Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

ERS chega a cobrar 50 mil euros às autarquias sobre hospitais de campanha – Governo vai analisar

O Governo vai analisar taxas associadas ao registo dos hospitais de campanha para combate à covid-19, cobradas pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS)

15:41 10 Maio, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Marta Temido referiu que este é “um tema que tem de ser acompanhado nos próximos dias” pelo executivo

“É uma matéria que o Governo irá, certamente, analisar, exercendo as competências que lhe competem”, declarou a ministra da Saúde, falando na conferência de imprensa diária sobre a evolução da pandemia no país.

Depois de terem surgido notícias de que estas taxas estavam a ser cobradas a várias autarquias, podendo chegar aos 50 mil euros, Marta Temido notou há que “ser objetivo relativamente ao que são as circunstâncias que geram obrigatoriedade de pagamento à ERS e, concretamente, de registo”.

“Assistimos à instalação de algumas estruturas de apoio junto de determinadas câmaras municipais, que se destinavam a serem unidades apoio para pessoas que não pudessem permanecer no seu domicílio e, não sendo estruturas destinadas à prestação de cuidados de saúde – e não tendo, aliás, nem um corpo médico próprio nem uma direção -, provavelmente não configuram estabelecimentos e poderão não estar em causa para pagamento no registo junto da ERS”, argumentou a responsável.

Marta Temido referiu, por isso, que este é “um tema que tem de ser acompanhado nos próximos dias” pelo executivo, mas destacou também que a “ERS é uma entidade administrativa independente, tem independência orgânica, funcional e técnica e estará a exercer as atribuições que entende serem da sua competência”.

Frisando “não querer entrar em controvérsias”, a governante adiantou ainda que “o Ministério da Saúde tomou conhecimento do ofício enviado pela ERS a diversos presidentes da câmara, já na semana passada, e o que poderá dizer é que tanto quanto conseguimos ler dos ofícios, deles não resultava qualquer pedido de pagamento, fosse a que título fosse”.

No sábado, a ERS indicou em comunicado que os montantes e eventuais isenções ao pagamento das taxas associadas ao registo dos hospitais de campanha são definidos por portaria e frisou que não tem competência para criar exceções.

O processo de registo tem taxas associadas, de acordo com o “site” da ERS: “as entidades responsáveis por estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde estão obrigadas ao pagamento de uma taxa “com um limite mínimo de 1.000 euros, e um limite máximo de 50.000 euros”, em função do número de profissionais.

As entidades reguladoras podem ainda cobrar, nos termos dos respetivos estatutos, uma contribuição às empresas e outras entidades sujeitas aos seus poderes de regulação e de promoção e defesa da concorrência respeitantes à atividade económica dos setores privado, público, cooperativo e social”, de acordo com a ERS.

A questão surgiu depois de a RTP e a SIC terem noticiado que algumas câmaras municipais estavam a ser notificadas para pagarem as taxas associadas ao registo destes hospitais de campanha.

Segundo a RTP, o presidente da Câmara da Batalha decidiu contestar juridicamente o valor cobrado àquela autarquia, de 30 mil euros, por considerar que a situação é imoral.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 279 mil mortos e infetou mais de quatro milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de 1,3 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.135 pessoas das 27.581 confirmadas como infetadas, e há 2.549 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional Saúde

Rede Expressos alarga ao Porto apoio às deslocações para tratamentos no IPO

08:33 28 Julho, 2026 08:36 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Protocolo garante uma tarifa fixa de seis euros aos doentes em tratamento no IPO Porto e a um acompanhante nas deslocações

Algarve

Loulé entrega 117 habitações na maior operação de realojamento realizada no concelho

10:37 28 Julho, 2026 10:37 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Município entregou 117 habitações públicas em regime de arrendamento apoiado e mantém 529 fogos em diferentes fases de execução

Algarve Política

PSD/Faro exige fim de contrato de 140 mil euros para aquisição de “espaços noticiosos”

07:47 28 Julho, 2026 08:27 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas consideram "financeiramente irresponsável" gastar mais de 140 mil euros no acompanhamento mediático diário do executivo

Algarve Economia

Neste posto de combustível a poucos minutos do Algarve, encher o depósito é quase 20€ mais barato

16:50 27 Julho, 2026 15:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem atravessar a fronteira para abastecer poderá encontrar combustível muito mais barato, a diferença chega aos 30 cêntimos por litro

Algarve Cultura Economia

Feira da Dieta Mediterrânica regressa a Tavira com quatro dias de cultura, sabores e música

10:10 28 Julho, 2026 10:16 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os Vizinhos, Carolina Deslandes, Marco Rodrigues e Diogo Piçarra integram o cartaz da feira, que decorre de 3 a 6 de setembro

Opinião

Extremo na mente nada agradável | Por Tiago Manuel

09:01 28 Julho, 2026 09:01 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Uma reflexão crítica sobre programas que apresentam o ataque pessoal como humor e fazem da exposição pública uma forma de entretenimento

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 06:17 28 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Ensino Europe Direct Algarve Opinião

Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva

08:10 28 Julho, 2026 08:14 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao garantir que centenas de quilos de resíduos não contaminem as águas, a escola cumpre o objetivo de conservar o belo, provando que cuidar do planeta começa em cada escolha e em cada turma"

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Aviso amarelo em 17 distritos: calor pode chegar aos 40 ºC em Portugal

09:15 28 Julho, 2026 09:10 28 Julho, 2026 | João Luís

O interior deverá concentrar os valores mais elevados, mas a descida prevista para quarta-feira não deverá afastar o calor de várias regiões

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Vinho.
Economia Nacional

Quem tiver vinho armazenado terá de fazer esta declaração até setembro ou arrisca multa de 10 mil euros

15:40 27 Julho, 2026 15:35 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtores e empresas com vinho ou outros produtos vínicos em existência têm de comunicar os volumes detidos

Cultura Europe Direct Algarve

Europe Direct Algarve inaugura exposição com imagens vencedoras e uma retrospetiva do concurso LIXARTE

12:06 27 Julho, 2026 14:44 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A exposição da Comunidade LIXARTE reúne os melhores trabalhos da quarta edição e revisita três anos de fotografia dedicada ao oceano

Consulta com médico.
Gastronomia Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Animais Saúde

Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa

19:20 25 Julho, 2026 14:22 23 Julho, 2026 | João Luís

A reação mais comum perante uma barata pode parecer eficaz, mas há cuidados a ter para evitar contaminar superfícies dentro da habitação

Opinião

A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão

17:28 27 Julho, 2026 17:36 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade onde a suspeição se torna permanente é uma sociedade onde a confiança começa a rarear"

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho

16:26 27 Julho, 2026 16:29 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ao olhar para o mar, que rosto lhe damos? O mar não tem rosto — ganha-o em cada pessoa que com ele constrói uma história. Seja um pescador, um cientista, um turista ou um membro do júri do Concurso de Fotografia "Rostos do Mar" — cada pessoa vê o oceano de acordo com a sua experiência

Nacional, Saúde

Rede Expressos alarga ao Porto apoio às deslocações para tratamentos no IPO

08:33 28 Julho, 2026 08:36 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Protocolo garante uma tarifa fixa de seis euros aos doentes em tratamento no IPO Porto e a um acompanhante nas deslocações

Algarve

Loulé entrega 117 habitações na maior operação de realojamento realizada no concelho

10:37 28 Julho, 2026 10:37 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Município entregou 117 habitações públicas em regime de arrendamento apoiado e mantém 529 fogos em diferentes fases de execução

Algarve, Política

PSD/Faro exige fim de contrato de 140 mil euros para aquisição de “espaços noticiosos”

07:47 28 Julho, 2026 08:27 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sociais-democratas consideram "financeiramente irresponsável" gastar mais de 140 mil euros no acompanhamento mediático diário do executivo

Algarve, Economia

Neste posto de combustível a poucos minutos do Algarve, encher o depósito é quase 20€ mais barato

16:50 27 Julho, 2026 15:50 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem atravessar a fronteira para abastecer poderá encontrar combustível muito mais barato, a diferença chega aos 30 cêntimos por litro

Algarve, Cultura, Economia

Feira da Dieta Mediterrânica regressa a Tavira com quatro dias de cultura, sabores e música

10:10 28 Julho, 2026 10:16 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Os Vizinhos, Carolina Deslandes, Marco Rodrigues e Diogo Piçarra integram o cartaz da feira, que decorre de 3 a 6 de setembro

Opinião

Extremo na mente nada agradável | Por Tiago Manuel

09:01 28 Julho, 2026 09:01 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Uma reflexão crítica sobre programas que apresentam o ataque pessoal como humor e fazem da exposição pública uma forma de entretenimento

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 06:17 28 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Ensino, Europe Direct Algarve, Opinião

Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva

08:10 28 Julho, 2026 08:14 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao garantir que centenas de quilos de resíduos não contaminem as águas, a escola cumpre o objetivo de conservar o belo, provando que cuidar do planeta começa em cada escolha e em cada turma"

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Aviso amarelo em 17 distritos: calor pode chegar aos 40 ºC em Portugal

09:15 28 Julho, 2026 09:10 28 Julho, 2026 | João Luís

O interior deverá concentrar os valores mais elevados, mas a descida prevista para quarta-feira não deverá afastar o calor de várias regiões

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Tech

Milhões de carros destas 5 marcas podem ser controlados através do Bluetooth devido a falha: descubra se o seu é um deles

17:10 27 Julho, 2026 15:57 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma falha de segurança no Bluetooth pode deixar milhões de carros vulneráveis a ataques

Vinho.
Economia, Nacional

Quem tiver vinho armazenado terá de fazer esta declaração até setembro ou arrisca multa de 10 mil euros

15:40 27 Julho, 2026 15:35 27 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtores e empresas com vinho ou outros produtos vínicos em existência têm de comunicar os volumes detidos

Cultura, Europe Direct Algarve

Europe Direct Algarve inaugura exposição com imagens vencedoras e uma retrospetiva do concurso LIXARTE

12:06 27 Julho, 2026 14:44 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A exposição da Comunidade LIXARTE reúne os melhores trabalhos da quarta edição e revisita três anos de fotografia dedicada ao oceano

Consulta com médico.
Gastronomia, Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Animais, Saúde

Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa

19:20 25 Julho, 2026 14:22 23 Julho, 2026 | João Luís

A reação mais comum perante uma barata pode parecer eficaz, mas há cuidados a ter para evitar contaminar superfícies dentro da habitação

Opinião

A democracia também vive de confiança | Por Luís Ganhão

17:28 27 Julho, 2026 17:36 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade onde a suspeição se torna permanente é uma sociedade onde a confiança começa a rarear"

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho

16:26 27 Julho, 2026 16:29 27 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ao olhar para o mar, que rosto lhe damos? O mar não tem rosto — ganha-o em cada pessoa que com ele constrói uma história. Seja um pescador, um cientista, um turista ou um membro do júri do Concurso de Fotografia "Rostos do Mar" — cada pessoa vê o oceano de acordo com a sua experiência

Últimas Notícias

  • Nevoeiro dificulta buscas no mar por jovem que desapareceu em Aljezur
    Nevoeiro dificulta buscas no mar por jovem que desapareceu em Aljezur
  • Loulé entrega 117 habitações na maior operação de realojamento realizada no concelho
    Loulé entrega 117 habitações na maior operação de realojamento realizada no concelho
  • Feira da Dieta Mediterrânica regressa a Tavira com quatro dias de cultura, sabores e música
    Feira da Dieta Mediterrânica regressa a Tavira com quatro dias de cultura, sabores e música
  • Chef algarvia Noélia Jerónimo fez o catering do casamento de Gonçalo Ramos e há um motivo ‘especial’
    Chef algarvia Noélia Jerónimo fez o catering do casamento de Gonçalo Ramos e há um motivo ‘especial’
  • Fundação Irene Rolo reforça apoio à saúde mental de quem cuida
    Fundação Irene Rolo reforça apoio à saúde mental de quem cuida

Opinião

  • Extremo na mente nada agradável | Por Tiago Manuel
    Extremo na mente nada agradável | Por Tiago Manuel
  • Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva
    Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva
  • Estamos todos em lista de espera… | Editorial de Henrique Dias Freire
    Estamos todos em lista de espera… | Editorial de Henrique Dias Freire

Europe Direct Algarve

  • Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva
    Faro Mais Belo e Sustentável: 180 kg de Lixo que já não chegam ao Mar | Por Marta Saraiva
  • Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho
    Que rosto tem o mar quando o contemplamos? | Por Lilly Castanho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento