A ANA Aeroportos de Portugal escolheu o Aeroporto de Faro para a apresentação do inovador Projecto SECAIR, naquela que será a primeira apresentação pública do sistema a nível Mundial, adiantou ao POSTAL Rui de Oliveira, responsável das relações públicas da empresa.
De acordo com estudos publicados, cerca de 90% das situações consideradas críticas em ambiente aeroportuário são relativas a acidentes verificados durante a permanência dos aviões em pista, nomeadamente, durante as operações de handling (cargas e descargas) e reabastecimento.
Com o projecto SECAIR, desenvolvido em parceria pela ANA e por um conjunto de outras empresas europeias, pretende-se implementar uma plataforma de gestão integrada dos diversos serviços aeroportuários em tempo real, disponibilizando informação e sistemas de gestão que evitem acidentes durante a operação de aeronaves, muito em particular, adiantou a ANA ao POSTAL, permitindo a disponibilização de alertas em tempo útil capazes de evitar a colisão das aeronaves com obstáculos.
O novo sistema será apresentado depois de amanhã, dia 12 de Fevereiro, no Aeroporto de Faro e contará com a presença de inúmeras entidades nacionais e internacionais com interesse na área, avança a empresa.
O SECAIR está em fase de conclusão e pretende dar resposta a questões importantes relacionadas com Security e Safety em ambientes aeroportuários e tem por objetivo investigar e desenvolver uma solução em tempo real de monitorização de Aeronaves, veículos e pessoas, no terminal de passageiros e área de movimento, independentemente das condições atmosféricas.
Em Faro, durante todo o dia, serão realizadas demonstrações práticas das funcionalidades do sistema, além da componente de apresentação teórica do mesmo aos convidados.
A ANA Aeroportos de Portugal foi recentemente privatizada sendo actualmente um activo da Vinci, um dos gigantes do sector da gestão concessionada a nível internacional, que assim passou a ser a proprietária dos direitos de concessão, pelo prazo de 50 anos, dos dez aeroportos de Portugal. A estes activos a Vinci soma na área e a nível mundial a gestão de dez aeroportos em França e três no Cambodja.