Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Praia do Peneco, em Albufeira.
Praia do Peneco, em Albufeira. Crédito: Freepik
Algarve

Albufeira abre época balnear com dificuldades na contratação de nadadores-salvadores

Federação alerta para dificuldades em reter nadadores-salvadores e garantir equipas completas no arranque da época balnear

11:50 12 Maio, 2026 11:45 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A época balnear arranca oficialmente na sexta-feira em Albufeira, mas a falta de nadadores-salvadores continua a dificultar a preparação atempada das praias, revelou à Lusa o presidente da Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores (FEPONS), Alexandre Tadeia.

Segundo o responsável, a dificuldade em contratar profissionais repete-se todos os anos, uma vez que o atual modelo “não atrai nadadores-salvadores e não retém” trabalhadores. Alexandre Tadeia considera que a profissão continua a ser pouco apelativa devido às longas cargas horárias, às condições exigentes e ao facto de grande parte dos profissionais serem estudantes universitários, disponíveis apenas durante os meses de verão.

“Isto quer dizer que todos os anos perdemos aproximadamente metade dos que trabalharam na época balneária anterior. E depois o sistema não é atrativo, não há incentivos. As condições de trabalho de nadadores-salvadores são muito duras, com muitas horas de trabalho, com um material que protege pouco e tudo isso contribui para que, por um lado, não atraia e, por outro lado, não retenha”, argumentou.

Apesar da realização anual de cursos de formação e da existência de cerca de 5.000 pessoas certificadas como nadadores-salvadores, Alexandre Tadeia sublinha que muitos são estudantes e que, “nesta altura, não estão disponíveis para trabalhar”, criando um “enorme problema” para os concessionários que pretendem iniciar a época balnear ainda em maio.

Recurso a trabalhadores estrangeiros mantém-se

“E, normalmente, só se consegue de facto resolver utilizando mão-de-obra estrangeira”, disse o presidente da FEPONS, frisando que, “mesmo com grande planeamento”, é “muito difícil” aos concessionários fazerem a contratação antes de junho.

Para Alexandre Tadeia, é preciso criar incentivos para tornar a profissão atrativa, ter carreiras profissionais que permitam aos nadadores-salvadores trabalhar todo o ano e apostar na formação de mão-de-obra local para ultrapassar também a dificuldade que muitos trabalhadores estrangeiros têm para encontrar alojamento a preços acessíveis.

A realização de programas de salvamento aquático e desportivo nas escolas e o reconhecimento por parte dos municípios de que esta área é também um investimento que tem frutos e deve ser assumido a nível local são outras das medidas propostas pela FEPONS, referiu.

Já o presidente da Associação de Nadadores-Salvadores de Albufeira, Jorge Azevedo, disse à Lusa que só é possível ter tudo pronto atempadamente com um trabalho que começa mal acaba a anterior época alta.

O responsável explicou que Albufeira tem a particularidade de contar com “cobertura” de socorristas na praia “durante o inverno, principalmente na frente de mar do município”, e nas piscinas municipais, mas a preparação de cada época balnear precisa de “um cuidado acrescido” e um trabalho de antecipação para garantir os meios necessários.

Albufeira inicia época balnear antes do resto do Algarve

O dirigente associativo afirmou que, embora a época balnear comece oficialmente na sexta-feira, há praias a funcionar desde 01 de maio e outras desde abril, havendo concessionários que dependem apenas de si.

No entanto, os que estão integrados no plano da associação dependem de um “trabalho conjunto de preparação” e “continuado” que permite ultrapassar a falta de nadadores-salvadores, com profissionais que provêm, muitas vezes, de países da América do Sul, como Argentina e Brasil.

“A Associação de Nadadores de Albufeira tenta fazer sempre cursos de formação para minimizar esse impacto da dificuldade de arranjar nadadores-salvadores, mas todos os anos temos aquela questão dos mais velhos que já não querem regressar, dos mais jovens que só querem trabalhar ou só podem […] trabalhar os meses de julho e agosto”, exemplificou.

Para ultrapassar a falta de nadadores-salvadores “tem que se recorrer muitas vezes a outras nacionalidades […], mas isso implica um planeamento sempre muito rigoroso e muito antecipado, porque todos os anos temos os mesmos problemas”, salientou.

Albufeira é o primeiro concelho do Algarve a iniciar oficialmente a época balnear, na sexta-feira (15 de maio) – nos restantes concelhos do distrito de Faro só começa a 01 de junho.

Leia também: Cadeia espanhola Mercadona chega a Faro em novembro e está a contratar

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Carro parado na garagem.
Auto Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Algarve

Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária

10:48 13 Junho, 2026 10:54 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Telmo Pinto, classificou como “gratificante” ver as praias com dezenas de metros de areia e a poderem ser utilizadas pelos banhistas em segurança

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas

19:00 13 Junho, 2026 11:51 13 Junho, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Economia Edição Papel Europe Direct Algarve Opinião Política

Irritações cívicas | Por Mendes Bota

07:30 13 Junho, 2026 08:16 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dois dos municípios mais pujantes do Algarve, são dos mais avarentos. Faro, devolve a ninharia de 0,5%, e Olhão prescinde apenas de 1%. Há um elo comum chamado António Pina. Liderava Olhão, e agora chefia Faro. O sovina é o mesmo"

Algarve Economia Vida & Lazer

Faro reforça oferta de lazer com abertura da NEOFUN

18:10 12 Junho, 2026 18:07 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo centro combina atividade física, tecnologia e trabalho em equipa em desafios onde os participantes entram no jogo

Algarve Edição Papel Ensino

Infantário Pimpão: mais de 40 anos dedicados à infância em Tavira

10:00 13 Junho, 2026 10:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundado em 1983, o Infantário Pimpão tornou-se uma referência em Tavira pela proximidade às famílias e projeto educativo

Alecrim. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)

16:30 13 Junho, 2026 16:16 13 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Elimine maus odores com um simples ramo de alecrim. Há um local em casa onde o deve mesmo colocar para obter melhores resultados

JOAQUIM MANUEL DA SILVA - Juiz Desembargador. Foto DR
Edição Papel Opinião

O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva

15:20 13 Junho, 2026 16:14 13 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Justiça restaurativa, apontamentos sobre um novo protocolo: ‘Matar o casal conjugal, para fazer nascer o casal parental”

Algarve Economia Edição Papel

Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada

18:00 13 Junho, 2026 16:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Feriados de junho levam mais portugueses ao Algarve e deixam setor turístico confiante para a época alta que se aproxima

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Restaurante Sueste, Ferragudo.
Algarve Gastronomia

Restaurante algarvio onde Herman José e Luís Figo comem já está aberto e ali o peixe grelha-se na hora

17:50 12 Junho, 2026 16:35 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Ferragudo, o restaurante Sueste reabre com nova gestão, peixe grelhado na hora e ligação reforçada ao rio Arade

Carro parado na garagem.
Auto, Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Algarve

Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária

10:48 13 Junho, 2026 10:54 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Telmo Pinto, classificou como “gratificante” ver as praias com dezenas de metros de areia e a poderem ser utilizadas pelos banhistas em segurança

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas

19:00 13 Junho, 2026 11:51 13 Junho, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Economia, Edição Papel, Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Irritações cívicas | Por Mendes Bota

07:30 13 Junho, 2026 08:16 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dois dos municípios mais pujantes do Algarve, são dos mais avarentos. Faro, devolve a ninharia de 0,5%, e Olhão prescinde apenas de 1%. Há um elo comum chamado António Pina. Liderava Olhão, e agora chefia Faro. O sovina é o mesmo"

Algarve, Economia, Vida & Lazer

Faro reforça oferta de lazer com abertura da NEOFUN

18:10 12 Junho, 2026 18:07 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo centro combina atividade física, tecnologia e trabalho em equipa em desafios onde os participantes entram no jogo

Algarve, Edição Papel, Ensino

Infantário Pimpão: mais de 40 anos dedicados à infância em Tavira

10:00 13 Junho, 2026 10:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundado em 1983, o Infantário Pimpão tornou-se uma referência em Tavira pela proximidade às famílias e projeto educativo

Alecrim. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)

16:30 13 Junho, 2026 16:16 13 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Elimine maus odores com um simples ramo de alecrim. Há um local em casa onde o deve mesmo colocar para obter melhores resultados

JOAQUIM MANUEL DA SILVA - Juiz Desembargador. Foto DR
Edição Papel, Opinião

O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva

15:20 13 Junho, 2026 16:14 13 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Justiça restaurativa, apontamentos sobre um novo protocolo: ‘Matar o casal conjugal, para fazer nascer o casal parental”

Algarve, Economia, Edição Papel

Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada

18:00 13 Junho, 2026 16:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Feriados de junho levam mais portugueses ao Algarve e deixam setor turístico confiante para a época alta que se aproxima

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Restaurante Sueste, Ferragudo.
Algarve, Gastronomia

Restaurante algarvio onde Herman José e Luís Figo comem já está aberto e ali o peixe grelha-se na hora

17:50 12 Junho, 2026 16:35 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Ferragudo, o restaurante Sueste reabre com nova gestão, peixe grelhado na hora e ligação reforçada ao rio Arade

Últimas Notícias

  • Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas
    Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas
  • Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada
    Algarve ganha fôlego com feriados de junho e hotéis perto da lotação esgotada
  • Entrevista ao poeta louletano Miguel Duarte: “Quem não é daqui é que é periférico”
    Entrevista ao poeta louletano Miguel Duarte: “Quem não é daqui é que é periférico”
  • Francisco Amaral critica consulta de tabagismo no IPO marcada para 2027
    Francisco Amaral critica consulta de tabagismo no IPO marcada para 2027
  • Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)
    Tem alecrim em casa? Há um local onde o deve mesmo colocar (e poucos sabem qual)
  • Mundial2026: As participações de Portugal, edição a edição
    Mundial2026: As participações de Portugal, edição a edição

Opinião

  • O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
    O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
  • Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
    Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
    Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
    “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
  • Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
    Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal