Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Estrada sob tempestade. Crédito: Freepik AI
Estrada sob tempestade. Crédito: Freepik AI
Tempo

Maior rajada de vento em Portugal pode ter ultrapassado os 200 km/h e poderá tratar-se da mais forte alguma vez medida: saiba onde foi registada

Uma medição ainda em validação está a levantar dúvidas inéditas entre os meteorologistas. A rajada pode ter sido a mais forte alguma vez registada em Portugal

17:00 30 Janeiro, 2026 16:12 30 Janeiro, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A passagem da depressão Kristin por Portugal pode ter estabelecido um novo máximo histórico de vento no país, com uma rajada que terá atingido 208,8 km/h na madrugada de quarta-feira, numa estação meteorológica localizada no Parque Eólico das Degracias, no concelho de Soure. O valor ainda está em fase de validação, mas não é excluída a possibilidade de se tratar da rajada mais forte alguma vez medida em território nacional.

De acordo com o jornal Sol, que cita fontes oficiais, o registo foi efetuado pelas 5h40 da manhã numa estação integrada na rede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Apesar de fazer parte do sistema nacional de observação, os dados recolhidos estão ainda a ser analisados pelos técnicos do IPMA, um procedimento habitual sempre que surgem valores extremos.

Dados ainda em validação, mas cenário é considerado plausível

Segundo explicações prestadas pelo IPMA e citadas pelo mesmo jornal, a validação é necessária porque existem diferenças técnicas entre equipamentos, métodos de amostragem e condições locais que podem influenciar os resultados. Ainda assim, o instituto admite que a rajada observada em Soure poderá figurar entre as mais intensas já registadas em Portugal.

A localização da estação, a cerca de 524 metros de altitude, é apontada como um fator determinante para a intensidade do vento.

De acordo com a publicação, as estações situadas em cotas mais elevadas tendem a registar valores mais altos, ainda que o impacto direto nas zonas habitadas possa ser inferior ao de rajadas menos intensas, mas ocorridas a baixa altitude.

Registos oficiais confirmados abaixo dos 200 km/h

Até ao momento, a rajada mais forte oficialmente validada pelo IPMA continua a ser a registada no Cabo Carvoeiro, em Peniche, com 149 km/h às 4h00 da madrugada de quarta-feira. No entanto, outras medições relevantes reforçam a excecionalidade do episódio.

Segundo dados divulgados e recolhidos pelo Sol, a Base Aérea de Monte Real assinalou rajadas de 176 km/h por volta das 5h00 e de 178 km/h pouco depois. Foram ainda registados valores elevados em vários pontos do país, como Ansião, com 146 km/h, o aeródromo de Leiria, com 142 km/h, Castelo Branco, com 137 km/h, a Fóia, na Serra de Monchique, com 135 km/h, Vale Donas, em Tomar, com 133 km/h, o Cabo da Roca, com 131 km/h, Santa Cruz, em Torres Vedras, com 128,9 km/h, e Cavalos de Caldeirão, em Loulé, com 120,2 km/h.

O que esteve na origem da violência do vento

Em comunicado citado pela mesma fonte, o IPMA explicou que a depressão Kristin resultou do rápido desenvolvimento de um núcleo depressionário associado à tempestade Joseph.

Entre a noite de terça-feira e a madrugada de quarta-feira, este sistema sofreu um processo de ciclogénese explosiva a oeste da costa portuguesa, caracterizado por uma descida muito acentuada da pressão atmosférica em poucas horas.

Este processo foi intensificado pela entrada de ar estratosférico extremamente seco na circulação da tempestade. Segundo o instituto, este ar contribuiu para o arrefecimento e aumento da densidade das correntes descendentes, acelerando-as de forma significativa até atingirem a superfície.

Fenómeno raro associado ao chamado “sting jet”

Em determinadas circunstâncias, como as verificadas neste episódio, essas correntes descendentes concentram-se numa faixa relativamente estreita, produzindo ventos extremamente intensos durante períodos curtos, mas com elevado potencial destrutivo. Este padrão é conhecido na comunidade científica como corrente de jato do tipo “sting”.

De acordo com o IPMA, citado pelo Sol, este fenómeno é identificado através de imagens de satélite e radar e esteve na base dos danos mais severos provocados pela tempestade Kristin, sobretudo no litoral Centro.

Impacto humano e resposta do Estado

A depressão Kristin deixou um rasto significativo de destruição em Portugal, tendo provocado pelo menos seis vítimas mortais, além de feridos, desalojados e extensos danos materiais. Perante a dimensão dos estragos, o Governo declarou estado de calamidade nas regiões mais afetadas.

Esta decisão permite acelerar processos administrativos, mobilizar meios extraordinários, requisitar bens e serviços, suspender regras burocráticas e, sobretudo, desbloquear apoios financeiros urgentes para populações e autarquias atingidas.

Enquanto decorre a validação final dos dados, a possibilidade de Portugal ter registado uma rajada superior a 200 km/h permanece em aberto, num episódio meteorológico que já entrou para a história recente do país pela sua intensidade e impacto.

Leia também: Não foi só uma tempestade: este fenómeno volta a Portugal oito anos depois e é responsável pelo estado de calamidade

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve Gastronomia

Festa da Ria Formosa decorre em Faro entre 30 de julho e 9 de agosto com entrada gratuita e marisco acabado de apanhar

19:50 23 Julho, 2026 07:32 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber mais uma edição da Festa da Ria Formosa, com entrada gratuita, marisco acabado de apanhar e música ao vivo

W Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Nacional Saúde

Cancro do pulmão vitimou Luís Represas: conheça sintomas e fatores de risco

06:30 23 Julho, 2026 18:31 22 Julho, 2026 | João Luís

A morte de Luís Represas voltou a chamar a atenção para uma doença que pode evoluir de forma silenciosa e ser detetada tardiamente

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: chuva pode chegar a seis distritos já esta semana

06:00 23 Julho, 2026 14:25 22 Julho, 2026 | João Luís

Uma alteração temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva a parte de Portugal continental

Economia Opinião

Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

16:59 23 Julho, 2026 17:03 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se a dívida pública nos coloca entre os primeiros da Europa e a dívida incobrável ultrapassa já os dez mil milhões de euros, é evidente que Portugal continua a destacar-se em alguma coisa"

Avião da Iberia.
Europa

Alarme impediu possível colisão entre dois aviões com 472 passageiros em Espanha

11:10 23 Julho, 2026 10:56 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Sistema automático de prevenção de colisões evitou que duas aeronaves em rotas opostas chocassem sobre o espaço aéreo das Canárias

Ensino Opinião

Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

09:54 23 Julho, 2026 09:56 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Estou convencido de que existem práticas relativamente simples capazes de produzir resultados muito significativos. Algumas delas fazem já parte do meu trabalho diário em sala de aula"

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Economia Nacional

Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal

13:20 22 Julho, 2026 19:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Comprar um imóvel antes de a obra estar concluída exige cuidados diferentes dos de uma casa pronta: veja o que deve ter em atenção

Vida & Lazer

Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações

21:00 22 Julho, 2026 19:33 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cestos de uma cor específica estão a ser usados para identificar clientes solteiros e facilitar encontros durante as compras

Gastronomia Mundo

Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão

19:40 22 Julho, 2026 18:48 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estabelecimento com duas estrelas Michelin utilizou cerca de 49 mil formigas em gelados e outros pratos

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare-se: calor intenso tem data para regressar e há zonas onde os termómetros podem ultrapassar os 40 ºC

18:50 22 Julho, 2026 18:31 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força: há regiões onde os termómetros poderão voltar a ultrapassar os 40 ºC

Ponte entre os EUA e o Canadá.
Mundo

Está a chegar o dia da inauguração da ponte que vai ligar os EUA ao Canadá 13 anos após a apresentação do primeiro projeto

16:50 22 Julho, 2026 16:59 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após mais de uma década de espera, uma das maiores ligações entre os Estados Unidos e o Canadá prepara-se para receber os primeiros veículos

Nacional

Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade

22:10 23 Julho, 2026 21:46 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento redefine a estratégia com foco na inclusão e participação, mantendo seis milhões de euros em avisos e programas já em curso

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve, Gastronomia

Festa da Ria Formosa decorre em Faro entre 30 de julho e 9 de agosto com entrada gratuita e marisco acabado de apanhar

19:50 23 Julho, 2026 07:32 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Faro prepara-se para receber mais uma edição da Festa da Ria Formosa, com entrada gratuita, marisco acabado de apanhar e música ao vivo

W Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Nacional, Saúde

Cancro do pulmão vitimou Luís Represas: conheça sintomas e fatores de risco

06:30 23 Julho, 2026 18:31 22 Julho, 2026 | João Luís

A morte de Luís Represas voltou a chamar a atenção para uma doença que pode evoluir de forma silenciosa e ser detetada tardiamente

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: chuva pode chegar a seis distritos já esta semana

06:00 23 Julho, 2026 14:25 22 Julho, 2026 | João Luís

Uma alteração temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva a parte de Portugal continental

Economia, Opinião

Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

16:59 23 Julho, 2026 17:03 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se a dívida pública nos coloca entre os primeiros da Europa e a dívida incobrável ultrapassa já os dez mil milhões de euros, é evidente que Portugal continua a destacar-se em alguma coisa"

Avião da Iberia.
Europa

Alarme impediu possível colisão entre dois aviões com 472 passageiros em Espanha

11:10 23 Julho, 2026 10:56 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Sistema automático de prevenção de colisões evitou que duas aeronaves em rotas opostas chocassem sobre o espaço aéreo das Canárias

Ensino, Opinião

Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

09:54 23 Julho, 2026 09:56 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Estou convencido de que existem práticas relativamente simples capazes de produzir resultados muito significativos. Algumas delas fazem já parte do meu trabalho diário em sala de aula"

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Economia, Nacional

Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal

13:20 22 Julho, 2026 19:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Comprar um imóvel antes de a obra estar concluída exige cuidados diferentes dos de uma casa pronta: veja o que deve ter em atenção

Vida & Lazer

Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações

21:00 22 Julho, 2026 19:33 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cestos de uma cor específica estão a ser usados para identificar clientes solteiros e facilitar encontros durante as compras

Gastronomia, Mundo

Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão

19:40 22 Julho, 2026 18:48 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estabelecimento com duas estrelas Michelin utilizou cerca de 49 mil formigas em gelados e outros pratos

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare-se: calor intenso tem data para regressar e há zonas onde os termómetros podem ultrapassar os 40 ºC

18:50 22 Julho, 2026 18:31 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força: há regiões onde os termómetros poderão voltar a ultrapassar os 40 ºC

Ponte entre os EUA e o Canadá.
Mundo

Está a chegar o dia da inauguração da ponte que vai ligar os EUA ao Canadá 13 anos após a apresentação do primeiro projeto

16:50 22 Julho, 2026 16:59 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após mais de uma década de espera, uma das maiores ligações entre os Estados Unidos e o Canadá prepara-se para receber os primeiros veículos

Últimas Notícias

  • Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim
    Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim
  • Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade
    Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade
  • Governo garante financiamento da rede de apoio às vítimas no OE 2027
    Governo garante financiamento da rede de apoio às vítimas no OE 2027
  • Dois homens detidos por roubos violentos em Faro
    Dois homens detidos por roubos violentos em Faro
  • Governo cria duas carreiras de reintegração social e extingue a de administrador prisional
    Governo cria duas carreiras de reintegração social e extingue a de administrador prisional

Opinião

  • Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
    Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
  • Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
  • A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
    A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento