Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Portugal contrata nadadores-salvadores estrangeiros para colmatar falta que é de “há muitos anos”

O que pode ser considerado um emprego pouco estável é visto de maneiras diferentes para alguns.

12:50 16 Maio, 2022 12:50 16 Maio, 2022
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A falta de nadadores-salvadores portugueses para a vigilância das praias é uma dificuldade de “há muitos anos”, a nível nacional, que tem vindo a ser colmatada com a contratação de estrangeiros, principalmente brasileiros.

Em declarações à Lusa, o presidente da Federação Portuguesa de Concessionários de Praia, João Carreira, contou no final de abril que este ano já estavam a chegar nadadores-salvadores do Brasil e acrescentou, sobre o preenchimento de vagas, que este verão “as coisas vão correr bem, como aconteceu nos anos passados”.

O presidente da Associação de Nadadores-Salvadores da Costa da Caparica – Caparica Mar (concelho de Almada, distrito de Setúbal), Luís Vitorino, sublinha que a contratação de nadadores-salvadores brasileiros se deve ao facto de as épocas balneares dos dois países se desencontrarem e à possibilidade de conciliá-las.

Lucas Leandro, nadador-salvador do estado de Santa Catarina, refere-se à formação portuguesa para praticar a atividade como “bastante mais fácil” e diz que é com essa segurança de obter o certificado pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) que muitos nadadores-salvadores do Brasil vêm para Portugal – “não tem prova de corrida nem prova no mar” e o curso tem uma componente “mais teórica”.

No caso de Lucas, no fim da primeira época balnear em Portugal, foi trabalhar como estafeta, porque veio viver permanentemente no país com a mulher e precisava de emprego no inverno. Este ano concorreu para as praias de Cascais (distrito de Lisboa) e conseguiu emprego para o ano inteiro.

Erich Cayris, do estado de São Paulo, vem para Portugal fazer a época balnear desde 2020 e este ano foi o primeiro em que ficou durante o inverno, pois conseguiu arranjar emprego fora da época balnear. Ficará até ao fim desta época. Erich, que ajuda alguns brasileiros a vir para o país, conta que a “maioria dos nadadores-salvadores brasileiros fazem uma temporada lá e uma temporada cá, para não ficar sem emprego”, e refere algumas dificuldades devido às diferentes regras nos dois países.

AS DIFERENÇAS NA CERTIFICAÇÃO ENTRE OS DOIS PAÍSES

Nas praias do estado de São Paulo, explica, os profissionais ou pertencem à Polícia Militar, ou têm de concorrer anualmente para trabalhar apenas um verão, além de terem de realizar o teste para exercer a atividade todos os anos.

Já em Portugal o teste de certificação do ISN precisa de ser renovado apenas de três em três anos e é pago pelo próprio nadador-salvador, enquanto no Brasil é patrocinado pelo Governo.

O consenso entre os nadadores-salvadores que falaram com a Lusa e os representantes de associações da Costa da Caparica é de que os testes para a certificação no Brasil são mais difíceis, porque exigem mais fisicamente.

“Passam muito tempo dentro da água [no mar], enquanto aqui o treino é mais na piscina”, diz Erich Cayris.

O que pode ser considerado um emprego pouco estável é visto de maneiras diferentes. Erich comenta que “seria bom se tivesse emprego o ano todo, tanto aqui como no Brasil”.

“É uma oportunidade interessante fazer uma temporada lá e depois uma temporada cá”, conta, por seu turno, Álvaro Neto, que se encontra em Portugal para fazer a época balnear a partir de junho.

O nadador-salvador brasileiro esteve os últimos dois anos sem vir a Portugal, tendo feito a sua primeira época balnear portuguesa em 2019. Veio este ano com a intenção de voltar para a época balnear do seu país.

Nos últimos três anos, segundo Luís Vitorino, a Caparica Mar tem começado a contratar também nadadores-salvadores da Argentina e “tem sido um sucesso, porque são muito bons trabalhadores”. Este, diz, é o primeiro ano em que vem “uma grande massa de guarda-vidas argentinos”.

Brian Estevan, da província argentina de Santa Fé, já trabalhou no Brasil e encontra-se agora a frequentar o curso para obter a certificação e trabalhar na Costa da Caparica pela primeira vez. Nos anos em que esteve no Brasil, ouviu as experiências de alternar épocas balneares e decidiu juntar-se aos “muitos nadadores brasileiros que o fazem”.

FALTA DE NADADORES-SALVADORES É “UM PROBLEMA DESDE SEMPRE”

Na Associação Apoios de Praia Frente Urbana da Costa da Caparica, o presidente, Miguel Inácio, partilha da opinião de que a falta de nadadores-salvadores para as praias portuguesas é “um problema desde sempre”.

Quando questionado sobre quantos profissionais do Brasil trabalham alternadamente entre os dois países, Miguel Inácio diz que são “quase todos” e acrescenta que os brasileiros que contrata há muitos anos são “profissionais muito bons que salvam vidas todas as semanas” na frente urbana da Caparica.

Quanto aos nadadores-salvadores portugueses, comenta que não tem conhecimento de algum que faça esta escolha de vida e que devem ser muito poucos os que optam por fazer uma época balnear em Portugal seguida de outra no Brasil.

Em resposta à Lusa, o ISN assegura que, apesar de algumas alterações nas provas em janeiro deste ano, a exigência “no processo de certificação de nadadores-salvadores se mantém” e que é normal que “tenha tendência para ser elevada”, dado que se trata de “uma atividade profissional que envolve o salvamento de vidas humanas”.

Relativamente ao número de brasileiros a exercer a atividade em Portugal, o ISN refere que começa a ser “significativa [a quantidade] de guarda-vidas brasileiros que solicitam o reconhecimento da sua formação”. Tal como previsto na legislação nacional, através de um protocolo, têm de passar o “exame de certificação de nadadores-salvadores em vigor em Portugal”.

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve

Operação da GNR em Moncarapacho leva à constituição de oito arguidos por tráfico de droga

11:55 27 Outubro, 2026 11:54 27 Outubro, 2026

Militares da GNR localizaram sete homens e encontraram outro escondido no mato durante uma operação contra o tráfico de droga em Moncarapacho

Nacional

Era a fugitiva mais procurada de Espanha e foi apanhada em Portugal: mulher de 30 anos tinha 26 mandados de captura

14:20 27 Outubro, 2026 14:01 27 Outubro, 2026

Mulher de 30 anos, procurada pelas autoridades espanholas por crimes de burla, foi detida pela Polícia Judiciária

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Algarve Economia Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Algarve Cultura Desporto Economia

Portimão prepara 363.ª edição da Feira de São Martinho com diversões, gastronomia e preços especiais

10:00 27 Outubro, 2026 10:28 27 Outubro, 2026

Tradição regressa a Portimão de 6 a 15 de novembro, com a Feira de São Martinho a reunir carrosséis, tasquinhas e dois dias de preços especiais

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião

A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

14:43 27 Outubro, 2026 14:43 27 Outubro, 2026

"Numa democracia madura, a força da lei mede-se não apenas pela sua capacidade de se impor, mas também pela sabedoria com que escolhe quando e como fazê-lo"

Opinião

Uns armam barraca, outros armam tendas (ou da arte nacional de distinguir entre o cidadão incómodo e o adepto estimável) | Por José Figueiredo Santos

08:46 27 Outubro, 2026 08:48 27 Outubro, 2026

"É uma arte antiga, esta de confundir a paz pública com o silêncio dos descontentes"

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve

Faro recebe manifestação pela habitação e debate sobre crise no acesso à casa

15:30 26 Outubro, 2026 15:38 26 Outubro, 2026

Protesto pela habitação está marcado para 27 de outubro, às 19:00, em Faro, após uma conversa com o investigador Simone Tulumello sobre o tema

Banco de Portugal. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Banco de Portugal só garante as suas poupanças até este valor: saiba quanto dinheiro está protegido

16:50 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O Fundo de Garantia de Depósitos protege o dinheiro dos portugueses até um limite de 100 mil euros por pessoa e por banco

Opinião

A exigência de respeitabilidade na procura de casa | Por José Figueiredo Santos

17:40 26 Outubro, 2026 17:38 26 Outubro, 2026

"A casa não é um prémio de bom comportamento, a dignidade não depende do vestuário e os direitos não se atribuem por concurso de elegância"

Ciência Opinião

Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte

16:30 26 Outubro, 2026 16:39 26 Outubro, 2026

"Uma alga que nada em direção à luz não parecia ter muito para ensinar à medicina. Afinal, ensinou-nos a acender neurónios para melhor os compreender"

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve

Operação da GNR em Moncarapacho leva à constituição de oito arguidos por tráfico de droga

11:55 27 Outubro, 2026 11:54 27 Outubro, 2026

Militares da GNR localizaram sete homens e encontraram outro escondido no mato durante uma operação contra o tráfico de droga em Moncarapacho

Nacional

Era a fugitiva mais procurada de Espanha e foi apanhada em Portugal: mulher de 30 anos tinha 26 mandados de captura

14:20 27 Outubro, 2026 14:01 27 Outubro, 2026

Mulher de 30 anos, procurada pelas autoridades espanholas por crimes de burla, foi detida pela Polícia Judiciária

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Algarve, Economia, Nacional

Hotéis do Algarve conquistam 11 prémios internacionais nos World Luxury Awards 2026

11:40 27 Outubro, 2026 11:33 27 Outubro, 2026

Unidades de luxo do Algarve somaram 11 prémios nas áreas da hotelaria, gastronomia e bem-estar, entre as 19 distinções atribuídas à Highgate Portugal

Algarve, Cultura, Desporto, Economia

Portimão prepara 363.ª edição da Feira de São Martinho com diversões, gastronomia e preços especiais

10:00 27 Outubro, 2026 10:28 27 Outubro, 2026

Tradição regressa a Portimão de 6 a 15 de novembro, com a Feira de São Martinho a reunir carrosséis, tasquinhas e dois dias de preços especiais

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião

A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão

14:43 27 Outubro, 2026 14:43 27 Outubro, 2026

"Numa democracia madura, a força da lei mede-se não apenas pela sua capacidade de se impor, mas também pela sabedoria com que escolhe quando e como fazê-lo"

Opinião

Uns armam barraca, outros armam tendas (ou da arte nacional de distinguir entre o cidadão incómodo e o adepto estimável) | Por José Figueiredo Santos

08:46 27 Outubro, 2026 08:48 27 Outubro, 2026

"É uma arte antiga, esta de confundir a paz pública com o silêncio dos descontentes"

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve

Faro recebe manifestação pela habitação e debate sobre crise no acesso à casa

15:30 26 Outubro, 2026 15:38 26 Outubro, 2026

Protesto pela habitação está marcado para 27 de outubro, às 19:00, em Faro, após uma conversa com o investigador Simone Tulumello sobre o tema

Banco de Portugal. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Banco de Portugal só garante as suas poupanças até este valor: saiba quanto dinheiro está protegido

16:50 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O Fundo de Garantia de Depósitos protege o dinheiro dos portugueses até um limite de 100 mil euros por pessoa e por banco

Opinião

A exigência de respeitabilidade na procura de casa | Por José Figueiredo Santos

17:40 26 Outubro, 2026 17:38 26 Outubro, 2026

"A casa não é um prémio de bom comportamento, a dignidade não depende do vestuário e os direitos não se atribuem por concurso de elegância"

Ciência, Opinião

Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte

16:30 26 Outubro, 2026 16:39 26 Outubro, 2026

"Uma alga que nada em direção à luz não parecia ter muito para ensinar à medicina. Afinal, ensinou-nos a acender neurónios para melhor os compreender"

Rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Inverno pode trazer chuva a potes a Portugal: previsões apontam para dezembro e janeiro mais chuvosos do que o habitual

18:50 24 Outubro, 2026 13:53 24 Outubro, 2026

As previsões para o inverno de 2026/2027 apontam para temperaturas acima da média e chuva mais abundante em Portugal

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões
    Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões
  • PSP mostra outro lado das manifestações pela habitação e denuncia “agressões inaceitáveis” contra agentes
    PSP mostra outro lado das manifestações pela habitação e denuncia “agressões inaceitáveis” contra agentes
  • Trabalhadores portugueses podem passar a ser inscritos automaticamente em fundos de pensões: proposta chega em 2027
    Trabalhadores portugueses podem passar a ser inscritos automaticamente em fundos de pensões: proposta chega em 2027
  • Sofia Fonseca faz história ao assumir liderança mundial do turismo cultural
    Sofia Fonseca faz história ao assumir liderança mundial do turismo cultural
  • Praia da Terra Estreita ganha máquina elétrica de limpeza após vencer concurso ambiental
    Praia da Terra Estreita ganha máquina elétrica de limpeza após vencer concurso ambiental

Opinião

  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
  • A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão
    A lei e o bom senso | Por Luís Ganhão
  • Uns armam barraca, outros armam tendas (ou da arte nacional de distinguir entre o cidadão incómodo e o adepto estimável) | Por José Figueiredo Santos
    Uns armam barraca, outros armam tendas (ou da arte nacional de distinguir entre o cidadão incómodo e o adepto estimável) | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
    Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves
  • Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
    Odiana apresenta novas rotas turísticas do Guadiana em encontro entre Portugal e Espanha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal