A COP28, Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas, no Dubai, está atualmente em andamento. A conferência reúne representantes dos países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Um dos principais objetivos da COP28 é avançar no desenvolvimento da transição energética e acelerar a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis, que são as principais fontes de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos. Neste sentido, e com base em dados da Agência Europeia do Ambiente entre 2021 e 2022, a cidade europeia menos poluída foi Faro.
Além do seu impacto no clima, os combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás, também apresentam desafios significativos de poluição; por exemplo, a sua queima emite partículas finas (PM2,5). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a exposição prolongada a essas partículas pode desencadear ou agravar diversos problemas de saúde, como hipertensão ou diabetes.
Apesar de a OMS ter recomendado um limite máximo de cinco microgramas de PM2,5 por metro cúbico de ar para exposição prolongada desde 2021, a maioria das cidades da União Europeia (UE) excede substancialmente esse limite.
Muitas das cidades mais impactadas pelas PM2,5 situam-se na Polónia, um país ainda fortemente dependente do carvão, que emite uma considerável quantidade de partículas finas quando queimado. O norte de Itália, devido à sua geografia e concentração de atividades industriais, permanece como uma das regiões mais poluídas da Europa por partículas finas, resultando na presença de duas cidades italianas no topo da lista.
Por outro lado, com base em dados da Agência Europeia do Ambiente compilados pelo site Toute l’Europe, dez cidades na Europa mantiveram-se abaixo do nível recomendado de partículas finas pela OMS. No período de 2021-2022, Faro destacou-se como a cidade europeia menos poluída no estudo, com uma concentração média de PM2,5 no ar de apenas 3,7 μg/m³. Em seguida, figuraram duas cidades suecas, Umeå (3,9 μg/m³) e Uppsala (4 μg/m³).
Há ainda outra cidade portuguesa que marca presença neste estudo. Com efeito, o Funchal foi a quarta cidade europeia menos poluída.
Leia também: Um dos rios mais bonitos do mundo fica no Algarve