Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

DGS retifica erro: Afinal, Beja prossegue para a terceira fase de desconfinamento

Ao contrário do que foi anunciado por António Costa, na quinta-feira, o concelho de Beja vai prosseguir no desconfinamento na próxima segunda-feira, pois a incidência cumulativa a 14 dias é de 107 casos por 100.000 habitantes e não superior a 120

13:00 16 Abril, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O concelho de Beja vai prosseguir no desconfinamento na próxima segunda-feira, após uma retificação da incidência cumulativa de covid-19 nos últimos 14 dias, informou hoje o Governo.

Fonte do ministério da Saúde confirmou à Lusa que Beja vai prosseguir para a terceira fase de desconfinamento, ao contrário do que na quinta-feira foi anunciado, depois de a Direção-geral da Saúde (DGS) ter retificado a incidência cumulativa da covid-19 a 14 dias por 100.000 habitantes no concelho para o período de 31 de março a 13 de abril de 2021.

“A incidência cumulativa a 14 dias no período referido é assim de 107 casos por 100.000 habitantes”, abaixo do limite dos 120 casos por 100.000 habitantes, informou a DGS.

Nas medidas anunciadas pelo Governo na quinta-feira, Beja estava incluída nos concelhos que não vão passar à fase seguinte do desconfinamento que se inicia na próxima segunda-feira, por terem “duas avaliações sucessivas em situação de risco”.

Com a saída de Beja do grupo, não prosseguem para a nova fase seis concelhos, com duas avaliações sucessivas de mais de 120 casos por 100 mil habitantes, mantendo as restrições atualmente em vigor.

São eles Alandroal, Albufeira, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela.

Estes concelhos continuam sujeitos às medidas que atualmente estão em vigor, ou seja, é autorizado o comércio de lojas com uma área até 200 metros quadrados e que tenham porta para a rua, esplanadas com um limite de quatro pessoas por mesa, o funcionamento de cabeleireiros, de manicures e estabelecimentos similares, assim como as livrarias, o comércio automóvel, a mediação imobiliária, as bibliotecas e arquivos, museus, monumentos, palácios e galerias de arte, e ginásios sem aulas de grupo.

No entanto, os alunos dos ensinos secundário e superior voltam ao ensino presencial, tal como no resto do território continental

Está ainda previsto que voltem a funcionar as feiras e os mercados não alimentares, sendo essa decisão de âmbito municipal.

Além destes, os concelhos de Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior vão regressar na segunda-feira às regras que vigoravam no continente português no início do processo de desconfinamento em curso, iniciado em 15 de março.

Segundo o primeiro-ministro, nestes quatro municípios, com uma incidência de 240 casos por 100 mil habitantes, volta a estar em vigor a proibição de circulação interconcelhia em todos os dias da semana, com exceções previstas na lei, como deslocações para o trabalho ou para dar apoio a familiares.

Na prática, segundo o primeiro-ministro, António Costa, nestes quatro concelhos “têm de encerrar na próxima segunda-feira” ginásios, museus, galerias de artes e espaços semelhantes, tal como as lojas entretanto abertas voltam a poder funcionar apenas com venda ao postigo e também as esplanadas voltam a fechar.

Também nestes concelhos as escolas continuam a funcionar presencialmente e voltam ao ensino presencial os alunos do ensino secundário e do ensino superior, visto que na Educação todos os concelhos avançam juntos, afirmou o Governo.

António Costa chamou a atenção ainda para outros 13 concelhos que, “estando pela primeira vez com taxa de incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes, têm de ter particular atenção na forma como controlam a pandemia nos próximos 15 dias”.

São eles Aljezur, Almeirim, Barrancos, Mêda, Miranda do Corvo, Miranda do Douro, Olhão, Paredes, Penalva do Castelo, Resende, Valongo, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Famalicão.

Estes 13 e a generalidade dos restantes concelhos seguem em frente para a terceira de quatro fases previstas pelo Governo, duas das quais já avançaram em 15 de março e 05 de abril, a próxima será na segunda-feira, 19 de abril, e a última em 03 de maio.

Na próxima segunda-feira, para a maioria dos 278 municípios do continente, reabrem todas as lojas e centros comerciais, cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos, e lojas do cidadão com atendimento por marcação.

Regressam também as modalidades desportivas de médio risco e a atividade física ao ar livre até seis pessoas, e são permitidos eventos exteriores com diminuição de lotação e casamentos e batizados com 25% da respetiva capacidade de acolhimento.

Também reabrem os restaurantes, cafés e pastelarias – embora com um máximo de quatro pessoas nas mesas no seu interior ou seis, por mesa, em esplanadas – até às 22:00 durante a semana ou 13:00 ao fim de semana e feriados.

As medidas podem ser revistas se Portugal ultrapassar os 120 novos casos de infeção com o novo coronavírus por 100 mil habitantes em 14 dias ou, ainda, se o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 ultrapassar 1.

Na segunda-feira, Portugal entra no seu o 15.º estado de emergência no contexto de pandemia de covid-19.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 2.974.651 mortos no mundo, resultantes de mais de 138,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.933 pessoas dos 829.358 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
André Ventura. Crédito: Lusa
Economia Europa Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Algarve Economia

Conferência em Albufeira debate impacto das novas regras do urbanismo

08:23 7 Junho, 2026 08:23 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Analise as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 108/2026 na conferência sobre urbanismo em Albufeira

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

Praia da Comenda, Setúbal.
Economia Nacional Vida & Lazer

Afinal estas cinco praias portuguesas têm dono? Esta empresa diz ser proprietária dos areais e avança com ação judicial

14:30 7 Junho, 2026 14:11 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresa avançou para tribunal para reclamar a posse de cinco praias em Setúbal: Ministério Público e Agência Portuguesa do Ambiente contestam

Opinião Saúde

Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana

07:30 7 Junho, 2026 08:23 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Apesar de na maioria das vezes não provocar sintomas nas fases iniciais, esta doença pode evoluir para situações graves, como inflamação hepática, fibrose, cirrose e até cancro do fígado"

Algarve Cultura

Conservatório de Albufeira encerra 30.º ano letivo com gala na Herdade dos Salgados

08:54 7 Junho, 2026 12:42 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Perante cerca de 700 pessoas, o Conservatório de Albufeira assinalou três décadas de atividade com uma gala no Palácio de Congressos do Algarve

Algarve Cultura

Mostra “Maestro da Paisagem” homenageia António Viana Barreto em Albufeira

11:00 7 Junho, 2026 15:31 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Obra de António Viana Barreto é recordada como uma referência incontornável da arquitetura paisagista em Portugal

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia Nacional

Está publicado o novo modelo de atribuição do subsídio de mobilidade: residentes nestas regiões estão agora mais ‘protegidos’

10:00 7 Junho, 2026 10:45 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Novo modelo do subsídio de mobilidade é publicado com alterações no reembolso das passagens aéreas entre o continente e as regiões autónomas

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Algarve Cultura Gastronomia

Santos Populares levam música e tradição a todo o concelho de Castro Marim

08:44 7 Junho, 2026 08:43 7 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim apresenta as marchas populares na Praça 1.º de Maio, a 12 de junho, numa noite dedicada à tradição e ao convívio

Opinião Tech

Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal

07:30 6 Junho, 2026 12:04 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os millennials devem ser vistos não apenas como a 'geração sanduíche' e intermediaria do analógico para o digital, mas também como os arquitetos de uma nova era, onde a convergência de mundos pode gerar um inimaginável potencial"

André Ventura. Crédito: Lusa
Economia, Europa, Nacional

Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?

11:30 7 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

André Ventura defende um teto máximo para as pensões e apontou Espanha, Suíça e França como exemplos: veja o que está em causa

Algarve, Economia

Conferência em Albufeira debate impacto das novas regras do urbanismo

08:23 7 Junho, 2026 08:23 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Analise as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 108/2026 na conferência sobre urbanismo em Albufeira

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve, Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

Praia da Comenda, Setúbal.
Economia, Nacional, Vida & Lazer

Afinal estas cinco praias portuguesas têm dono? Esta empresa diz ser proprietária dos areais e avança com ação judicial

14:30 7 Junho, 2026 14:11 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresa avançou para tribunal para reclamar a posse de cinco praias em Setúbal: Ministério Público e Agência Portuguesa do Ambiente contestam

Opinião, Saúde

Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana

07:30 7 Junho, 2026 08:23 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Apesar de na maioria das vezes não provocar sintomas nas fases iniciais, esta doença pode evoluir para situações graves, como inflamação hepática, fibrose, cirrose e até cancro do fígado"

Algarve, Cultura

Conservatório de Albufeira encerra 30.º ano letivo com gala na Herdade dos Salgados

08:54 7 Junho, 2026 12:42 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Perante cerca de 700 pessoas, o Conservatório de Albufeira assinalou três décadas de atividade com uma gala no Palácio de Congressos do Algarve

Algarve, Cultura

Mostra “Maestro da Paisagem” homenageia António Viana Barreto em Albufeira

11:00 7 Junho, 2026 15:31 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Obra de António Viana Barreto é recordada como uma referência incontornável da arquitetura paisagista em Portugal

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Está publicado o novo modelo de atribuição do subsídio de mobilidade: residentes nestas regiões estão agora mais ‘protegidos’

10:00 7 Junho, 2026 10:45 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Novo modelo do subsídio de mobilidade é publicado com alterações no reembolso das passagens aéreas entre o continente e as regiões autónomas

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Algarve, Cultura, Gastronomia

Santos Populares levam música e tradição a todo o concelho de Castro Marim

08:44 7 Junho, 2026 08:43 7 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim apresenta as marchas populares na Praça 1.º de Maio, a 12 de junho, numa noite dedicada à tradição e ao convívio

Opinião, Tech

Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal

07:30 6 Junho, 2026 12:04 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os millennials devem ser vistos não apenas como a 'geração sanduíche' e intermediaria do analógico para o digital, mas também como os arquitetos de uma nova era, onde a convergência de mundos pode gerar um inimaginável potencial"

Últimas Notícias

  • Afinal estas cinco praias portuguesas têm dono? Esta empresa diz ser proprietária dos areais e avança com ação judicial
    Afinal estas cinco praias portuguesas têm dono? Esta empresa diz ser proprietária dos areais e avança com ação judicial
  • Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
    Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas
  • Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?
    Ventura diz que Espanha, Suíça e França têm limites nas pensões. Afinal, é mesmo assim?
  • Mostra “Maestro da Paisagem” homenageia António Viana Barreto em Albufeira
    Mostra “Maestro da Paisagem” homenageia António Viana Barreto em Albufeira
  • Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente
    Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente
  • Está publicado o novo modelo de atribuição do subsídio de mobilidade: residentes nestas regiões estão agora mais ‘protegidos’
    Está publicado o novo modelo de atribuição do subsídio de mobilidade: residentes nestas regiões estão agora mais ‘protegidos’

Opinião

  • Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
    Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
  • Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
    Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
  • 9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
    9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal