Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Médicos reformados queixam-se de barreiras administrativas para poderem ajudar

Profissionais consideram incompreensível não terem sido chamados a participar “quando os hospitais e centros de saúde começam a claudicar por cansaço”

11:07 8 Fevereiro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Mais de uma centena de médicos, alguns reformados, escreveram uma carta à ministra da Saúde a queixarem-se das barreiras administrativas que lhes foram levantadas quando se ofereceram para ajudar como voluntários o Serviço Nacional de Saúde.

Sublinhando que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) “vive um dos seus períodos mais exigentes de sempre”, situação na qual “todos são precisos e ninguém é dispensável”, os médicos dizem-se dispostos a ajudar, que já se ofereceram, mas que forem levantadas barreiras administrativas e ao trabalho voluntário.

Na carta, enviada também ao primeiro-ministro e ao Presidente da República e cujo primeiro signatário é o médico Gentil Martins, dizem que milhares responderam ao desafio lançado pelo bastonário da Ordem dos Médicos, que “a lista foi enviada ao Ministério da Saúde” e que “nada aconteceu ou foi colocado um conjunto de barreiras administrativas inexplicáveis, entre as quais a recusa de trabalho voluntário”.

“Somos um conjunto de médicos, alguns reformados, mas ativos. Queremos ajudar e declaramo-nos presentes”, afirmam, sublinhando que os médicos “têm estado nas primeiras linhas do combate à covid-19”, assegurando não só a frente de batalha, mas também “garantindo o apoio a todos os doentes não covid”.

“Mas somos poucos para tanto que está a atingir a nossa saúde e o nosso SNS”, lamentam os clínicos, dizendo que mantêm a “vontade de participar ativamente no combate à pandemia”, “na educação para a saúde das populações”, “nos inquéritos epidemiológicos”, “no trace covid”, “no apoio à vacinação” e “nos hospitais de campanha”.

Na carta, os médicos consideram incompreensível não terem sido chamados a participar “quando os hospitais e centros de saúde começam a claudicar por cansaço” e a “saúde pública todos os dias alerta para a falta de recursos”.

“Estamos aqui e queremos ajudar neste combate. Lutando com toda a nossa energia e materializando tudo aquilo que afirmámos no nosso Juramento de Hipócrates”, afirmam, pedindo aos governantes que assumam que é necessário o esforço de todos e que “o ‘exército’ pode ser reforçado”.

“Os portugueses não entenderão que se continue a não aceitar a nossa presença e que a nossa participação seja dificultada por burocracias inexplicáveis”, consideram, pedindo que a sua ajuda seja considerada como voluntária.

E concluem: “É com esse estatuto que nós desejamos organizar e participar nesta luta. Aguardamos saber onde somos precisos e onde nos devemos apresentar”.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Novos dados sobre as gémeas portuguesas encontradas na Suíça: ficarão pelo menos três meses em prisão preventiva

09:42 7 Julho, 2026 09:28 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gémeas portuguesas detidas na Suíça por suspeitas de tráfico de droga vão permanecer em prisão preventiva durante pelo menos três meses

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve Desporto Nacional

Povo ‘pediu’ algarvio Gonçalo Ramos em campo contra a Espanha mas Roberto Martinez não ‘ouviu’: “Talvez no prolongamento seria bom”

09:14 7 Julho, 2026 09:14 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Roberto Martínez explicou por que manteve Gonçalo Ramos no banco na derrota de Portugal frente à Espanha nos oitavos de final do Mundial 2026

Praia da Rocha, Portimão.
Algarve

Praia da Rocha em alerta: rede de carteiristas furta dezenas de telemóveis e há mais de 50 queixas na PSP

10:01 7 Julho, 2026 09:42 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

PSP registou mais de 50 queixas por furtos de telemóveis na zona de diversão noturna da Praia da Rocha durante o último fim de semana

Idosa com a carteira vazia.
Economia Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

Copo de água fria. Crédito: Magnific
Saúde

Água gelada faz mal? Nutricionista esclarece este e outros mitos em dias de calor

10:20 7 Julho, 2026 15:21 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do país, beber água e escolher melhor as refeições torna-se ainda mais importante

Algarve Desporto

Trail Entre a Serra e o Mar estreia-se em agosto em São Brás de Alportel

10:10 7 Julho, 2026 09:54 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Competição inclui caminhada, mini trail, trail sprint e trail, com distâncias entre os 11 e os 31 quilómetros

Veículo da GNR.
Algarve Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Nacional

“Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana

08:00 7 Julho, 2026 18:01 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um bebé de 18 meses, no Arizona, foi declarado morto após quase se afogar numa piscina

Algarve Cultura

Lagoa Jazz Fest regressa ao Sítio das Fontes com três dias de música e natureza

11:00 6 Julho, 2026 11:00 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

XXI edição do festival junta música, natureza e artistas internacionais no Parque Municipal do Sítio das Fontes

Europe Direct Algarve Opinião

40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

08:10 7 Julho, 2026 07:56 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A História tem demonstrado que é nos momentos de crise que a Europa encontra a janela de oportunidade para os maiores avanços"

Tempo

O calor não vai dar tréguas: modelo europeu deixa Portugal a vermelho em julho

06:30 7 Julho, 2026 15:07 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois da primeira onda de calor do verão, o modelo europeu aponta para temperaturas acima da média durante o resto de julho

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

“Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio

14:40 6 Julho, 2026 14:10 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso do homem identificado por alegadamente filmar crianças num centro comercial de Portimão ganhou novos contornos

Algarve Cultura Política

Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações

17:20 6 Julho, 2026 17:04 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas dizem que o fim do Açoteia Rooftop Festival representa o abandono de um projeto com projeção internacional para Faro

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Dois homens ficam em prisão preventiva por tráfico de estupefacientes em Lagoa

11:11 6 Julho, 2026 11:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação da GNR contou com militares de intervenção e binómio cinotécnico de deteção de droga da Unidade de Intervenção

Comboios parados junto a uma plataforma.
Algarve

Comboios elétricos chegam ao Algarve a 19 de julho e acabam-se os transbordos em Faro

11:47 6 Julho, 2026 11:38 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Linha ferroviária do Algarve passa a funcionar com comboios elétricos a partir de 19 de julho, eliminando o transbordo em Faro

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Novos dados sobre as gémeas portuguesas encontradas na Suíça: ficarão pelo menos três meses em prisão preventiva

09:42 7 Julho, 2026 09:28 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gémeas portuguesas detidas na Suíça por suspeitas de tráfico de droga vão permanecer em prisão preventiva durante pelo menos três meses

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto, Nacional

Povo ‘pediu’ algarvio Gonçalo Ramos em campo contra a Espanha mas Roberto Martinez não ‘ouviu’: “Talvez no prolongamento seria bom”

09:14 7 Julho, 2026 09:14 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Roberto Martínez explicou por que manteve Gonçalo Ramos no banco na derrota de Portugal frente à Espanha nos oitavos de final do Mundial 2026

Praia da Rocha, Portimão.
Algarve

Praia da Rocha em alerta: rede de carteiristas furta dezenas de telemóveis e há mais de 50 queixas na PSP

10:01 7 Julho, 2026 09:42 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

PSP registou mais de 50 queixas por furtos de telemóveis na zona de diversão noturna da Praia da Rocha durante o último fim de semana

Idosa com a carteira vazia.
Economia, Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

Copo de água fria. Crédito: Magnific
Saúde

Água gelada faz mal? Nutricionista esclarece este e outros mitos em dias de calor

10:20 7 Julho, 2026 15:21 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do país, beber água e escolher melhor as refeições torna-se ainda mais importante

Algarve, Desporto

Trail Entre a Serra e o Mar estreia-se em agosto em São Brás de Alportel

10:10 7 Julho, 2026 09:54 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Competição inclui caminhada, mini trail, trail sprint e trail, com distâncias entre os 11 e os 31 quilómetros

Veículo da GNR.
Algarve, Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Nacional

“Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana

08:00 7 Julho, 2026 18:01 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um bebé de 18 meses, no Arizona, foi declarado morto após quase se afogar numa piscina

Algarve, Cultura

Lagoa Jazz Fest regressa ao Sítio das Fontes com três dias de música e natureza

11:00 6 Julho, 2026 11:00 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

XXI edição do festival junta música, natureza e artistas internacionais no Parque Municipal do Sítio das Fontes

Europe Direct Algarve, Opinião

40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

08:10 7 Julho, 2026 07:56 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A História tem demonstrado que é nos momentos de crise que a Europa encontra a janela de oportunidade para os maiores avanços"

Tempo

O calor não vai dar tréguas: modelo europeu deixa Portugal a vermelho em julho

06:30 7 Julho, 2026 15:07 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois da primeira onda de calor do verão, o modelo europeu aponta para temperaturas acima da média durante o resto de julho

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

“Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio

14:40 6 Julho, 2026 14:10 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso do homem identificado por alegadamente filmar crianças num centro comercial de Portimão ganhou novos contornos

Algarve, Cultura, Política

Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações

17:20 6 Julho, 2026 17:04 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Social-democratas dizem que o fim do Açoteia Rooftop Festival representa o abandono de um projeto com projeção internacional para Faro

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Dois homens ficam em prisão preventiva por tráfico de estupefacientes em Lagoa

11:11 6 Julho, 2026 11:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação da GNR contou com militares de intervenção e binómio cinotécnico de deteção de droga da Unidade de Intervenção

Comboios parados junto a uma plataforma.
Algarve

Comboios elétricos chegam ao Algarve a 19 de julho e acabam-se os transbordos em Faro

11:47 6 Julho, 2026 11:38 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Linha ferroviária do Algarve passa a funcionar com comboios elétricos a partir de 19 de julho, eliminando o transbordo em Faro

Últimas Notícias

  • Treinador de 29 anos detido por suspeitas de abuso sexual de crianças em Vila Real de Santo António
    Treinador de 29 anos detido por suspeitas de abuso sexual de crianças em Vila Real de Santo António
  • Água gelada faz mal? Nutricionista esclarece este e outros mitos em dias de calor
    Água gelada faz mal? Nutricionista esclarece este e outros mitos em dias de calor
  • Trail Entre a Serra e o Mar estreia-se em agosto em São Brás de Alportel
    Trail Entre a Serra e o Mar estreia-se em agosto em São Brás de Alportel
  • Praia da Rocha em alerta: rede de carteiristas furta dezenas de telemóveis e há mais de 50 queixas na PSP
    Praia da Rocha em alerta: rede de carteiristas furta dezenas de telemóveis e há mais de 50 queixas na PSP
  • Novos dados sobre as gémeas portuguesas encontradas na Suíça: ficarão pelo menos três meses em prisão preventiva
    Novos dados sobre as gémeas portuguesas encontradas na Suíça: ficarão pelo menos três meses em prisão preventiva

Opinião

  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
  • Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro
    Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro

Europe Direct Algarve

  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal