Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

DGS retifica erro: Afinal, Beja prossegue para a terceira fase de desconfinamento

Ao contrário do que foi anunciado por António Costa, na quinta-feira, o concelho de Beja vai prosseguir no desconfinamento na próxima segunda-feira, pois a incidência cumulativa a 14 dias é de 107 casos por 100.000 habitantes e não superior a 120

13:00 16 Abril, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O concelho de Beja vai prosseguir no desconfinamento na próxima segunda-feira, após uma retificação da incidência cumulativa de covid-19 nos últimos 14 dias, informou hoje o Governo.

Fonte do ministério da Saúde confirmou à Lusa que Beja vai prosseguir para a terceira fase de desconfinamento, ao contrário do que na quinta-feira foi anunciado, depois de a Direção-geral da Saúde (DGS) ter retificado a incidência cumulativa da covid-19 a 14 dias por 100.000 habitantes no concelho para o período de 31 de março a 13 de abril de 2021.

“A incidência cumulativa a 14 dias no período referido é assim de 107 casos por 100.000 habitantes”, abaixo do limite dos 120 casos por 100.000 habitantes, informou a DGS.

Nas medidas anunciadas pelo Governo na quinta-feira, Beja estava incluída nos concelhos que não vão passar à fase seguinte do desconfinamento que se inicia na próxima segunda-feira, por terem “duas avaliações sucessivas em situação de risco”.

Com a saída de Beja do grupo, não prosseguem para a nova fase seis concelhos, com duas avaliações sucessivas de mais de 120 casos por 100 mil habitantes, mantendo as restrições atualmente em vigor.

São eles Alandroal, Albufeira, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela.

Estes concelhos continuam sujeitos às medidas que atualmente estão em vigor, ou seja, é autorizado o comércio de lojas com uma área até 200 metros quadrados e que tenham porta para a rua, esplanadas com um limite de quatro pessoas por mesa, o funcionamento de cabeleireiros, de manicures e estabelecimentos similares, assim como as livrarias, o comércio automóvel, a mediação imobiliária, as bibliotecas e arquivos, museus, monumentos, palácios e galerias de arte, e ginásios sem aulas de grupo.

No entanto, os alunos dos ensinos secundário e superior voltam ao ensino presencial, tal como no resto do território continental

Está ainda previsto que voltem a funcionar as feiras e os mercados não alimentares, sendo essa decisão de âmbito municipal.

Além destes, os concelhos de Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior vão regressar na segunda-feira às regras que vigoravam no continente português no início do processo de desconfinamento em curso, iniciado em 15 de março.

Segundo o primeiro-ministro, nestes quatro municípios, com uma incidência de 240 casos por 100 mil habitantes, volta a estar em vigor a proibição de circulação interconcelhia em todos os dias da semana, com exceções previstas na lei, como deslocações para o trabalho ou para dar apoio a familiares.

Na prática, segundo o primeiro-ministro, António Costa, nestes quatro concelhos “têm de encerrar na próxima segunda-feira” ginásios, museus, galerias de artes e espaços semelhantes, tal como as lojas entretanto abertas voltam a poder funcionar apenas com venda ao postigo e também as esplanadas voltam a fechar.

Também nestes concelhos as escolas continuam a funcionar presencialmente e voltam ao ensino presencial os alunos do ensino secundário e do ensino superior, visto que na Educação todos os concelhos avançam juntos, afirmou o Governo.

António Costa chamou a atenção ainda para outros 13 concelhos que, “estando pela primeira vez com taxa de incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes, têm de ter particular atenção na forma como controlam a pandemia nos próximos 15 dias”.

São eles Aljezur, Almeirim, Barrancos, Mêda, Miranda do Corvo, Miranda do Douro, Olhão, Paredes, Penalva do Castelo, Resende, Valongo, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Famalicão.

Estes 13 e a generalidade dos restantes concelhos seguem em frente para a terceira de quatro fases previstas pelo Governo, duas das quais já avançaram em 15 de março e 05 de abril, a próxima será na segunda-feira, 19 de abril, e a última em 03 de maio.

Na próxima segunda-feira, para a maioria dos 278 municípios do continente, reabrem todas as lojas e centros comerciais, cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos, e lojas do cidadão com atendimento por marcação.

Regressam também as modalidades desportivas de médio risco e a atividade física ao ar livre até seis pessoas, e são permitidos eventos exteriores com diminuição de lotação e casamentos e batizados com 25% da respetiva capacidade de acolhimento.

Também reabrem os restaurantes, cafés e pastelarias – embora com um máximo de quatro pessoas nas mesas no seu interior ou seis, por mesa, em esplanadas – até às 22:00 durante a semana ou 13:00 ao fim de semana e feriados.

As medidas podem ser revistas se Portugal ultrapassar os 120 novos casos de infeção com o novo coronavírus por 100 mil habitantes em 14 dias ou, ainda, se o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 ultrapassar 1.

Na segunda-feira, Portugal entra no seu o 15.º estado de emergência no contexto de pandemia de covid-19.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 2.974.651 mortos no mundo, resultantes de mais de 138,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.933 pessoas dos 829.358 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Eclipse solar. Crédito: Foto AI
Ciência Nacional

Nem Faro, nem Lisboa: NASA confirma o único lugar de Portugal onde se vai poder assistir ao eclipse solar total

08:00 4 Agosto, 2026 12:49 3 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Apenas numa pequena zona de Portugal o Sol ficará totalmente encoberto durante alguns segundos, tornando possível assistir ao eclipse na sua forma mais total

Algarve Desporto

Oito jogadores disputam nova edição do Padel Grand Champions em Vilamoura

07:50 4 Agosto, 2026 07:56 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Quatro duplas e vários antigos campeões mundiais disputam, nos dias 4 e 5 de agosto, mais uma edição do torneio em Vilamoura

Tempo

Chuva regressa hoje e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 4 Agosto, 2026 14:36 3 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

A humidade, a nebulosidade e a possibilidade de chuva fraca voltam a marcar o estado do tempo esta terça-feira

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Enfermeiro em zona de contaminação. Crédito: Freepik
Mundo Saúde

Autoridades americanas ‘alertam’ para surto de doença que já provocou vítimas mortais: casos continuam a subir e esta pode ser a fonte de contaminação

08:30 4 Agosto, 2026 03:04 4 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest As doenças transmitidas através de alimentos podem provocar complicações graves, sobretudo quando atingem pessoas vulneráveis. Embora muitas destas infeções não sejam habitualmente fatais, a desidratação e o agravamento de problemas de saúde anteriores podem aumentar consideravelmente os riscos. Duas pessoas morreram no estado norte-americano...

Mulher verifica o extrato bancário numa caixa automática. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Tem dinheiro numa conta bancária ‘esquecida’? Ao fim destes anos o Estado pode mesmo ‘ficar com ele’

07:30 4 Agosto, 2026 16:59 3 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Uma conta bancária pode continuar aberta mesmo sem movimentos, acumulando comissões ao longo do tempo

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: já há data para abertura da nova loja

14:50 3 Agosto, 2026 14:44 3 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito português já no próximo mês

Algarve Cultura Economia

FATACIL regressa a Lagoa com dez dias de música, gastronomia e tradição

07:15 4 Agosto, 2026 07:01 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Tony Carreira, Plutónio, Sara Correia, Richie Campbell e Os Quatro e Meia integram o cartaz musical da FATACIL 2026

Algarve Animais

Loulé entrega leitores de microchips às Juntas de Freguesia

07:00 4 Agosto, 2026 06:53 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Microchips permitem cruzar os dados dos animais com os respetivos tutores e facilitar o regresso a casa em caso de desaparecimento

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes regressam a Portugal a partir desta data e esta será a região mais afetada

16:00 3 Agosto, 2026 16:20 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta semana será marcada por períodos de chuva fraca na maior parte do território nacional, mas nesta região haverá agravamento do estado do tempo

Pano branco no retrovisor de um carro. Crédito: Foto AI
Auto Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e aquilo que deve fazer se o vir

17:50 3 Agosto, 2026 16:54 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Algarve Economia

Cinco novas lojas reforçam oferta comercial do Forum Algarve

15:30 3 Agosto, 2026 15:44 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As novas lojas abrangem as áreas da restauração, moda, artigos para casa e soluções de descanso, segundo o Forum Algarve

Nacional

Época balnear soma 17 mortos e mais de 860 salvamentos em três meses

08:40 4 Agosto, 2026 08:40 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Praias não vigiadas concentraram 8 das 17 mortes registadas pela Autoridade Marítima Nacional até ao final de julho

Auto Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Ruben Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

É oficial: União Europeia ‘aperta’ e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

18:10 2 Agosto, 2026 18:15 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela União Europeia em todos os Estados-membros a partir de 10 de julho de 2027

Ciência Opinião

Os peixes revelam um novo cancro transmissível | Por Isabel Duarte

16:40 3 Agosto, 2026 16:40 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Não foi apenas encontrado um novo cancro num peixe. Foi encontrado um cancro que, algures na sua história, deixou de precisar do animal onde surgiu para continuar a sobreviver"

Eclipse solar. Crédito: Foto AI
Ciência, Nacional

Nem Faro, nem Lisboa: NASA confirma o único lugar de Portugal onde se vai poder assistir ao eclipse solar total

08:00 4 Agosto, 2026 12:49 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Apenas numa pequena zona de Portugal o Sol ficará totalmente encoberto durante alguns segundos, tornando possível assistir ao eclipse na sua forma mais total

Algarve, Desporto

Oito jogadores disputam nova edição do Padel Grand Champions em Vilamoura

07:50 4 Agosto, 2026 07:56 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Quatro duplas e vários antigos campeões mundiais disputam, nos dias 4 e 5 de agosto, mais uma edição do torneio em Vilamoura

Tempo

Chuva regressa hoje e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 4 Agosto, 2026 14:36 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A humidade, a nebulosidade e a possibilidade de chuva fraca voltam a marcar o estado do tempo esta terça-feira

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Enfermeiro em zona de contaminação. Crédito: Freepik
Mundo, Saúde

Autoridades americanas ‘alertam’ para surto de doença que já provocou vítimas mortais: casos continuam a subir e esta pode ser a fonte de contaminação

08:30 4 Agosto, 2026 03:04 4 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest As doenças transmitidas através de alimentos podem provocar complicações graves, sobretudo quando atingem pessoas vulneráveis. Embora muitas destas infeções não sejam habitualmente fatais, a desidratação e o agravamento de problemas de saúde anteriores podem aumentar consideravelmente os riscos. Duas pessoas morreram no estado norte-americano...

Mulher verifica o extrato bancário numa caixa automática. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Tem dinheiro numa conta bancária ‘esquecida’? Ao fim destes anos o Estado pode mesmo ‘ficar com ele’

07:30 4 Agosto, 2026 16:59 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma conta bancária pode continuar aberta mesmo sem movimentos, acumulando comissões ao longo do tempo

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: já há data para abertura da nova loja

14:50 3 Agosto, 2026 14:44 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito português já no próximo mês

Algarve, Cultura, Economia

FATACIL regressa a Lagoa com dez dias de música, gastronomia e tradição

07:15 4 Agosto, 2026 07:01 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Tony Carreira, Plutónio, Sara Correia, Richie Campbell e Os Quatro e Meia integram o cartaz musical da FATACIL 2026

Algarve, Animais

Loulé entrega leitores de microchips às Juntas de Freguesia

07:00 4 Agosto, 2026 06:53 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Microchips permitem cruzar os dados dos animais com os respetivos tutores e facilitar o regresso a casa em caso de desaparecimento

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes regressam a Portugal a partir desta data e esta será a região mais afetada

16:00 3 Agosto, 2026 16:20 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta semana será marcada por períodos de chuva fraca na maior parte do território nacional, mas nesta região haverá agravamento do estado do tempo

Pano branco no retrovisor de um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e aquilo que deve fazer se o vir

17:50 3 Agosto, 2026 16:54 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Algarve, Economia

Cinco novas lojas reforçam oferta comercial do Forum Algarve

15:30 3 Agosto, 2026 15:44 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As novas lojas abrangem as áreas da restauração, moda, artigos para casa e soluções de descanso, segundo o Forum Algarve

Nacional

Época balnear soma 17 mortos e mais de 860 salvamentos em três meses

08:40 4 Agosto, 2026 08:40 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Praias não vigiadas concentraram 8 das 17 mortes registadas pela Autoridade Marítima Nacional até ao final de julho

Auto, Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

É oficial: União Europeia ‘aperta’ e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

18:10 2 Agosto, 2026 18:15 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela União Europeia em todos os Estados-membros a partir de 10 de julho de 2027

Ciência, Opinião

Os peixes revelam um novo cancro transmissível | Por Isabel Duarte

16:40 3 Agosto, 2026 16:40 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Não foi apenas encontrado um novo cancro num peixe. Foi encontrado um cancro que, algures na sua história, deixou de precisar do animal onde surgiu para continuar a sobreviver"

Últimas Notícias

  • Época balnear soma 17 mortos e mais de 860 salvamentos em três meses
    Época balnear soma 17 mortos e mais de 860 salvamentos em três meses
  • Autoridades americanas ‘alertam’ para surto de doença que já provocou vítimas mortais: casos continuam a subir e esta pode ser a fonte de contaminação
    Autoridades americanas ‘alertam’ para surto de doença que já provocou vítimas mortais: casos continuam a subir e esta pode ser a fonte de contaminação
  • Nem Faro, nem Lisboa: NASA confirma o único lugar de Portugal onde se vai poder assistir ao eclipse solar total
    Nem Faro, nem Lisboa: NASA confirma o único lugar de Portugal onde se vai poder assistir ao eclipse solar total
  • Oito jogadores disputam nova edição do Padel Grand Champions em Vilamoura
    Oito jogadores disputam nova edição do Padel Grand Champions em Vilamoura
  • Tem dinheiro numa conta bancária ‘esquecida’? Ao fim destes anos o Estado pode mesmo ‘ficar com ele’
    Tem dinheiro numa conta bancária ‘esquecida’? Ao fim destes anos o Estado pode mesmo ‘ficar com ele’

Opinião

  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para agosto | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para agosto | Por João Correia Tarólogo
  • Stabat Mater Dolorosa | Por Rafael Procopiak
    Stabat Mater Dolorosa | Por Rafael Procopiak
  • Os peixes revelam um novo cancro transmissível | Por Isabel Duarte
    Os peixes revelam um novo cancro transmissível | Por Isabel Duarte

Europe Direct Algarve

  • Atenção portugueses, já é oficial: regras europeias mudam e este documento deixa de ser válido para viajar
    Atenção portugueses, já é oficial: regras europeias mudam e este documento deixa de ser válido para viajar
  • Stabat Mater Dolorosa | Por Rafael Procopiak
    Stabat Mater Dolorosa | Por Rafael Procopiak
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento