Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Portugal contrata nadadores-salvadores estrangeiros para colmatar falta que é de “há muitos anos”

O que pode ser considerado um emprego pouco estável é visto de maneiras diferentes para alguns.

12:50 16 Maio, 2022 12:50 16 Maio, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A falta de nadadores-salvadores portugueses para a vigilância das praias é uma dificuldade de “há muitos anos”, a nível nacional, que tem vindo a ser colmatada com a contratação de estrangeiros, principalmente brasileiros.

Em declarações à Lusa, o presidente da Federação Portuguesa de Concessionários de Praia, João Carreira, contou no final de abril que este ano já estavam a chegar nadadores-salvadores do Brasil e acrescentou, sobre o preenchimento de vagas, que este verão “as coisas vão correr bem, como aconteceu nos anos passados”.

O presidente da Associação de Nadadores-Salvadores da Costa da Caparica – Caparica Mar (concelho de Almada, distrito de Setúbal), Luís Vitorino, sublinha que a contratação de nadadores-salvadores brasileiros se deve ao facto de as épocas balneares dos dois países se desencontrarem e à possibilidade de conciliá-las.

Lucas Leandro, nadador-salvador do estado de Santa Catarina, refere-se à formação portuguesa para praticar a atividade como “bastante mais fácil” e diz que é com essa segurança de obter o certificado pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) que muitos nadadores-salvadores do Brasil vêm para Portugal – “não tem prova de corrida nem prova no mar” e o curso tem uma componente “mais teórica”.

No caso de Lucas, no fim da primeira época balnear em Portugal, foi trabalhar como estafeta, porque veio viver permanentemente no país com a mulher e precisava de emprego no inverno. Este ano concorreu para as praias de Cascais (distrito de Lisboa) e conseguiu emprego para o ano inteiro.

Erich Cayris, do estado de São Paulo, vem para Portugal fazer a época balnear desde 2020 e este ano foi o primeiro em que ficou durante o inverno, pois conseguiu arranjar emprego fora da época balnear. Ficará até ao fim desta época. Erich, que ajuda alguns brasileiros a vir para o país, conta que a “maioria dos nadadores-salvadores brasileiros fazem uma temporada lá e uma temporada cá, para não ficar sem emprego”, e refere algumas dificuldades devido às diferentes regras nos dois países.

AS DIFERENÇAS NA CERTIFICAÇÃO ENTRE OS DOIS PAÍSES

Nas praias do estado de São Paulo, explica, os profissionais ou pertencem à Polícia Militar, ou têm de concorrer anualmente para trabalhar apenas um verão, além de terem de realizar o teste para exercer a atividade todos os anos.

Já em Portugal o teste de certificação do ISN precisa de ser renovado apenas de três em três anos e é pago pelo próprio nadador-salvador, enquanto no Brasil é patrocinado pelo Governo.

O consenso entre os nadadores-salvadores que falaram com a Lusa e os representantes de associações da Costa da Caparica é de que os testes para a certificação no Brasil são mais difíceis, porque exigem mais fisicamente.

“Passam muito tempo dentro da água [no mar], enquanto aqui o treino é mais na piscina”, diz Erich Cayris.

O que pode ser considerado um emprego pouco estável é visto de maneiras diferentes. Erich comenta que “seria bom se tivesse emprego o ano todo, tanto aqui como no Brasil”.

“É uma oportunidade interessante fazer uma temporada lá e depois uma temporada cá”, conta, por seu turno, Álvaro Neto, que se encontra em Portugal para fazer a época balnear a partir de junho.

O nadador-salvador brasileiro esteve os últimos dois anos sem vir a Portugal, tendo feito a sua primeira época balnear portuguesa em 2019. Veio este ano com a intenção de voltar para a época balnear do seu país.

Nos últimos três anos, segundo Luís Vitorino, a Caparica Mar tem começado a contratar também nadadores-salvadores da Argentina e “tem sido um sucesso, porque são muito bons trabalhadores”. Este, diz, é o primeiro ano em que vem “uma grande massa de guarda-vidas argentinos”.

Brian Estevan, da província argentina de Santa Fé, já trabalhou no Brasil e encontra-se agora a frequentar o curso para obter a certificação e trabalhar na Costa da Caparica pela primeira vez. Nos anos em que esteve no Brasil, ouviu as experiências de alternar épocas balneares e decidiu juntar-se aos “muitos nadadores brasileiros que o fazem”.

FALTA DE NADADORES-SALVADORES É “UM PROBLEMA DESDE SEMPRE”

Na Associação Apoios de Praia Frente Urbana da Costa da Caparica, o presidente, Miguel Inácio, partilha da opinião de que a falta de nadadores-salvadores para as praias portuguesas é “um problema desde sempre”.

Quando questionado sobre quantos profissionais do Brasil trabalham alternadamente entre os dois países, Miguel Inácio diz que são “quase todos” e acrescenta que os brasileiros que contrata há muitos anos são “profissionais muito bons que salvam vidas todas as semanas” na frente urbana da Caparica.

Quanto aos nadadores-salvadores portugueses, comenta que não tem conhecimento de algum que faça esta escolha de vida e que devem ser muito poucos os que optam por fazer uma época balnear em Portugal seguida de outra no Brasil.

Em resposta à Lusa, o ISN assegura que, apesar de algumas alterações nas provas em janeiro deste ano, a exigência “no processo de certificação de nadadores-salvadores se mantém” e que é normal que “tenha tendência para ser elevada”, dado que se trata de “uma atividade profissional que envolve o salvamento de vidas humanas”.

Relativamente ao número de brasileiros a exercer a atividade em Portugal, o ISN refere que começa a ser “significativa [a quantidade] de guarda-vidas brasileiros que solicitam o reconhecimento da sua formação”. Tal como previsto na legislação nacional, através de um protocolo, têm de passar o “exame de certificação de nadadores-salvadores em vigor em Portugal”.

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas podem vir a receber pouco mais de um terço do último salário a partir desta data

08:00 19 Agosto, 2026 18:32 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Projeções europeias apontam para uma forte descida do peso das pensões face ao último salário, com a taxa de substituição a poder cair para cerca de 37%

Ponte Quinta do Lago.
Algarve

Nem Cabanas nem Cacela: para chegar a esta praia no Algarve há uma ponte de madeira com 300 metros que atravessa a Ria Formosa

10:20 19 Agosto, 2026 08:02 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre a Ria Formosa e o Atlântico, uma ponte pedonal de 300 metros dá acesso a uma praia algarvia rodeada por dunas

Dia de chuva. Crédito: Magnific AI
Tempo

Chuva volta a Portugal continental: grande mudança chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

10:00 19 Agosto, 2026 18:00 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva deverá voltar a Portugal continental nos próximos dias, com várias regiões a sentirem uma mudança no estado do tempo

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor, olá mau tempo: chuva, trovoadas e vento forte regressam a Portugal nestes dias

07:00 19 Agosto, 2026 15:18 18 Agosto, 2026 | João Luís

Estado do tempo muda de forma evidente, com queda acentuada dos termómetros, aumento do vento e chuva em várias regiões

Mulher idosa a organizar moedas e notas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Prestação Social Única já é oficial: estes 13 apoios vão ser integrados nesta data e há quem possa começar a receber mais dinheiro

07:20 19 Agosto, 2026 15:17 18 Agosto, 2026 | João Luís

Segurança Social prepara uma das maiores alterações dos últimos anos nos apoios destinados às famílias com menos recursos

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Algarve Cultura

Jovem contrabaixista de Loulé brilha em competição internacional na Bélgica

09:50 19 Agosto, 2026 09:54 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Natural de Loulé, Guilherme Pinheiro conquistou o 2.º lugar numa competição internacional que reuniu referências mundiais do contrabaixo

Algarve

GNR procura homem desaparecido há duas semanas na serra de Loulé

10:10 19 Agosto, 2026 10:35 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Ildefonso Cabrita, de 67 anos, está desaparecido desde 5 de agosto. A GNR já realizou buscas com cães e drones na zona de Alte

Nadadora-salvadora.
Algarve

“Fomos surpreendidos”: banhista chega a esta praia no Algarve e recebe advertência da nadadora-salvadora antes de entrar na água

18:20 18 Agosto, 2026 14:55 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banhista chegou com a família a uma conhecida praia no Algarve e recebeu uma advertência da nadadora-salvadora ainda antes de entrar na água

Economia Europe Direct Algarve Opinião

Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública

08:40 19 Agosto, 2026 08:37 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Opinião Política

Entre o sábio e o manipulável | Por Luís Ganhão

07:30 19 Agosto, 2026 17:44 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Se o povo votou 'mal', a culpa não é da oferta política, da incapacidade de convencer, da distância entre elites e cidadãos. A culpa é do povo, que não percebeu. Conveniente. Muito conveniente"

Turistas à espera do comboio. Crédito: Magnific
Nacional

“Foi horrível”: casal de turistas indignado garante nunca mais voltar a esta cidade portuguesa

18:30 18 Agosto, 2026 18:20 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

Este casal de turistas estrangeiros ficou desiludido com a visita a esta cidade portuguesa e garante que não pretende voltar

Casal de idosos analisa despesas e contas domésticas. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“A minha pensão é de 500€ e a da minha mulher de 1000”: David revela o que tem de fazer aos 75 anos para viver com ‘dignidade’

11:00 19 Agosto, 2026 15:58 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

Aos 75 anos, este espanhol continua a trabalhar para complementar a pensão e conseguir fazer face ao custo de vida

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Algarve Cultura Desporto

Festa de Alcoutim regressa com Tony Carreira, David Antunes, Ivandro e espetáculo piromusical

10:50 19 Agosto, 2026 10:52 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Alcoutim volta a receber milhares de visitantes para três dias de concertos, bailes, animação, desporto e tradições ligadas ao Guadiana

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas podem vir a receber pouco mais de um terço do último salário a partir desta data

08:00 19 Agosto, 2026 18:32 18 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Projeções europeias apontam para uma forte descida do peso das pensões face ao último salário, com a taxa de substituição a poder cair para cerca de 37%

Ponte Quinta do Lago.
Algarve

Nem Cabanas nem Cacela: para chegar a esta praia no Algarve há uma ponte de madeira com 300 metros que atravessa a Ria Formosa

10:20 19 Agosto, 2026 08:02 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre a Ria Formosa e o Atlântico, uma ponte pedonal de 300 metros dá acesso a uma praia algarvia rodeada por dunas

Dia de chuva. Crédito: Magnific AI
Tempo

Chuva volta a Portugal continental: grande mudança chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

10:00 19 Agosto, 2026 18:00 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva deverá voltar a Portugal continental nos próximos dias, com várias regiões a sentirem uma mudança no estado do tempo

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 12:12 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor, olá mau tempo: chuva, trovoadas e vento forte regressam a Portugal nestes dias

07:00 19 Agosto, 2026 15:18 18 Agosto, 2026 | João Luís

Estado do tempo muda de forma evidente, com queda acentuada dos termómetros, aumento do vento e chuva em várias regiões

Mulher idosa a organizar moedas e notas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Prestação Social Única já é oficial: estes 13 apoios vão ser integrados nesta data e há quem possa começar a receber mais dinheiro

07:20 19 Agosto, 2026 15:17 18 Agosto, 2026 | João Luís

Segurança Social prepara uma das maiores alterações dos últimos anos nos apoios destinados às famílias com menos recursos

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Algarve, Cultura

Jovem contrabaixista de Loulé brilha em competição internacional na Bélgica

09:50 19 Agosto, 2026 09:54 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Natural de Loulé, Guilherme Pinheiro conquistou o 2.º lugar numa competição internacional que reuniu referências mundiais do contrabaixo

Algarve

GNR procura homem desaparecido há duas semanas na serra de Loulé

10:10 19 Agosto, 2026 10:35 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Ildefonso Cabrita, de 67 anos, está desaparecido desde 5 de agosto. A GNR já realizou buscas com cães e drones na zona de Alte

Nadadora-salvadora.
Algarve

“Fomos surpreendidos”: banhista chega a esta praia no Algarve e recebe advertência da nadadora-salvadora antes de entrar na água

18:20 18 Agosto, 2026 14:55 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banhista chegou com a família a uma conhecida praia no Algarve e recebeu uma advertência da nadadora-salvadora ainda antes de entrar na água

Economia, Europe Direct Algarve, Opinião

Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública

08:40 19 Agosto, 2026 08:37 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Opinião, Política

Entre o sábio e o manipulável | Por Luís Ganhão

07:30 19 Agosto, 2026 17:44 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Se o povo votou 'mal', a culpa não é da oferta política, da incapacidade de convencer, da distância entre elites e cidadãos. A culpa é do povo, que não percebeu. Conveniente. Muito conveniente"

Turistas à espera do comboio. Crédito: Magnific
Nacional

“Foi horrível”: casal de turistas indignado garante nunca mais voltar a esta cidade portuguesa

18:30 18 Agosto, 2026 18:20 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

Este casal de turistas estrangeiros ficou desiludido com a visita a esta cidade portuguesa e garante que não pretende voltar

Casal de idosos analisa despesas e contas domésticas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“A minha pensão é de 500€ e a da minha mulher de 1000”: David revela o que tem de fazer aos 75 anos para viver com ‘dignidade’

11:00 19 Agosto, 2026 15:58 18 Agosto, 2026 | Luís Santos

Aos 75 anos, este espanhol continua a trabalhar para complementar a pensão e conseguir fazer face ao custo de vida

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Algarve, Cultura, Desporto

Festa de Alcoutim regressa com Tony Carreira, David Antunes, Ivandro e espetáculo piromusical

10:50 19 Agosto, 2026 10:52 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Alcoutim volta a receber milhares de visitantes para três dias de concertos, bailes, animação, desporto e tradições ligadas ao Guadiana

Últimas Notícias

  • “A minha pensão é de 500€ e a da minha mulher de 1000”: David revela o que tem de fazer aos 75 anos para viver com ‘dignidade’
    “A minha pensão é de 500€ e a da minha mulher de 1000”: David revela o que tem de fazer aos 75 anos para viver com ‘dignidade’
  • Festa de Alcoutim regressa com Tony Carreira, David Antunes, Ivandro e espetáculo piromusical
    Festa de Alcoutim regressa com Tony Carreira, David Antunes, Ivandro e espetáculo piromusical
  • Adeus Canárias? Turistas alemães rendem-se ao ‘Havai da Europa’ que fica em Portugal
    Adeus Canárias? Turistas alemães rendem-se ao ‘Havai da Europa’ que fica em Portugal
  • Nem Cabanas nem Cacela: para chegar a esta praia no Algarve há uma ponte de madeira com 300 metros que atravessa a Ria Formosa
    Nem Cabanas nem Cacela: para chegar a esta praia no Algarve há uma ponte de madeira com 300 metros que atravessa a Ria Formosa
  • GNR procura homem desaparecido há duas semanas na serra de Loulé
    GNR procura homem desaparecido há duas semanas na serra de Loulé

Opinião

  • Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
    Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
  • Entre o sábio e o manipulável | Por Luís Ganhão
    Entre o sábio e o manipulável | Por Luís Ganhão
  • Viver num paraíso estagnado: O manifesto de um jovem algarvio | Por Martim Lopes
    Viver num paraíso estagnado: O manifesto de um jovem algarvio | Por Martim Lopes

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
    Comissão Europeia prevê que em 2027 Portugal perca o controlo da despesa pública
  • Execução dos fundos europeus no Algarve chega aos 12,6% no final de julho
    Execução dos fundos europeus no Algarve chega aos 12,6% no final de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento