Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Mundo, Vida & Lazer

Um ‘tesouro escondido’: esta ilha foi descoberta por um português e é agora destino de eleição pelas praias paradisíacas

Situada a cerca de 9.500 km de Portugal, esta ilha de praias paradisíacas foi descoberta por portugueses no século XVI e é famosa pelas praias e pela diversidade cultural

13:30 28 Agosto, 2025 16:12 3 Março, 2026 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Durante os séculos XV a XVII, Portugal viveu a sua era de ouro com a expansão marítima, cruzando oceanos desconhecidos e criando rotas que mudaram o mundo. Foi nesse contexto que os navegadores portugueses avistaram, a mais de 9.000 quilómetros de casa, um arquipélago de praias tropicais paradisíacas que mais tarde viria a ser conhecido como Ilhas Maurícias.

A primeira referência aponta para Diogo Fernandes Pereira, que por volta de 1507 terá avistado a ilha. Há também registos que indicam Pedro de Mascarenhas em 1505, mas foi em 1512 que o arquipélago recebeu o nome de Mascarenhas, que incluía Maurícias, Reunião e Rodrigues. Embora nunca tenham colonizado o território, os portugueses foram os primeiros europeus a chegar e a registar estas terras, abrindo caminho aos neerlandeses, franceses e britânicos, de acordo com o blog de turismo Ilhas Maurício.

Entre África e o paraíso tropical

Localizadas no Oceano Índico, a cerca de 2.000 quilómetros da costa leste africana, as Ilhas Maurícias são hoje um destino turístico de luxo. Com praias paradisíacas de areia fina, águas cristalinas e vegetação exuberante, escondem, contudo, uma ligação direta a Portugal. Muito antes das estâncias balneares, foram escala estratégica nas rotas para a Índia.

A capital, Porto Luís, reflete o encontro de culturas que moldou a ilha ao longo dos séculos. O Mercado Central é um ponto de cores e aromas, com especiarias, frutas e artesanato, enquanto a Chinatown dá testemunho da presença asiática. Entre os locais mais emblemáticos está o Aapravasi Ghat, classificado pela UNESCO, antigo ponto de entrada de trabalhadores indianos após o fim da escravatura.

Arquitetura e sabores de várias origens

Embora os portugueses tenham iniciado o contacto, foram sobretudo neerlandeses, franceses e britânicos que deixaram marcas visíveis. Igrejas, casas coloniais e edifícios públicos mostram influências europeias adaptadas ao clima tropical, de acordo com a mesma fonte.

Na gastronomia, a fusão é evidente: pratos como o daube e o civet recordam tradições francesas, enquanto caris e chás remetem para a Índia e a China. A cana-de-açúcar, introduzida pelos portugueses, foi explorada por outros colonizadores e está na origem da produção de rum, um dos símbolos nacionais.

De economia agrícola a centro financeiro e turístico

Durante séculos, a economia das Maurícias girou em torno da cana-de-açúcar. Hoje, a ilha diversificou-se, apostando nos setores financeiro, industrial e, sobretudo, no turismo. Ainda assim, 90% da terra cultivada continua dedicada à cana, responsável por cerca de um quarto das exportações.

A criação da primeira zona franca do Oceano Índico atraiu empresas e investidores, mas foi o turismo que transformou a sociedade mauriciana, consolidando a ilha como um destino de excelência.

Cultura, espiritualidade e ritmo tropical

A literatura é um reflexo da diversidade cultural, com escritores como Ananda Devi e Dev Virahsawmy a retratarem uma sociedade marcada por várias línguas e religiões. No desporto, segundo a mesma fonte, destacam-se o futebol e o râguebi, mas foi o boxe que trouxe a primeira medalha olímpica em 2008, com Bruno Julie.

Também a espiritualidade marca presença nesta ilha de praias paradisíacas. O Grand Bassin, um lago sagrado para os hindus, atrai milhares de fiéis todos os anos, enquanto o Jardim Botânico de Pamplemousses impressiona com palmeiras e nenúfares gigantes. Já a música tradicional séga, de raízes africanas, é o coração das festas populares, transmitindo energia e identidade cultural.

O legado do dodó e uma curiosidade escondida

As Ilhas Maurícias, de acordo com o blog Ilhas Maurício, foram o único habitat do dodó, ave que desapareceu menos de 100 anos após a chegada dos europeus. Incapaz de voar e sem predadores naturais, tornou-se presa fácil para os navegadores e para os animais que estes introduziram. O dodó é hoje símbolo universal de extinção e memória histórica.

Uma curiosidade menos conhecida é que as Ilhas Maurícias foram o primeiro país africano a oferecer Internet gratuita em espaços públicos de todo o território. A iniciativa, lançada em 2015, pretendia reforçar a inclusão digital e projetar a ilha como destino moderno, conciliando tradição e inovação.

Leia também: PJ detém suspeito de atear fogos em três concelhos no Algarve

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Nacional

Psiquiatra teve relação com paciente e mandou interná-la após zanga: foi condenado por este motivo

12:51 11 Junho, 2026 12:51 11 Junho, 2026 | João Luís

Um psiquiatra foi condenado depois de pedir o internamento compulsivo de uma antiga paciente com quem manteve uma relação íntima

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Praia de Quarteira.
Algarve Tempo

Algarve regista temperaturas mais moderadas numa altura em que o calor intenso atinge o país

15:10 11 Junho, 2026 13:52 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

País enfrenta uma vaga de calor intensa até 13 de junho, mas o Algarve deverá registar temperaturas mais moderadas

Alojamento Local.
Nacional

Fazer férias em Portugal pode ficar mais difícil: mais de 10.000 alojamentos locais foram encerrados

13:42 11 Junho, 2026 13:31 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 10.000 alojamentos locais já perderam o registo e milhares continuam em risco de encerramento devido às novas regras

Muro de betão.
Nacional

“Estou a sofrer injustamente”: vizinho constrói muro que obriga casal de idosos a usar uma escada para entrar em casa

11:10 10 Junho, 2026 17:44 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial encerrou um conflito entre vizinhos em Barcelos, mas trouxe novos problemas para um casal de idosos

Algarve Cultura Vida & Lazer

Sunset no Parque leva música, convívio e animação ao coração de Pechão

07:30 11 Junho, 2026 07:10 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Clube Oriental de Pechão lança o Sunset no Parque este sábado, com música, convívio e entrada livre para assinalar o verão

Prestianni a tapar a boca.
Desporto

Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho

12:35 11 Junho, 2026 12:35 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

FIFA confirmou uma nova regra para o Mundial que poderá levar à expulsão de jogadores por um gesto frequente

Estender roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Secar roupa em casa sem dores de cabeça? Conheça o truque que ‘resolve tudo’ em tempo recorde

09:30 11 Junho, 2026 09:21 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Truque simples promete secar roupa mais rápido em casa, reduzir odores e evitar vincos sem esforço ou necessidade de equipamentos extra

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Ensino Opinião Tech

Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral

11:00 10 Junho, 2026 10:52 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Aquilo que faz correr um aluno para um abraço de reencontro a um professor é muito mais do que um algoritmo disfarçado de 'olhar humano'"

Trotinete elétrica. Crédito: DR
Auto Nacional

Capacete obrigatório nas trotinetes e bicicletas elétricas? Projeto prevê multas até 150 euros para quem não cumprir

13:30 11 Junho, 2026 11:42 11 Junho, 2026 | João Luís

PSD entregou no Parlamento um projeto para tornar obrigatório o uso de capacete e materiais refletores em trotinetes e bicicletas elétricas

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Nacional

Psiquiatra teve relação com paciente e mandou interná-la após zanga: foi condenado por este motivo

12:51 11 Junho, 2026 12:51 11 Junho, 2026 | João Luís

Um psiquiatra foi condenado depois de pedir o internamento compulsivo de uma antiga paciente com quem manteve uma relação íntima

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Guarda-sol à frente de uma concessão: pode o nadador-salvador invocar “falta de visibilidade” para obrigar alguém a mudar de sítio? Saiba o que diz a lei

11:31 11 Junho, 2026 11:31 11 Junho, 2026 | João Luís

APA esclareceu que os banhistas podem colocar o guarda-sol em frente às concessões: mas há exceções? Veja o que diz a lei

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Praia de Quarteira.
Algarve, Tempo

Algarve regista temperaturas mais moderadas numa altura em que o calor intenso atinge o país

15:10 11 Junho, 2026 13:52 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

País enfrenta uma vaga de calor intensa até 13 de junho, mas o Algarve deverá registar temperaturas mais moderadas

Alojamento Local.
Nacional

Fazer férias em Portugal pode ficar mais difícil: mais de 10.000 alojamentos locais foram encerrados

13:42 11 Junho, 2026 13:31 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 10.000 alojamentos locais já perderam o registo e milhares continuam em risco de encerramento devido às novas regras

Muro de betão.
Nacional

“Estou a sofrer injustamente”: vizinho constrói muro que obriga casal de idosos a usar uma escada para entrar em casa

11:10 10 Junho, 2026 17:44 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial encerrou um conflito entre vizinhos em Barcelos, mas trouxe novos problemas para um casal de idosos

Algarve, Cultura, Vida & Lazer

Sunset no Parque leva música, convívio e animação ao coração de Pechão

07:30 11 Junho, 2026 07:10 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Clube Oriental de Pechão lança o Sunset no Parque este sábado, com música, convívio e entrada livre para assinalar o verão

Prestianni a tapar a boca.
Desporto

Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho

12:35 11 Junho, 2026 12:35 11 Junho, 2026 | Miguel Frazão

FIFA confirmou uma nova regra para o Mundial que poderá levar à expulsão de jogadores por um gesto frequente

Estender roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Secar roupa em casa sem dores de cabeça? Conheça o truque que ‘resolve tudo’ em tempo recorde

09:30 11 Junho, 2026 09:21 11 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Truque simples promete secar roupa mais rápido em casa, reduzir odores e evitar vincos sem esforço ou necessidade de equipamentos extra

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 10 Junho, 2026 15:23 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de 10 de julho do próximo ano

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais, Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Ensino, Opinião, Tech

Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral

11:00 10 Junho, 2026 10:52 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Aquilo que faz correr um aluno para um abraço de reencontro a um professor é muito mais do que um algoritmo disfarçado de 'olhar humano'"

Trotinete elétrica. Crédito: DR
Auto, Nacional

Capacete obrigatório nas trotinetes e bicicletas elétricas? Projeto prevê multas até 150 euros para quem não cumprir

13:30 11 Junho, 2026 11:42 11 Junho, 2026 | João Luís

PSD entregou no Parlamento um projeto para tornar obrigatório o uso de capacete e materiais refletores em trotinetes e bicicletas elétricas

Últimas Notícias

  • Algarve regista temperaturas mais moderadas numa altura em que o calor intenso atinge o país
    Algarve regista temperaturas mais moderadas numa altura em que o calor intenso atinge o país
  • Fazer férias em Portugal pode ficar mais difícil: mais de 10.000 alojamentos locais foram encerrados
    Fazer férias em Portugal pode ficar mais difícil: mais de 10.000 alojamentos locais foram encerrados
  • Capacete obrigatório nas trotinetes e bicicletas elétricas? Projeto prevê multas até 150 euros para quem não cumprir
    Capacete obrigatório nas trotinetes e bicicletas elétricas? Projeto prevê multas até 150 euros para quem não cumprir
  • Três cidades no Alentejo integram pela primeira vez a rede da FlixBus
    Três cidades no Alentejo integram pela primeira vez a rede da FlixBus
  • Psiquiatra teve relação com paciente e mandou interná-la após zanga: foi condenado por este motivo
    Psiquiatra teve relação com paciente e mandou interná-la após zanga: foi condenado por este motivo
  • Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho
    Novas regras aprovadas para o Mundial de futebol: este gesto ‘comum’ em campo já pode dar cartão vermelho

Opinião

  • Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
    Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
  • O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
    Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
  • Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
    Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal