O Grupo Folclórico de Faro vai representar Portugal no Festival Internacional de Folclore “Sciampitta”, que decorre entre 9 e 16 de julho, em Quartu Sant’Elena, na Sardenha, Itália.
A participação leva àquela ilha italiana o folclore do Algarve, através de uma delegação composta por 31 elementos, entre bailadores, tocadores e cantadores. Segundo o grupo, esta será a primeira deslocação à Sardenha, a segunda maior ilha do mar Mediterrâneo.

O Festival Internacional “Sciampitta” realiza-se em Quartu Sant’Elena, a terceira maior cidade da Sardenha, situada a cerca de seis quilómetros de Cagliari, capital da região.
Organizado desde 1985 pela Associação “Città di Quarto 1928”, o festival afirmou-se como “um marco do verão da Sardenha”, promovendo a solidariedade, a amizade e o intercâmbio cultural entre grupos folclóricos de vários países.
Festival integra calendário internacional do CIOFF
Na sua 41.ª edição, o “Sciampitta” conta com grupos oriundos do Peru, da Argentina e de Portugal, além de várias formações de diferentes regiões italianas, incluindo Friuli e Sardenha.
O festival integra o calendário do CIOFF – Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais -, organização não-governamental internacional parceira oficial da UNESCO na salvaguarda, promoção e difusão do património cultural imaterial.

Para o Grupo Folclórico de Faro, esta presença representa uma nova oportunidade para divulgar as danças, cantares, trajes e tradições do Algarve num palco internacional, reforçando o papel do grupo enquanto embaixador cultural da região e do país.
A Sardenha, região autónoma italiana, é conhecida pela sua costa com mais de 1.800 quilómetros, pelas águas cristalinas de azul-turquesa e praias de areia branca, mas também por uma herança histórica marcada por vilas medievais preservadas e sítios arqueológicos de relevância internacional.
Grupo já representou Portugal em 22 países
O Grupo Folclórico de Faro, o mais antigo grupo de folclore do Algarve, é presença habitual em grandes festivais internacionais de folclore. Ao longo do seu percurso, já representou Portugal em 22 países de quatro continentes.
Entre os países por onde passou estão Espanha, França, Marrocos, Canadá, Estados Unidos da América, Itália, Brasil, Turquia, Suíça, México, Hungria, República Checa, Chipre, Grécia, Rússia, Eslovénia, Bélgica, Polónia, Argentina, Uruguai, Croácia e Lituânia.

Na Lituânia, no ano passado, o grupo conquistou várias distinções e prémios, incluindo o Grande Prémio do Festival.
Além da presença em festivais internacionais, o Grupo Folclórico de Faro é também o organizador do FolkFaro, considerado o maior festival internacional de folclore do sul de Portugal. A 22.ª edição decorre de 16 a 22 de agosto, cerca de um mês após o regresso da Sardenha.
O grupo anfitrião e organizador do festival da Sardenha participará este ano no FolkFaro, completando assim um intercâmbio cultural entre Faro e Quartu Sant’Elena.
Leia também: Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado



















