Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Estrada perto de Espanha.
Estrada perto de Espanha. Crédito: DR
Europa

Só o passaporte pode não chegar: estas são as novas regras que deve conhecer antes de entrar em Espanha

Protestos e manifestações anti-turismo marcaram o ano, motivando o governo a alterar as regras de entrada de turistas em Espanha

15:30 13 Maio, 2025 07:59 14 Maio, 2025 | Miguel Frazão
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O ano de 2024 ficou marcado por um novo recorde no setor turístico em Espanha, com o país a receber 94 milhões de visitantes. Este crescimento acentuado do turismo trouxe também consequências. Protestos e manifestações anti-turismo marcaram o ano, motivando o governo e autoridades regionais a reverem algumas práticas. Várias medidas estão agora a ser introduzidas para mitigar o impacto do turismo nas populações locais e proteger os recursos naturais e patrimoniais.

Regras variam entre regiões

As novas regras não são uniformes em todo o território espanhol. Algumas têm aplicação nacional, enquanto outras são específicas de certas regiões ou cidades. Com algumas destas medidas a envolverem coimas avultadas, as autoridades aconselham os visitantes a informarem-se com antecedência sobre as obrigações em vigor.

No que diz respeito à entrada de turistas, os cidadãos da União Europeia (UE) continuam a beneficiar de um processo simples, bastando apresentar um passaporte ou cartão de identificação. No entanto, visitantes de países terceiros, como o Reino Unido, Canadá ou Estados Unidos, enfrentam agora controlos fronteiriços mais rigorosos.

Seguro de viagem obrigatório em 2025

Escreve a Euronews que agora é obrigatória a apresentação de um seguro de viagem para turistas de fora da UE. Além disso, será necessário comprovar a posse de fundos suficientes para a estadia, a reserva de alojamento e apresentar um bilhete de regresso. Em caso de alojamento próprio, será exigido um comprovativo de morada.

As taxas turísticas também estão em expansão. Desde 2012, a Catalunha aplica uma ecotaxa, e este ano a taxa duplicou em Barcelona para hotéis de luxo, passando de 3,50 para sete euros por noite. Os hóspedes de hotéis de quatro estrelas pagarão 3,40 euros, enquanto os passageiros de cruzeiros desembolsarão seis euros, mesmo que fiquem apenas um dia.

Sobretaxa municipal e IVA aumentam valores

Barcelona introduziu ainda uma sobretaxa municipal de quatro euros, que poderá duplicar até ao fim deste ano. O total de impostos para turistas em alojamentos de luxo pode assim atingir 15 euros por noite, já com IVA incluído. Nas Ilhas Baleares, as taxas por noite aumentam de quatro para seis euros em época alta, dependendo da categoria do hotel.

Refere a mesma publicação que as Ilhas Canárias poderão seguir o mesmo caminho. A cidade de Mogán, em Gran Canaria, já aplica uma taxa diária de 0,15 euros desde janeiro. Outras cidades, como Santiago de Compostela e Toledo, preparam-se para implementar taxas entre 1 e 2,50 euros por noite.

Recomendamos: Especialistas alertam para o consumo deste peixe comum na costa portuguesa que pode dar até 3 dias de alucinações

Restrições a comportamentos turísticos

Algumas regiões adotaram ainda medidas contra comportamentos considerados inadequados. A partir de junho, estão proibidos os “pub crawls” no bairro Eixample de Barcelona. A proibição já se aplicava ao centro histórico desde 2012, devendo vigorar até, pelo menos, 2028.

Nas Ilhas Baleares, o consumo de álcool na via pública foi restringido em zonas turísticas de Maiorca e Ibiza. As lojas estão impedidas de vender bebidas alcoólicas entre as 21:30h e as 8h. O não cumprimento destas regras pode resultar em coimas entre 750 e 3.000 euros, consoante a gravidade da infração.

Mobilidade condicionada em centros históricos

Outras medidas visam a mobilidade. Em Sóller, Maiorca, turistas estão proibidos de circular de automóvel no centro histórico, estando reservadas áreas de estacionamento na periferia. Em Torrox, na Costa del Sol, foram proibidas tendas e estruturas semelhantes nas praias por razões de segurança e visibilidade dos nadadores-salvadores.

As praias espanholas estão também sujeitas a regras contra o tabaco. Mais de 100 praias já proibiram fumar, incluindo 28 nas Baleares e dezenas noutras regiões, como Andaluzia, Ilhas Canárias e Costa Blanca. Além do tabaco, também o uso de cigarros eletrónicos foi restringido em várias zonas balneares.

Medidas adicionais em análise

Por fim, Málaga seguiu o exemplo de Vigo e decidiu multar quem urinar no mar ou na praia. A cidade está a tentar aumentar as multas de 300 para 750 euros. Estão igualmente em análise proibições a outras práticas, como a entrada de cães na água, jogos com bolas ou a reserva de espaço com guarda-sóis.

As autoridades espanholas recomendam que os visitantes se informem junto do seu alojamento ou agência de viagens sobre as regras locais em vigor. A maioria das obrigações fiscais recai sobre os estabelecimentos, mas o cumprimento das normas comportamentais é responsabilidade dos turistas.

Leia também: Especialistas alertam para o consumo deste peixe comum na costa portuguesa que pode dar até 3 dias de alucinações

Idoso com carteira vazia. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social paga este apoio a milhares de beneficiários: mais de metade recebe mais de 200 euros

16:30 8 Setembro, 2026 15:35 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 245 mil pessoas recebem atualmente esta prestação da Segurança Social e uma em cada cinco já recebe um valor mensal superior a 300 euros

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Milho leva cultura e sabores do Brasil à zona ribeirinha de Portimão

10:20 8 Setembro, 2026 10:04 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão volta a celebrar a cultura brasileira com uma Festa do Milho marcada por gastronomia, samba, pagode e convívio

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva e descida das temperaturas vão atingir estas regiões neste dia

16:10 8 Setembro, 2026 16:31 8 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

O IPMA prevê uma mudança no estado do tempo, com chuva e temperaturas ligeiramente mais baixas em várias regiões

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e vem com força: frente fria ‘invade’ Portugal com descida das temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

10:10 8 Setembro, 2026 16:31 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão da Meteored aponta para a aproximação rápida de uma frente fria que vai trazer chuva a estas regiões portuguesas

Europa Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Algarve Cultura Ensino

Receção ao Caloiro estreia novo recinto nas Piscinas Municipais de Faro

08:31 8 Setembro, 2026 08:32 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A AAUAlg quer transformar a Receção ao Caloiro num ponto de encontro entre estudantes de diferentes cursos e anos

Luís Montenegro com mulher idosa. Crédito: Lusa
Nacional

Funcionária pública trabalhou 52 anos e recebe 680 euros de reforma: pensionista confronta Montenegro e pergunta “Acha bem?”

16:00 8 Setembro, 2026 18:37 7 Setembro, 2026 | João Luís

Trabalhou 52 anos como funcionária pública e disse receber 680 euros de reforma. Confrontou Luís Montenegro e perguntou: "Acha bem?"

Ministra da Saúde, Ana Paula Martins. Crédito: Lusa
Algarve Política Saúde

ULS Algarve: PS questiona proibição de conciliar trabalho com curso de Medicina

16:40 8 Setembro, 2026 15:55 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Socialistas questionam se estudar Medicina pode ser considerado “acumulação de funções” para trabalhadores da ULS Algarve

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Vida & Lazer

Não compre ameixas no supermercado se estiverem assim: Continente explica o sinal a que deve estar atento

20:10 7 Setembro, 2026 19:32 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Continente explica quais os sinais a observar nas ameixas antes de as colocar no carrinho e revela os cuidados a ter para conservar o fruto durante mais tempo

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Idoso com carteira vazia. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social paga este apoio a milhares de beneficiários: mais de metade recebe mais de 200 euros

16:30 8 Setembro, 2026 15:35 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 245 mil pessoas recebem atualmente esta prestação da Segurança Social e uma em cada cinco já recebe um valor mensal superior a 300 euros

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Milho leva cultura e sabores do Brasil à zona ribeirinha de Portimão

10:20 8 Setembro, 2026 10:04 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão volta a celebrar a cultura brasileira com uma Festa do Milho marcada por gastronomia, samba, pagode e convívio

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva e descida das temperaturas vão atingir estas regiões neste dia

16:10 8 Setembro, 2026 16:31 8 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

O IPMA prevê uma mudança no estado do tempo, com chuva e temperaturas ligeiramente mais baixas em várias regiões

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e vem com força: frente fria ‘invade’ Portugal com descida das temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

10:10 8 Setembro, 2026 16:31 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão da Meteored aponta para a aproximação rápida de uma frente fria que vai trazer chuva a estas regiões portuguesas

Europa, Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Algarve, Cultura, Ensino

Receção ao Caloiro estreia novo recinto nas Piscinas Municipais de Faro

08:31 8 Setembro, 2026 08:32 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A AAUAlg quer transformar a Receção ao Caloiro num ponto de encontro entre estudantes de diferentes cursos e anos

Luís Montenegro com mulher idosa. Crédito: Lusa
Nacional

Funcionária pública trabalhou 52 anos e recebe 680 euros de reforma: pensionista confronta Montenegro e pergunta “Acha bem?”

16:00 8 Setembro, 2026 18:37 7 Setembro, 2026 | João Luís

Trabalhou 52 anos como funcionária pública e disse receber 680 euros de reforma. Confrontou Luís Montenegro e perguntou: "Acha bem?"

Ministra da Saúde, Ana Paula Martins. Crédito: Lusa
Algarve, Política, Saúde

ULS Algarve: PS questiona proibição de conciliar trabalho com curso de Medicina

16:40 8 Setembro, 2026 15:55 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Socialistas questionam se estudar Medicina pode ser considerado “acumulação de funções” para trabalhadores da ULS Algarve

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Vida & Lazer

Não compre ameixas no supermercado se estiverem assim: Continente explica o sinal a que deve estar atento

20:10 7 Setembro, 2026 19:32 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Continente explica quais os sinais a observar nas ameixas antes de as colocar no carrinho e revela os cuidados a ter para conservar o fruto durante mais tempo

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Últimas Notícias

  • Para quando em Portugal? Este país europeu desistiu de um sistema semelhante ao Volta e há várias razões
    Para quando em Portugal? Este país europeu desistiu de um sistema semelhante ao Volta e há várias razões
  • Já viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer
    Já viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer
  • Tem um eletrodoméstico avariado? Novas regras da UE vão facilitar reparações e podem prolongar a garantia
    Tem um eletrodoméstico avariado? Novas regras da UE vão facilitar reparações e podem prolongar a garantia
  • Já viu o sinal de trânsito H25? Várias categorias de veículos estão proibidas de circular com este sinal
    Já viu o sinal de trânsito H25? Várias categorias de veículos estão proibidas de circular com este sinal
  • Conheça o erro que ‘todos’ cometem nos semáforos e que pode acabar numa avaria cara no carro
    Conheça o erro que ‘todos’ cometem nos semáforos e que pode acabar numa avaria cara no carro

Opinião

  • O Chega e a autocrítica que falta | Por Luís Ganhão
    O Chega e a autocrítica que falta | Por Luís Ganhão
  • Nascida na Albânia de Estaline e espetadora de um regime em ruínas: Um relato épico sobre o custo da liberdade | Por Mário Beja Santos
    Nascida na Albânia de Estaline e espetadora de um regime em ruínas: Um relato épico sobre o custo da liberdade | Por Mário Beja Santos
  • Justiça: um problema que não se resolve apenas com mais meios | Por Luís Ganhão
    Justiça: um problema que não se resolve apenas com mais meios | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Tem um eletrodoméstico avariado? Novas regras da UE vão facilitar reparações e podem prolongar a garantia
    Tem um eletrodoméstico avariado? Novas regras da UE vão facilitar reparações e podem prolongar a garantia
  • Inovação e tradição juntam mais de 50 participantes em seminário em Tavira
    Inovação e tradição juntam mais de 50 participantes em seminário em Tavira
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento