pedir
