Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

ERS chega a cobrar 50 mil euros às autarquias sobre hospitais de campanha – Governo vai analisar

O Governo vai analisar taxas associadas ao registo dos hospitais de campanha para combate à covid-19, cobradas pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS)

15:41 10 Maio, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Marta Temido referiu que este é “um tema que tem de ser acompanhado nos próximos dias” pelo executivo

“É uma matéria que o Governo irá, certamente, analisar, exercendo as competências que lhe competem”, declarou a ministra da Saúde, falando na conferência de imprensa diária sobre a evolução da pandemia no país.

Depois de terem surgido notícias de que estas taxas estavam a ser cobradas a várias autarquias, podendo chegar aos 50 mil euros, Marta Temido notou há que “ser objetivo relativamente ao que são as circunstâncias que geram obrigatoriedade de pagamento à ERS e, concretamente, de registo”.

“Assistimos à instalação de algumas estruturas de apoio junto de determinadas câmaras municipais, que se destinavam a serem unidades apoio para pessoas que não pudessem permanecer no seu domicílio e, não sendo estruturas destinadas à prestação de cuidados de saúde – e não tendo, aliás, nem um corpo médico próprio nem uma direção -, provavelmente não configuram estabelecimentos e poderão não estar em causa para pagamento no registo junto da ERS”, argumentou a responsável.

Marta Temido referiu, por isso, que este é “um tema que tem de ser acompanhado nos próximos dias” pelo executivo, mas destacou também que a “ERS é uma entidade administrativa independente, tem independência orgânica, funcional e técnica e estará a exercer as atribuições que entende serem da sua competência”.

Frisando “não querer entrar em controvérsias”, a governante adiantou ainda que “o Ministério da Saúde tomou conhecimento do ofício enviado pela ERS a diversos presidentes da câmara, já na semana passada, e o que poderá dizer é que tanto quanto conseguimos ler dos ofícios, deles não resultava qualquer pedido de pagamento, fosse a que título fosse”.

No sábado, a ERS indicou em comunicado que os montantes e eventuais isenções ao pagamento das taxas associadas ao registo dos hospitais de campanha são definidos por portaria e frisou que não tem competência para criar exceções.

O processo de registo tem taxas associadas, de acordo com o “site” da ERS: “as entidades responsáveis por estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde estão obrigadas ao pagamento de uma taxa “com um limite mínimo de 1.000 euros, e um limite máximo de 50.000 euros”, em função do número de profissionais.

As entidades reguladoras podem ainda cobrar, nos termos dos respetivos estatutos, uma contribuição às empresas e outras entidades sujeitas aos seus poderes de regulação e de promoção e defesa da concorrência respeitantes à atividade económica dos setores privado, público, cooperativo e social”, de acordo com a ERS.

A questão surgiu depois de a RTP e a SIC terem noticiado que algumas câmaras municipais estavam a ser notificadas para pagarem as taxas associadas ao registo destes hospitais de campanha.

Segundo a RTP, o presidente da Câmara da Batalha decidiu contestar juridicamente o valor cobrado àquela autarquia, de 30 mil euros, por considerar que a situação é imoral.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 279 mil mortos e infetou mais de quatro milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de 1,3 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.135 pessoas das 27.581 confirmadas como infetadas, e há 2.549 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Cão resgatado pela Associação dos Animais de Lisboa.
Animais Nacional Vídeo

“Patas completamente feridas e em sangue”: criança tenta alegadamente afogar cão bebé num lago e é alvo de queixa-crime [vídeo]

12:53 6 Julho, 2026 15:21 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Cão foi resgatado pela Associação dos Animais de Lisboa após alegadamente ter sido sujeito a maus-tratos junto a um lago na zona de Lisboa

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

“Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio

14:40 6 Julho, 2026 14:10 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso do homem identificado por alegadamente filmar crianças num centro comercial de Portimão ganhou novos contornos

Veículo da GNR.
Algarve Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Idade da reforma aos 65 anos? Proposta foi ao Parlamento e há novidades

16:30 3 Julho, 2026 16:01 5 Julho, 2026 | João Luís

Proposta para permitir a reforma aos 65 anos foi discutida no Parlamento, mas acabou rejeitada. Saiba o que estava em causa

Idosa com a carteira vazia.
Economia Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

Comboios parados junto a uma plataforma.
Algarve

Comboios elétricos chegam ao Algarve a 19 de julho e acabam-se os transbordos em Faro

11:47 6 Julho, 2026 11:38 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Linha ferroviária do Algarve passa a funcionar com comboios elétricos a partir de 19 de julho, eliminando o transbordo em Faro

Ciência Opinião

Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte

16:12 6 Julho, 2026 16:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O ovário após a menopausa poderá não estar apenas presente, sem função aparente. Poderá estar a comunicar ativamente com o resto do organismo"

Ciência Europe Direct Algarve

Investigação liderada pela Necton aposta em ingredientes naturais e sustentáveis

16:00 6 Julho, 2026 15:55 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto, desenvolvido em Olhão, vai estudar a produção, extração e transformação da clorofila de microalgas em derivados bioativos

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Opinião

Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro

17:30 6 Julho, 2026 17:22 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Opinião

A ilusão do controlo: o que está verdadeiramente nas nossas mãos? | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:40 6 Julho, 2026 08:51 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Sempre que assumimos responsabilidade pela nossa resposta à vida, deixamos de ser vítimas das circunstâncias e tornamo-nos protagonistas da nossa própria história"

Algarve Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Europe Direct Algarve

Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data

17:50 5 Julho, 2026 17:40 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os pequenos frascos individuais de champô, gel de banho e sabonete de hotel vão desaparecer

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 16:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal espanhol anulou a decisão e condenou a empresa

The 13 Palace, Macau.
Mundo Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor extremo e trovoadas: aviso vermelho mantém-se amanhã em pelo menos 4 distritos

18:20 5 Julho, 2026 18:20 5 Julho, 2026 | João Luís

Aviso vermelho de calor mantém-se em pelo menos quatro distritos, com temperaturas muito elevadas e risco de trovoadas isoladas

Cabine de avião da Ryanair.
Europe Direct Algarve

Acompanhantes de pessoas com deficiência passam a viajar gratuitamente no avião em certos casos

14:50 4 Julho, 2026 11:17 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

UE prepara novas regras para passageiros e uma delas abre a porta a viagens gratuitas para acompanhantes de pessoas com deficiência

Cão resgatado pela Associação dos Animais de Lisboa.
Animais, Nacional, Vídeo

“Patas completamente feridas e em sangue”: criança tenta alegadamente afogar cão bebé num lago e é alvo de queixa-crime [vídeo]

12:53 6 Julho, 2026 15:21 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Cão foi resgatado pela Associação dos Animais de Lisboa após alegadamente ter sido sujeito a maus-tratos junto a um lago na zona de Lisboa

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

“Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio

14:40 6 Julho, 2026 14:10 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso do homem identificado por alegadamente filmar crianças num centro comercial de Portimão ganhou novos contornos

Veículo da GNR.
Algarve, Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Idade da reforma aos 65 anos? Proposta foi ao Parlamento e há novidades

16:30 3 Julho, 2026 16:01 5 Julho, 2026 | João Luís

Proposta para permitir a reforma aos 65 anos foi discutida no Parlamento, mas acabou rejeitada. Saiba o que estava em causa

Idosa com a carteira vazia.
Economia, Nacional

Reformados recebem pensão mais alta este mês: veja as datas de pagamento

15:20 6 Julho, 2026 14:15 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As pensões de julho chegam com o subsídio de férias, aumentando o valor pago aos reformados

Comboios parados junto a uma plataforma.
Algarve

Comboios elétricos chegam ao Algarve a 19 de julho e acabam-se os transbordos em Faro

11:47 6 Julho, 2026 11:38 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Linha ferroviária do Algarve passa a funcionar com comboios elétricos a partir de 19 de julho, eliminando o transbordo em Faro

Ciência, Opinião

Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte

16:12 6 Julho, 2026 16:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O ovário após a menopausa poderá não estar apenas presente, sem função aparente. Poderá estar a comunicar ativamente com o resto do organismo"

Ciência, Europe Direct Algarve

Investigação liderada pela Necton aposta em ingredientes naturais e sustentáveis

16:00 6 Julho, 2026 15:55 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto, desenvolvido em Olhão, vai estudar a produção, extração e transformação da clorofila de microalgas em derivados bioativos

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Opinião

Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro

17:30 6 Julho, 2026 17:22 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Opinião

A ilusão do controlo: o que está verdadeiramente nas nossas mãos? | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:40 6 Julho, 2026 08:51 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Sempre que assumimos responsabilidade pela nossa resposta à vida, deixamos de ser vítimas das circunstâncias e tornamo-nos protagonistas da nossa própria história"

Algarve, Cultura

Full Moon regressa à Praia da Galé com duas noites de música e arte

18:05 3 Julho, 2026 18:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música, arte e natureza voltam a unir-se em Albufeira para duas noites especiais sob a luz da lua cheia

Europe Direct Algarve

Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data

17:50 5 Julho, 2026 17:40 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os pequenos frascos individuais de champô, gel de banho e sabonete de hotel vão desaparecer

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 16:07 5 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal espanhol anulou a decisão e condenou a empresa

The 13 Palace, Macau.
Mundo, Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor extremo e trovoadas: aviso vermelho mantém-se amanhã em pelo menos 4 distritos

18:20 5 Julho, 2026 18:20 5 Julho, 2026 | João Luís

Aviso vermelho de calor mantém-se em pelo menos quatro distritos, com temperaturas muito elevadas e risco de trovoadas isoladas

Cabine de avião da Ryanair.
Europe Direct Algarve

Acompanhantes de pessoas com deficiência passam a viajar gratuitamente no avião em certos casos

14:50 4 Julho, 2026 11:17 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

UE prepara novas regras para passageiros e uma delas abre a porta a viagens gratuitas para acompanhantes de pessoas com deficiência

Últimas Notícias

  • Vozes e músicos da região dão vida ao “Fado no Coreto” em Tavira
    Vozes e músicos da região dão vida ao “Fado no Coreto” em Tavira
  • José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia
    José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia
  • Pode haver feriado nacional se Portugal ganhar o Mundial? Saiba o que diz a lei
    Pode haver feriado nacional se Portugal ganhar o Mundial? Saiba o que diz a lei
  • Tráfico de droga, álcool e falta de carta motivam 91 detenções no Algarve
    Tráfico de droga, álcool e falta de carta motivam 91 detenções no Algarve
  • Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações
    Cancelamento do Açoteia Rooftop Festival leva PSD Faro a exigir explicações

Opinião

  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
  • Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro
    Salário mediano apenas 11% acima dos salários mais baixos* em Portugal, o menor diferencial da Zona Euro
  • Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte
    Depois da menopausa, o ovário não se reforma: muda de profissão | Por Isabel Duarte

Europe Direct Algarve

  • União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
    União Europeia – Prospetiva, contingência e política pública | Por António Covas
  • José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia
    José Aplinário felicita Juanma Moreno pelo novo mandato na presidência da Junta da Andaluzia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal