Os carros nos últimos 20 anos avançaram a todo o vapor a nível tecnológico. Os ladrões de automóveis, no entanto, estão a explorar essa via para os furtar.
Os conhecidos “sistemas de entrada sem chave” (KES), são cada vez mais um produto usado no setor da eletrónica automóvel, mas, são particularmente vulneráveis. Especialmente no que concerne à segurança dos veículos.
Os KES permitem trancar, destrancar, ligar e desligar o motor através de um comando, que atua como um transmissor de sinal.
O seu carro pode estar em risco
Os ladrões aproveitam esta tecnologia para furtar carros usando dispositivos que amplificam e retransmitem o sinal destes comandos. Desta forma levam “o carro a achar” que recebeu instruções do comando original. Muitas vezes o comando está no bolso do proprietário, sentado numa esplanada a umas dezenas ou centenas de metros.
O mercado contra-atacou com bolsas especiais para guardar estes comandos. As bolsas estão revestidas com um material que impede que o comando emita sinais eletrónicos quando não está a ser utilizado.
As autoridades de segurança também recomendam o uso de um bloqueador de volante.