Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
  • Economia
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
  • Contactos
Menu
Foto D.R.
Cultura, Sociedade

Parada com 400 militares marca comemorações do Dia da Marinha em Faro

A Banda da Armada atuará com o cantor algarvio Nuno Guerreiro no palco montado no jardim Manuel Bívar, na baixa da cidade, e no Teatro das Figuras, nos dias 20 e 21, respetivamente.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
16:14 12 Maio, 2022 16:51 12 Maio, 2022 | POSTAL

Uma parada com 400 militares presidida pela ministra da Defesa Nacional, no dia 22 de maio, exposições, demonstrações e outras iniciativas marcam as comemorações do Dia da Marinha, que decorre pela primeira vez em Faro, foi esta sexta-feira anunciado.

“Pretendemos aproximar-nos das populações locais, dos municípios de Faro e limítrofes, para que possam conhecer melhor a sua Marinha e as suas capacidades e aquilo que fazemos para proteger os interesses de Portugal no e através do mar”, disse António Coelho Cândido, vice-chefe do Estado-Maior da Armada, na apresentação do programa, realizada na Câmara de Faro.

As comemorações arrancaram na semana passada e as principais atividades decorrem entre a próxima quarta-feira e o dia 22, subordinadas ao tema “Novas Tecnologias na Marinha”, que é considerado de “grande importância”, sublinhou o vice-almirante.

“O senhor almirante Chefe do Estado Maior das Forças Armadas [Gouveia e Melo] definiu como uma das orientações estratégicas termos uma Marinha tecnologicamente avançada e, para este desígnio, é fundamental a ligação à academia e aos centros de investigação”, referiu.

O presidente da Câmara, Rogério Bacalhau, manifestou satisfação pelo facto de Faro poder “finalmente receber este evento de grande importância para o concelho e para o Algarve”, recordando que a iniciativa estava inicialmente prevista para 2020, mas teve de ser adiada devido à pandemia de covid-19.

“Ligados ao mar por laços ancestrais, que nos fizeram partir das nossas costas para descobrir novos mundos, temos hoje nesta conexão à costa e às atividades que ela nos permite – pesca, turismo náutico, sol e praia, investigação científica e promoção da sustentabilidade – fortes fatores de desenvolvimento económico, social, cultural e ambiental. Não podemos esquecer que estamos em plena Ria Formosa, este ecossistema único que é importante estimular”, notou o autarca.

A habitual cerimónia militar, um dos pontos altos do programa, será presidida, no dia 22, às 12:00, pela ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, contando com a presença de cerca de 400 militares, seguindo-se uma demonstração de capacidades no cais das Portas do Mar.

A Banda da Armada atuará com o cantor algarvio Nuno Guerreiro no palco montado no jardim Manuel Bívar, na baixa da cidade, e no Teatro das Figuras, nos dias 20 e 21, respetivamente.

Estão, ainda, previstas visitas aos navios atracados no cais comercial, nomeadamente o Navio-Escola Sagres, que celebra 60 anos com a bandeira portuguesa e em 2018 já tinha estado em Faro “com enorme sucesso”.

Serão também assinados quatro protocolos entre a Marinha Portuguesa e a Universidade do Algarve, um de âmbito global e outros relativos ao Instituto Hidrográfico, à Academia da Marinha e à Escola Naval, dando “respaldo a muitos projetos e a um compromisso que já existe” entre as duas entidades e será agora aprofundado, frisou Coelho Cândido.

Demonstrações de meios da Marinha Portuguesa, exposições, batismos de mar, provas desportivas e outras ações completam o programa de comemorações.

O Dia da Marinha celebra-se em 20 de maio como homenagem à chegada à Índia do navegador português Vasco da Gama, em 1498, ligando pela primeira vez, por via marítima, a Europa ao Oriente.

UAlg acolhe colóquio “O Mar: Tradições e Desafios” no Dia da Marinha
Forum Algarve junta-se às celebrações do Dia da Marinha
Dia da Marinha celebrado com atividades para todos em Faro
Cidade de Faro acolhe comemorações do Dia da Marinha
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Últimas

  • Líderes russos insatisfeitos com liderança de Vladimir Putin, e já há quem pense na sucessão
    Líderes russos insatisfeitos com liderança de Vladimir Putin, e já há quem pense na sucessão
  • Relatório diz que 2021 não foi um ano violento em Portugal, mas deixa alguns avisos no ar
    Relatório diz que 2021 não foi um ano violento em Portugal, mas deixa alguns avisos no ar
  • Zelensky rejeita ceder áreas ocupadas para negociar fim do conflito
    Zelensky rejeita ceder áreas ocupadas para negociar fim do conflito
  • Mais de dois terços dos idosos em Portugal dizem sentirem-se sós
    Mais de dois terços dos idosos em Portugal dizem sentirem-se sós
  • Cruzeiro inaugural do Caminho Marítimo de Santiago parte no sábado de Vila Real de Santo António
    Cruzeiro inaugural do Caminho Marítimo de Santiago parte no sábado de Vila Real de Santo António

Opinião

  • Sol e calor, e também a pensar na exposição das crianças
    Sol e calor, e também a pensar na exposição das crianças
  • Os Estados Unidos da América “brincam com o fogo” na Europa. A União Europeia “aplaude”…
    Os Estados Unidos da América “brincam com o fogo” na Europa. A União Europeia “aplaude”…
  • Leitura da Semana: Pequeno e Precioso. O Cavalo-marinho, texto de Joana Bértholo e ilustrações de Mariana Malhão 
    Leitura da Semana: Pequeno e Precioso. O Cavalo-marinho, texto de Joana Bértholo e ilustrações de Mariana Malhão 
  • Investimento na saúde da visão para poupar e promover vidas
    Investimento na saúde da visão para poupar e promover vidas

Europe Direct Algarve

  • Saúde pública: regras mais rigorosas para a colocação de exames médicos no mercado
    Saúde pública: regras mais rigorosas para a colocação de exames médicos no mercado
  • Algarve celebrou o Dia da Europa [vídeo]
    Algarve celebrou o Dia da Europa [vídeo]
  • Ecoinovação é tema do próximo in-tech talks da ANJE
    Ecoinovação é tema do próximo in-tech talks da ANJE
  • Política de Privacidade
Configurações de privacidade
©2022 Postal do Algarve