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Foto D.R.
Economia, Sociedade

Petição em defesa do Aeroporto de Beja junta 2.000 assinaturas. Promotores querem que sejam criadas acessibilidades para que possa funcionar

“O Aeroporto de Beja não vai funcionar se não tiver a ferrovia, porque não permite chegar em 45 minutos ao Algarve e nem à volta de 50 minutos a Lisboa”, sustenta Manuel Valadas, responsável pela plataforma cidadã

18:41 22 Fevereiro, 2023 19:20 22 Fevereiro, 2023 | POSTAL
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Uma petição em defesa do Aeroporto de Beja e da criação de acessibilidades da infraestrutura reúne mais de 2.000 assinaturas e os promotores querem atingir as 7.500 para que seja debatida em plenário da Assembleia da República.

“É importante conseguirmos 7.500 assinaturas ou até 10 mil para que a petição possa ser entregue na Assembleia da República e discutida em plenário”, disse hoje à agência Lusa Manuel Valadas, da plataforma cidadã Sim ao Aeroporto Internacional de Beja.

Promovida por esta plataforma cidadã, a petição, intitulada “Sim! O Aeroporto de Beja é parte da solução”, foi lançada há cerca de duas semanas e já foi aceite e registada pelo Serviço de Petições da Assembleia da República.

Apelando à subscrição do documento, Manuel Valadas sublinhou que os promotores pretendem “conseguir que o Alentejo, de uma vez por todas, se mostre solidário” com a defesa da infraestrutura aeroportuária alentejana e das suas acessibilidades.

“Queremos muito atingir um número de assinaturas consideravelmente importante” para tornar esta petição numa “ferramenta fundamental” para o trabalho de defesa do Aeroporto de Beja, assinalou.

O responsável salientou que a petição, além de exigir que o aeroporto alentejano seja considerado “uma solução” para o país, pede também que sejam criadas acessibilidades para que a infraestrutura possa funcionar.

“O Aeroporto de Beja não vai funcionar se não tiver a ferrovia, porque não permite chegar em 45 minutos ao Algarve e nem à volta de 50 minutos a Lisboa”, sustentou.

Esta plataforma cidadã realizou, na semana passada, uma reunião com a Comissão Técnica Independente (CTI), que será responsável pela avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto de Lisboa.

No encontro, de acordo com Manuel Valadas, a plataforma cidadã ficou a saber que a CTI vai visitar a infraestrutura aeroportuária alentejana, no final deste mês, para aferir no terreno as suas condições.

Em entrevista à Lusa, em 28 de janeiro, uma das coordenadoras da CTI, a professora Rosário Macário, revelou que Beja e Alverca entraram na lista de possíveis localizações para o novo aeroporto de Lisboa, depois de propostas à comissão, que as vai analisar.

Criada no final do ano passado, a CTI está a ouvir “todas as entidades com relevância para o assunto” para chegar a um conjunto de critérios que “servirão para analisar as várias hipóteses”, explicou, então, Rosário Macário.

O porta-voz da plataforma revelou, anteriormente, que a estrutura entregou um memorando, com “mais de 300 páginas”, à CTI, no qual apresenta os seus argumentos em defesa da infraestrutura alentejana como “solução sustentável” para o país.

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