Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Opinião

‘Verão com Melão’: Uma visita guiada à Praia Maria Luísa em Albufeira

Esta semana, fomos visitar a Praia Maria Luísa, em Albufeira. Encaixada entre arribas, esta praia possui uma linha de água que flui até ao extenso areal em dias de chuva, formando um barranco. O acesso é feito por caminho de terra batida. À chegada existe um parque de estacionamento que inclui lugares reservados para […]

10:59 22 Setembro, 2017
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A OPINIÃO de FILIPE LARA RAMOS
Nadador-salvador coordenador no Algarve
[email protected]

Esta semana, fomos visitar a Praia Maria Luísa, em Albufeira. Encaixada entre arribas, esta praia possui uma linha de água que flui até ao extenso areal em dias de chuva, formando um barranco. O acesso é feito por caminho de terra batida. À chegada existe um parque de estacionamento que inclui lugares reservados para pessoas com mobilidade reduzida. É uma praia vigiada, com apoio de restauração, aluguer de toldos, área para actividades desportivas e distinguida com o galardão Bandeira Azul.

Ao serviço encontrámos dois nadadores-salvadores, Mafalda Magro e Hugo Roque.

Mafalda Magro, de 23 anos de idade e vinda de Portalegre, conta-nos que a sua “carreira” como nadadora-salvadora começou quando terminava a sua licenciatura, ”surgiu a oportunidade de fazer o curso de NS e, apesar de todo o trabalho e projectos que tinha pela frente, decidi aproveitar, porque senti que iria ser uma coisa positiva e me iria fazer crescer em todos os aspetos. Investi o meu dinheiro, tempo e até saúde, mas consegui! Terminei aqueles 30 dias com o certificado na mão. Cansada, mas feliz, e com a certeza que estava preparada para salvar vidas onde quer que fosse”.

Mafalda continua: “Procurei, imediatamente, propostas para a zona de Lisboa e foi então que me contrataram para a Costa da Caparica. Comecei, então, uns dias após terminar o curso, a trabalhar no Bar Waikiki, na Praia da Sereia, onde me mantive durante dois anos consecutivos. Esses dois anos foram realmente um turbilhão de emoções, com um nível de aprendizagem que eu nunca irei esquecer. Foram muitos os casos que me passaram nas mãos, tanto na água como em terra. Desde fazer salvamentos uma tarde inteira sem parar, a ataques de epilepsia, hipoglicemia, hipotermia, até fracturas graves e, claro, o famoso peixe- aranha. Tudo isto passou pela minha praia e teve que ser gerido por mim e pelos meus colegas todos os dias”.

Mafalfda Magro e Hugo Roque, nadadores-salvadores na Praia Maria Luísa

No último inverno, Mafalda recebeu uma proposta para fazer parte de uma equipa de nadadores-salvadores no Algarve, na praia de um hotel de uma cadeia internacional. “E aqui me encontro, na Praia Maria Luísa, a vigiar a praia com mais queda de arribas do país, onde esse é, até agora, o seu único perigo”. Para concluir, Mafalda acrescenta, “nestes meus 3 anos de profissão, percebi que muitas pessoas estão desinformadas acerca dos perigos que podem surgir quando se está numa praia e, por isso, eu aconselho todos os banhistas que se protejam do sol, mantenham o seu corpo fresco, tenham cuidado com as arribas e, principalmente, respeitem as indicações e ordens dos nadadores-salvadores. Eles sabem o que dizem e só querem o seu bem!”

Ao lado de Mafalda está o seu colega Hugo Roque, vindo da Figueira da Foz. Hugo diz que, até aos 26 anos, encheu o seu currículo de trabalhos duros e profissões banais, nas quais só trabalhava para ganhar algum dinheiro. Em 2009 resolveu, então, que só queria fazer coisas que o motivassem a ser uma pessoa melhor e que iria abraçar um trabalho que lhe desse prazer. “Em conversa com um amigo que exercia a profissão de nadador-salvador percebi que este seria, definitivamente, um trabalho que me iria dar prazer e me iria fazer aprender coisas novas e interessantes. Assim, investi o meu dinheiro, fiz o curso, passei nas provas e, logo depois, recebi uma proposta e comecei a trabalhar nas Piscinas Municipais de Vale de Ílhavo, onde fiquei uma época completa”. 

A experiência em piscina não motivou Hugo e “resolvi começar a procurar propostas que se identificassem mais comigo. Foi então que descobri uma praia fluvial, onde trabalhei durante três anos como nadador-salvador. Mais tarde, recebi uma proposta para trabalhar perto de casa, na Praia do Relógio, onde também fiquei mais três anos”.

Há dois anos atrás Hugo foi contactado para trabalhar numa companhia de hotéis famosa, a Club Med, no único hotel da cadeia existente em Portugal. “Foi assim que vim viver para o Algarve, trabalhando numa praia pequena e tranquila chamada Praia Maria Luísa. Apesar de tranquila, tem a triste fama de matar pessoas pela queda das suas arribas, apesar de os perigos já não serem tão evidentes como há 2 anos atrás! Ao longo destes 9 anos de profissão, tenho assistido a episódios complicados, dentro e fora de água, e tenho aprendido a resolver casos de uma forma paciente e eficaz. Posso dar pequenos exemplos como: resgatar, sem meios de salvamento, uma grávida de vários meses, ajudar em casos de fracturas expostas, pessoas subterradas, ataques de hipoglicemia, AVC’s, entre outros”. 

Hugo termina a entrevista aconselhando ”todos os banhistas a protegerem-se do sol, informarem-se sobre o estado do mar antes de se aventurarem, leiam com atenção as placas de aviso de perigo eminente, optem sempre por praias vigiadas e levem sempre em consideração as indicações dos nadadores-salvadores”.

E, assim, foi o nosso dia passado com os nadadores-salvadores da Praia da Maria Luísa em Albufeira.

Artigo publicado no âmbito da parceria entre o POSTAL e Filipe Lara Ramos ‘Verão com Melão’.

Esta rubrica destina-se a sensibilizar a população e fomentar a segurança nas praias durante a época balnear de 2017.

(NOTA: Os conselhos e indicações expressos neste artigo não dispensam o seguimento pelos leitores das regras gerais de segurança nas praias e das indicações das autoridades competentes em cada zona balnear).

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Algarve Nacional

GNR realiza operações de norte a sul do país e apreende droga, armas de guerra e combustível

07:45 23 Outubro, 2026 07:31 23 Outubro, 2026

Ações da GNR no Guadiana e em Sagres resultaram na apreensão de 57 fardos de haxixe e 3.750 litros de combustível no porto da Baleeira

Algarve

Silves vai ficar com abastecimento de água interrompido durante quatro horas numa rua da cidade

10:26 23 Outubro, 2026 10:30 23 Outubro, 2026

Intervenção na rede pública obriga à suspensão do abastecimento de água na Rua Ataíde de Oliveira, em Silves, no dia 27 de outubro, entre as 09:00 e as 13:00

Algarve

Comportamento suspeito leva GNR a deter homem com heroína e cocaína em Tavira

09:45 23 Outubro, 2026 09:36 23 Outubro, 2026

Durante uma ação de patrulhamento em Tavira, militares da GNR detiveram um homem de 43 anos e apreenderam 208 doses de heroína e duas de cocaína

FlixBus no terminal rodoviário de Sete Rios. Crédito: Matilde Fieschi
Nacional

Governo aprova novas regras de acesso aos terminais rodoviários após conflito em Sete Rios

09:10 23 Outubro, 2026 08:35 23 Outubro, 2026

Medidas preveem uma gestão mais imparcial e uma plataforma com horários, preços e capacidade, para reforçar concorrência

Europe Direct Algarve Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Europe Direct Algarve Opinião

Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro

07:30 23 Outubro, 2026 19:22 22 Outubro, 2026

"Da inovação democrática em pequenos municípios catalães ao alerta dos autarcas em Bruxelas, os poderes locais reivindicam um papel central na construção e no financiamento das políticas europeias"

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Autocarro Rede Expressos.
Nacional

Rede Expressos lança 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viajar por Portugal

10:10 22 Outubro, 2026 10:04 22 Outubro, 2026

Campanha "Poucochinho" disponibiliza 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viagens até 30 de novembro. Compras devem ser feitas até 12 de novembro

Opinião Política

Politicamente (in)correto: A democracia não morre sozinha | Por Francisco Moleiro

16:18 20 Outubro, 2026 16:20 20 Outubro, 2026

"A idade ensinou-me, pelo menos, uma coisa, não é a ausência de discordância que demonstra a inteligência de uma sociedade, mas a sua capacidade de conviver com ela sem a tentar silenciar"

Opinião Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Algarve, Nacional

GNR realiza operações de norte a sul do país e apreende droga, armas de guerra e combustível

07:45 23 Outubro, 2026 07:31 23 Outubro, 2026

Ações da GNR no Guadiana e em Sagres resultaram na apreensão de 57 fardos de haxixe e 3.750 litros de combustível no porto da Baleeira

Algarve

Silves vai ficar com abastecimento de água interrompido durante quatro horas numa rua da cidade

10:26 23 Outubro, 2026 10:30 23 Outubro, 2026

Intervenção na rede pública obriga à suspensão do abastecimento de água na Rua Ataíde de Oliveira, em Silves, no dia 27 de outubro, entre as 09:00 e as 13:00

Algarve

Comportamento suspeito leva GNR a deter homem com heroína e cocaína em Tavira

09:45 23 Outubro, 2026 09:36 23 Outubro, 2026

Durante uma ação de patrulhamento em Tavira, militares da GNR detiveram um homem de 43 anos e apreenderam 208 doses de heroína e duas de cocaína

FlixBus no terminal rodoviário de Sete Rios. Crédito: Matilde Fieschi
Nacional

Governo aprova novas regras de acesso aos terminais rodoviários após conflito em Sete Rios

09:10 23 Outubro, 2026 08:35 23 Outubro, 2026

Medidas preveem uma gestão mais imparcial e uma plataforma com horários, preços e capacidade, para reforçar concorrência

Europe Direct Algarve, Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Europe Direct Algarve, Opinião

Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro

07:30 23 Outubro, 2026 19:22 22 Outubro, 2026

"Da inovação democrática em pequenos municípios catalães ao alerta dos autarcas em Bruxelas, os poderes locais reivindicam um papel central na construção e no financiamento das políticas europeias"

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Autocarro Rede Expressos.
Nacional

Rede Expressos lança 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viajar por Portugal

10:10 22 Outubro, 2026 10:04 22 Outubro, 2026

Campanha "Poucochinho" disponibiliza 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viagens até 30 de novembro. Compras devem ser feitas até 12 de novembro

Opinião, Política

Politicamente (in)correto: A democracia não morre sozinha | Por Francisco Moleiro

16:18 20 Outubro, 2026 16:20 20 Outubro, 2026

"A idade ensinou-me, pelo menos, uma coisa, não é a ausência de discordância que demonstra a inteligência de uma sociedade, mas a sua capacidade de conviver com ela sem a tentar silenciar"

Opinião, Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Últimas Notícias

  • Albufeira recebe Grand Prix de jiu-jitsu com prémios de mil euros e festival de gastronomia e música
    Albufeira recebe Grand Prix de jiu-jitsu com prémios de mil euros e festival de gastronomia e música
  • Silves vai ficar com abastecimento de água interrompido durante quatro horas numa rua da cidade
    Silves vai ficar com abastecimento de água interrompido durante quatro horas numa rua da cidade
  • Tavira distinguida com menção honrosa em prémio nacional pela promoção da igualdade
    Tavira distinguida com menção honrosa em prémio nacional pela promoção da igualdade
  • Comportamento suspeito leva GNR a deter homem com heroína e cocaína em Tavira
    Comportamento suspeito leva GNR a deter homem com heroína e cocaína em Tavira
  • Lagoa aprova alteração ao PDM para permitir construção de 743 habitações em Estômbar e Parchal
    Lagoa aprova alteração ao PDM para permitir construção de 743 habitações em Estômbar e Parchal

Opinião

  • Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
    Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
  • Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
    Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
  • A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos
    A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
  • Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
    Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal