A Comissão Europeia apresentou um relatório no qual consta uma lista com as cidades europeias com melhor qualidade de vida. Uma cidade é portuguesa e não se trata de Lisboa, nem Porto. O relatório tem como base um inquérito realizado em 2023 sobre 83 cidades, de entre as quais também estão algumas que não pertencem à União Europeia, como é, por exemplo, o caso do Reino Unido.
Braga é a cidade nacional que aparece no nono lugar desta lista, sendo apontada como uma das cidades com maior qualidade de vida da Europa. O acolhimento aos imigrantes, as condições para casais jovens terem filhos e a qualidade de vida para idosos foram alguns dos fatores que contribuíram para que Braga obtivesse uma boa classificação neste ranking, segundo avança o site da RFM.
Para além da cidade do norte de Portugal, Groningen, nos Países Baixos, Copenhaga, na Dinamarca, Rostock e Leipzig, na Alemanha, Genebra e Zurique, na Suíça, Estocolmo, na Suécia e Gdansk, na Polónia, foram as outras localidades que integraram o Top10 de melhores cidades para se viver na Europa.
O que fazer em Braga?
Se não viver em Braga, mas quiser visitar a cidade, a Praça da República e o Largo do Paço são dois pontos de passagem obrigatória. Este último foi todo construído em granito e tem um chafariz monumental. A Sé de Braga é também de visita obrigatória, dado que é a catedral mais antiga do país. Numa das suas capelas estão guardados os túmulos dos pais de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal.
O Arco da Porta Nova, assim como o Jardim do Museu dos Biscaínhos e o Jardim de Santa Bárbara são também pontos de interesse da cidade de Braga.
Leia também: Veja como eliminar a humidade em casa e melhorar a qualidade do ar