Ainda antes de o verão começar oficialmente, já se via vender bolas de Berlim em várias praias do Algarve. A TVI noticiou o aumento dos preços das bolas de Berlim à venda nas praias do Algarve e em muitas delas já é necessário dar uma moeda de dois euros para poder desfrutar deste bolo tradicional, à beira-mar. Uns continuam a comprar, outros deixaram de comer bolas de Berlim na praia e há ainda quem tenha encontrado uma alternativa para manter a tradição de verão.
Foi há mais de cinco décadas que as bolas de Berlim da Pastelaria Felismina se tornaram a estrela das praias de Cacela. Esta época balnear estão novamente à venda na Praia de Altura, Manta Rota e Cacela. A qualidade mantém-se, mas o preço aumentou e este ano já custam dois euros. Se há 50 anos apenas havia bolas de Berlim com creme e sem creme, hoje existem muito mais opções de recheios.
Felismina tem hoje 75 anos e é a responsável pela receita de sucesso deste bolo à venda nas praias do concelho de Castro Marim e Vila Real de Santo António. O negócio começou quando a algarvia viu o marido partir para a guerra do Ultramar e se viu desamparada com uma filha para criar. Felismina revelou à NiT que foi para tentar fazer algum dinheiro que começou a produzir a famosa bola de Berlim. Em 1966 abriu uma pequena fábrica e ao longo do tempo foi expandindo o negócio.
As bolas de Berlim à venda na Praia de Altura, Manta Rota e Cacela continuam a ter a “mão” de Felismina, que passa grande parte dos seus dias na fábrica. Se quiser poupar algum dinheiro, mas sem abdicar de comer a sua bola de Berlim, pode sempre dirigir-se à Pastelaria Felismina, situada numa pequena moradia em Casa Alta, onde poderá comprar as mesmas bolas que se vendem na praia, mas ao preço de fábrica. É que na pastelaria, a bola de Berlim custa 1,20 euros.
Notícia atualizada a 5/8/2024
Leia também: Esta cidade algarvia foi destaque em Espanha para reformados devido às praias e vida barata