O Polo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte recebe, esta quarta-feira, 29 de outubro, às 19:00, a inauguração da exposição “Erva Doce a Cantar”, que será seguida de um concerto pelo Grupo Erva Doce.
O evento, promovido pelo Museu Municipal de Loulé, celebra os 40 anos de história do aclamado grupo de música tradicional portuguesa Erva Doce, fundado em Alte, e que se tornou uma referência na divulgação das sonoridades populares algarvias e nacionais.
Segundo a autarquia, “esta será uma ocasião de profunda emoção e celebração da música e das raízes culturais do nosso concelho, através das vozes daqueles que ajudaram a construir esta história”.
Criado numa mágica noite de Natal de 1985, o grupo Erva Doce marcou o panorama cultural português, levando o legado dos corridinhos, viras e chulas a centenas de palcos em Portugal, França e Espanha. Com mais de 300 atuações e três discos editados, o coletivo tornou-se embaixador das tradições algarvias.
A exposição retrospetiva agora inaugurada convida o público a redescobrir a trajetória, o impacto cultural e o contributo do grupo para a preservação do património imaterial da região.
O ponto alto da noite será o concerto comemorativo, que contará com a reunião de alguns dos membros originais da formação. Este momento promete uma viagem emotiva pela música tradicional portuguesa, evocando a energia e a autenticidade que sempre distinguiram o grupo.
















