Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Praia do Peneco, em Albufeira.
Praia do Peneco, em Albufeira. Crédito: Freepik
Algarve

Albufeira abre época balnear com dificuldades na contratação de nadadores-salvadores

Federação alerta para dificuldades em reter nadadores-salvadores e garantir equipas completas no arranque da época balnear

11:50 12 Maio, 2026 11:45 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A época balnear arranca oficialmente na sexta-feira em Albufeira, mas a falta de nadadores-salvadores continua a dificultar a preparação atempada das praias, revelou à Lusa o presidente da Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores (FEPONS), Alexandre Tadeia.

Segundo o responsável, a dificuldade em contratar profissionais repete-se todos os anos, uma vez que o atual modelo “não atrai nadadores-salvadores e não retém” trabalhadores. Alexandre Tadeia considera que a profissão continua a ser pouco apelativa devido às longas cargas horárias, às condições exigentes e ao facto de grande parte dos profissionais serem estudantes universitários, disponíveis apenas durante os meses de verão.

“Isto quer dizer que todos os anos perdemos aproximadamente metade dos que trabalharam na época balneária anterior. E depois o sistema não é atrativo, não há incentivos. As condições de trabalho de nadadores-salvadores são muito duras, com muitas horas de trabalho, com um material que protege pouco e tudo isso contribui para que, por um lado, não atraia e, por outro lado, não retenha”, argumentou.

Apesar da realização anual de cursos de formação e da existência de cerca de 5.000 pessoas certificadas como nadadores-salvadores, Alexandre Tadeia sublinha que muitos são estudantes e que, “nesta altura, não estão disponíveis para trabalhar”, criando um “enorme problema” para os concessionários que pretendem iniciar a época balnear ainda em maio.

Recurso a trabalhadores estrangeiros mantém-se

“E, normalmente, só se consegue de facto resolver utilizando mão-de-obra estrangeira”, disse o presidente da FEPONS, frisando que, “mesmo com grande planeamento”, é “muito difícil” aos concessionários fazerem a contratação antes de junho.

Para Alexandre Tadeia, é preciso criar incentivos para tornar a profissão atrativa, ter carreiras profissionais que permitam aos nadadores-salvadores trabalhar todo o ano e apostar na formação de mão-de-obra local para ultrapassar também a dificuldade que muitos trabalhadores estrangeiros têm para encontrar alojamento a preços acessíveis.

A realização de programas de salvamento aquático e desportivo nas escolas e o reconhecimento por parte dos municípios de que esta área é também um investimento que tem frutos e deve ser assumido a nível local são outras das medidas propostas pela FEPONS, referiu.

Já o presidente da Associação de Nadadores-Salvadores de Albufeira, Jorge Azevedo, disse à Lusa que só é possível ter tudo pronto atempadamente com um trabalho que começa mal acaba a anterior época alta.

O responsável explicou que Albufeira tem a particularidade de contar com “cobertura” de socorristas na praia “durante o inverno, principalmente na frente de mar do município”, e nas piscinas municipais, mas a preparação de cada época balnear precisa de “um cuidado acrescido” e um trabalho de antecipação para garantir os meios necessários.

Albufeira inicia época balnear antes do resto do Algarve

O dirigente associativo afirmou que, embora a época balnear comece oficialmente na sexta-feira, há praias a funcionar desde 01 de maio e outras desde abril, havendo concessionários que dependem apenas de si.

No entanto, os que estão integrados no plano da associação dependem de um “trabalho conjunto de preparação” e “continuado” que permite ultrapassar a falta de nadadores-salvadores, com profissionais que provêm, muitas vezes, de países da América do Sul, como Argentina e Brasil.

“A Associação de Nadadores de Albufeira tenta fazer sempre cursos de formação para minimizar esse impacto da dificuldade de arranjar nadadores-salvadores, mas todos os anos temos aquela questão dos mais velhos que já não querem regressar, dos mais jovens que só querem trabalhar ou só podem […] trabalhar os meses de julho e agosto”, exemplificou.

Para ultrapassar a falta de nadadores-salvadores “tem que se recorrer muitas vezes a outras nacionalidades […], mas isso implica um planeamento sempre muito rigoroso e muito antecipado, porque todos os anos temos os mesmos problemas”, salientou.

Albufeira é o primeiro concelho do Algarve a iniciar oficialmente a época balnear, na sexta-feira (15 de maio) – nos restantes concelhos do distrito de Faro só começa a 01 de junho.

Leia também: Cadeia espanhola Mercadona chega a Faro em novembro e está a contratar

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sé do Porto.
Nacional Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Algarve Desporto Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Testes a motor a hidrogénio. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Estreia a nível mundial: motor 100% a hidrogénio gerou eletricidade pela primeira vez e já ‘alimentou’ este país europeu

17:20 14 Junho, 2026 16:16 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Motor gigante movido a hidrogénio forneceu pela primeira vez eletricidade a Espanha, numa busca contínua pelo uso de energias renováveis

Algarve Edição Papel

Especialistas debatem em Albufeira novo regime urbanístico

09:00 14 Junho, 2026 16:42 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, controlo prévio municipal, responsabilidade civil e inteligência artificial estarão em debate em Albufeira

Algarve Cultura

Restauro revela pinturas raras dos séculos XVI e XVIII ocultas sob camadas de cal em Tavira

08:00 14 Junho, 2026 11:21 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Pinturas murais escondidas há séculos são descobertas na Igreja de Santa Maria do Castelo em Tavira

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Anda a lavar toalhas e panos juntos? Pode estar a cometer um erro sem saber e há um detalhe decisivo

16:30 14 Junho, 2026 16:25 14 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Parece inofensivo, mas nem sempre deve fazê-lo. A regra muda consoante o uso e pode evitar problemas que muitos ignoram

Edição Papel Opinião

O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega

11:00 14 Junho, 2026 08:38 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cidadão poderá iniciar as obras 'oito dias após a apresentação do pedido'”

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Edição Papel Opinião

Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas

07:30 14 Junho, 2026 08:29 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Leão XIV escreve como quem observa o mundo sem ilusões, mas sem ceder ao cinismo".

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Sé do Porto.
Nacional, Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Algarve, Desporto, Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Testes a motor a hidrogénio. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Estreia a nível mundial: motor 100% a hidrogénio gerou eletricidade pela primeira vez e já ‘alimentou’ este país europeu

17:20 14 Junho, 2026 16:16 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Motor gigante movido a hidrogénio forneceu pela primeira vez eletricidade a Espanha, numa busca contínua pelo uso de energias renováveis

Algarve, Edição Papel

Especialistas debatem em Albufeira novo regime urbanístico

09:00 14 Junho, 2026 16:42 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, controlo prévio municipal, responsabilidade civil e inteligência artificial estarão em debate em Albufeira

Algarve, Cultura

Restauro revela pinturas raras dos séculos XVI e XVIII ocultas sob camadas de cal em Tavira

08:00 14 Junho, 2026 11:21 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Pinturas murais escondidas há séculos são descobertas na Igreja de Santa Maria do Castelo em Tavira

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Anda a lavar toalhas e panos juntos? Pode estar a cometer um erro sem saber e há um detalhe decisivo

16:30 14 Junho, 2026 16:25 14 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Parece inofensivo, mas nem sempre deve fazê-lo. A regra muda consoante o uso e pode evitar problemas que muitos ignoram

Edição Papel, Opinião

O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega

11:00 14 Junho, 2026 08:38 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cidadão poderá iniciar as obras 'oito dias após a apresentação do pedido'”

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Edição Papel, Opinião

Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas

07:30 14 Junho, 2026 08:29 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Leão XIV escreve como quem observa o mundo sem ilusões, mas sem ceder ao cinismo".

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Últimas Notícias

  • Pode levar multas superiores a 2.000 euros por fazer churrascos em casa? Conheça as situações e como evitar problemas
    Pode levar multas superiores a 2.000 euros por fazer churrascos em casa? Conheça as situações e como evitar problemas
  • IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos
    IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos
  • Atenção condutores: este hábito ‘inofensivo’ ao volante não é proibido mas pode acabar em multa
    Atenção condutores: este hábito ‘inofensivo’ ao volante não é proibido mas pode acabar em multa
  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Algarve conta com 209 médicos dentistas privados aderentes num total nacional de 5885
    Algarve conta com 209 médicos dentistas privados aderentes num total nacional de 5885
  • Deixou passar o prazo da inspeção do carro? Saiba o que deve fazer para evitar multa
    Deixou passar o prazo da inspeção do carro? Saiba o que deve fazer para evitar multa

Opinião

  • Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
    Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
  • O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
    O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
  • Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
    Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
  • O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
    O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal