Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

Covid-19: Novo posto da Cruz Vermelha com capacidade para até 3.500 testes por dia

O novo posto está instalado na parte exterior do Lar Militar da Cruz Vermelha, em Lisboa

09:50 10 Outubro, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O posto fixo de testes funciona entre as 09:00 e as 18:00 durante os dias úteis e o centro de diagnóstico

O novo Posto Fixo da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) para testes à covid-19, inaugurado hoje, vai permitir aumentar a capacidade instalada com a realização de até 3.500 colheitas e análises por dia, segundo o presidente da instituição.

O novo posto, instalado na parte exterior do Lar Militar da Cruz Vermelha, em Lisboa, vai funcionar em coordenação com um novo centro de diagnóstico molecular covid-19 do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM).

Na inauguração, que contou com a presença da ministra da Saúde, o presidente da CVP explicou que a nova estrutura, composta por quatro tendas para testes e duas estações ‘drive-thru’ no posto fixo e pelo laboratório do iMM, tem a capacidade para mais de três mil análises por dia.

“Podemos ir até aos 3.000 ou 3.500, no conjunto deste projeto com o iMM”, disse Francisco George em declarações aos jornalistas sobre a capacidade de testagem.

Numa altura em que o país regista o segundo maior número de novos casos desde o início da pandemia em março, o presidente da CVP assegura que essa capacidade pode ser aumentada se a situação epidemiológica o exigir e caso haja um aumento acentuado no número de prescrições médicas para a realização de testes.

Neste momento, o posto fixo de testes funciona entre as 09:00 e as 18:00 durante os dias úteis e o centro de diagnóstico, onde as amostras são analisadas, até às 23:00, permitindo que o tempo médio de espera pelos resultados seja inferior a 24 horas.

“Estamos a trabalhar para, se necessário, oferecer os mesmos serviços 24 horas durante os sete dias da semana, pelo tempo que for necessário”, afirmou, explicando que “é uma questão de mudar as equipas em permanência”.

O novo centro de diagnóstico do iMM foi financiado com o apoio da Sociedade Francisco Manuel dos Santos e do Grupo Jerónimo Martins, naquilo que o presidente da Cruz Vermelha considerou ser um “exemplo de articulação” que deveria ser multiplicado em outras zonas do país.

“Sem articulação entre entidades públicas, uma organização humanitária como a Cruz Vermelha e o setor privado não teria sido possível aumentar [através do novo posto] a capacidade instalada para desenvolvimento de testes covid-19”, sublinhou Francisco George.

Portugal registou hoje mais 12 mortos relacionados com a covid-19 e 1.394 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, em março, este é o segundo maior número de casos de infeção. O maior foi em 10 de abril, com 1.516.

Segundo a ministra da Saúde, a capacidade laboratorial de testagem passou de uma média de 2.500 testes de diagnóstico à covid-19 por dia, em março, para 19.600 testes por dia neste mês de outubro, com o ‘record’ de 28.392 testes atingido na quarta-feira.

“No dia 07 de outubro foi batido um novo recorde no número de testes diários, tendo sido realizados pelos vários laboratórios 28.392. Quase 8% foram positivos, mas este é um sinal de alerta”, frisou.

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

16:30 22 Agosto, 2026 16:20 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram ir embora por não se sentirem bem-vindos

Elemento da Polícia Marítima.
Algarve

Homem morre durante mergulho recreativo ao largo de Alvor

12:20 23 Agosto, 2026 12:17 23 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Prática de mergulho terminou em tragédia a 2,8 quilómetros da praia dos Três Irmãos; vítima, de 56 anos, não resistiu à reanimação

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘carga de água’: chuva em força acompanhada de ventos fortes ‘invadem’ Portugal nesta data e estas serão as regiões afetadas

09:00 23 Agosto, 2026 00:20 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Depressão atlântica chega a Portugal e vai trazer períodos de chuva intensa e ventos fortes a estas regiões

Ilha de Tavira. Crédito: Freepik
Algarve

“Adoro viver aqui”: casal norte-americano muda-se para esta cidade no Algarve e destaca a simpatia de quem ali mora

10:30 22 Agosto, 2026 17:52 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Casal escolheu uma cidade no Algarve para começar uma nova etapa da vida e encontrou na proximidade dos moradores razões para ficar

Algarve Nacional Política

PCP desafia PS em Olhão a chumbar Orçamento e acusa Governo de política “desastrosa”

12:30 23 Agosto, 2026 12:27 23 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Em Olhão, Paulo Raimundo disse que viabilizar o Orçamento responsabilizará o PS pela política do Governo e afastará o Chega do debate

Algarve Edição Papel

Algarve recebe 3,7 milhões do Fundo Ambiental para reforçar gestão da água

11:00 23 Agosto, 2026 10:52 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O reforço do Fundo Ambiental destina 3,7 milhões de euros ao Algarve para eficiência hídrica e adaptação a cenários de maior escassez de água

Portagem em Portugal.
Auto Economia

Muitos condutores não sabem: esta ‘distração’ na Via Verde pode resultar em multas muito pesadas (e não só)

12:10 23 Agosto, 2026 11:47 23 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Uma falha na Via Verde pode sair mais cara do que imagina. Conheça as coimas, os prazos e as consequências previstas na lei

Cultura Edição Papel Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): A Dieta Atlântica e a contribuição histórica de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

11:30 23 Agosto, 2026 15:06 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A Dieta Atlântica, muito pouco falada, é na verdade muito semelhante à sua 'prima' Mediterrânica, contribuindo também com inúmeros benefícios para a saúde"

Ilha do Corvo. Crédito: Foto DR
Nacional

Esta ilha portuguesa que fica no ‘coração’ do Atlântico é a mais isolada da Europa, tem mais vacas que habitantes e ali ‘ninguém’ tranca a porta

17:30 22 Agosto, 2026 16:34 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 400 habitantes e cerca de 800 vacas, esta ilha portuguesa sem semáforos é considerada isolada por ter uma comunidade muito autónoma

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva forte e vento de 80 km/h a caminho de Portugal: estas regiões serão afetadas pela tempestade e este será o pior dia

09:00 22 Agosto, 2026 14:26 21 Agosto, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica deverá mudar o tempo em Portugal, trazendo chuva, rajadas de vento que podem atingir 80 km/h

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

20:00 21 Agosto, 2026 17:52 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes de água vão afetar várias zonas do país nos próximos dias, com interrupções prolongadas que chegam às 10 horas e abrangem também o Algarve

Algarve Cultura Edição Papel

Torneios, banquetes e animação regressam aos Dias Medievais de Castro Marim

10:00 23 Agosto, 2026 10:34 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim regressa à Idade Média de 26 a 30 de agosto, com torneios, banquetes, animação, artes e ofícios e milhares de visitantes

Cidade de Olhão, Algarve.
Algarve

“Sensação de deixar os problemas para trás”: família descobre esta cidade no Algarve com influência árabe e diz ser boa para “desacelerar”

09:40 23 Agosto, 2026 14:54 22 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Cidade no Algarve conquistou uma família estrangeira com as suas casas brancas, ruelas de pescadores e influência árabe

Algarve Cultura Edição Papel

Entrevista a José Manuel Figueiredo Santos: “Uma democracia não pode viver apenas de eleições”

08:00 23 Agosto, 2026 10:10 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Em 'O Triunfo do Conformismo', José Manuel Figueiredo Santos usa a sátira para pensar o Algarve, a democracia, as redes sociais e a cidadania

Opinião

Prometeu foi de férias | Por Ana Alexandra Resende

15:21 21 Agosto, 2026 15:24 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Passamos a juventude inteira a lutar pela liberdade e, quando finalmente a conquistamos, usamos essa liberdade para construir as nossas próprias correntes"

Arroz. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem agulha nem carolino: este arroz destacou-se por ter menos arsénio e nenhum pesticida detetado

12:07 22 Agosto, 2026 11:57 22 Agosto, 2026 | João Luís

Testes laboratoriais encontraram diferenças entre tipos de arroz e ajudam a perceber que variedade apresenta níveis inferiores de arsénio

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

16:30 22 Agosto, 2026 16:20 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram ir embora por não se sentirem bem-vindos

Elemento da Polícia Marítima.
Algarve

Homem morre durante mergulho recreativo ao largo de Alvor

12:20 23 Agosto, 2026 12:17 23 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Prática de mergulho terminou em tragédia a 2,8 quilómetros da praia dos Três Irmãos; vítima, de 56 anos, não resistiu à reanimação

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘carga de água’: chuva em força acompanhada de ventos fortes ‘invadem’ Portugal nesta data e estas serão as regiões afetadas

09:00 23 Agosto, 2026 00:20 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Depressão atlântica chega a Portugal e vai trazer períodos de chuva intensa e ventos fortes a estas regiões

Ilha de Tavira. Crédito: Freepik
Algarve

“Adoro viver aqui”: casal norte-americano muda-se para esta cidade no Algarve e destaca a simpatia de quem ali mora

10:30 22 Agosto, 2026 17:52 20 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Casal escolheu uma cidade no Algarve para começar uma nova etapa da vida e encontrou na proximidade dos moradores razões para ficar

Algarve, Nacional, Política

PCP desafia PS em Olhão a chumbar Orçamento e acusa Governo de política “desastrosa”

12:30 23 Agosto, 2026 12:27 23 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Em Olhão, Paulo Raimundo disse que viabilizar o Orçamento responsabilizará o PS pela política do Governo e afastará o Chega do debate

Algarve, Edição Papel

Algarve recebe 3,7 milhões do Fundo Ambiental para reforçar gestão da água

11:00 23 Agosto, 2026 10:52 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O reforço do Fundo Ambiental destina 3,7 milhões de euros ao Algarve para eficiência hídrica e adaptação a cenários de maior escassez de água

Portagem em Portugal.
Auto, Economia

Muitos condutores não sabem: esta ‘distração’ na Via Verde pode resultar em multas muito pesadas (e não só)

12:10 23 Agosto, 2026 11:47 23 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Uma falha na Via Verde pode sair mais cara do que imagina. Conheça as coimas, os prazos e as consequências previstas na lei

Cultura, Edição Papel, Opinião

Tempus fugit (o tempo foge): A Dieta Atlântica e a contribuição histórica de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

11:30 23 Agosto, 2026 15:06 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A Dieta Atlântica, muito pouco falada, é na verdade muito semelhante à sua 'prima' Mediterrânica, contribuindo também com inúmeros benefícios para a saúde"

Ilha do Corvo. Crédito: Foto DR
Nacional

Esta ilha portuguesa que fica no ‘coração’ do Atlântico é a mais isolada da Europa, tem mais vacas que habitantes e ali ‘ninguém’ tranca a porta

17:30 22 Agosto, 2026 16:34 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 400 habitantes e cerca de 800 vacas, esta ilha portuguesa sem semáforos é considerada isolada por ter uma comunidade muito autónoma

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva forte e vento de 80 km/h a caminho de Portugal: estas regiões serão afetadas pela tempestade e este será o pior dia

09:00 22 Agosto, 2026 14:26 21 Agosto, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica deverá mudar o tempo em Portugal, trazendo chuva, rajadas de vento que podem atingir 80 km/h

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

20:00 21 Agosto, 2026 17:52 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes de água vão afetar várias zonas do país nos próximos dias, com interrupções prolongadas que chegam às 10 horas e abrangem também o Algarve

Algarve, Cultura, Edição Papel

Torneios, banquetes e animação regressam aos Dias Medievais de Castro Marim

10:00 23 Agosto, 2026 10:34 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim regressa à Idade Média de 26 a 30 de agosto, com torneios, banquetes, animação, artes e ofícios e milhares de visitantes

Cidade de Olhão, Algarve.
Algarve

“Sensação de deixar os problemas para trás”: família descobre esta cidade no Algarve com influência árabe e diz ser boa para “desacelerar”

09:40 23 Agosto, 2026 14:54 22 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Cidade no Algarve conquistou uma família estrangeira com as suas casas brancas, ruelas de pescadores e influência árabe

Algarve, Cultura, Edição Papel

Entrevista a José Manuel Figueiredo Santos: “Uma democracia não pode viver apenas de eleições”

08:00 23 Agosto, 2026 10:10 20 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Em 'O Triunfo do Conformismo', José Manuel Figueiredo Santos usa a sátira para pensar o Algarve, a democracia, as redes sociais e a cidadania

Opinião

Prometeu foi de férias | Por Ana Alexandra Resende

15:21 21 Agosto, 2026 15:24 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Passamos a juventude inteira a lutar pela liberdade e, quando finalmente a conquistamos, usamos essa liberdade para construir as nossas próprias correntes"

Arroz. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem agulha nem carolino: este arroz destacou-se por ter menos arsénio e nenhum pesticida detetado

12:07 22 Agosto, 2026 11:57 22 Agosto, 2026 | João Luís

Testes laboratoriais encontraram diferenças entre tipos de arroz e ajudam a perceber que variedade apresenta níveis inferiores de arsénio

Últimas Notícias

  • PCP desafia PS em Olhão a chumbar Orçamento e acusa Governo de política “desastrosa”
    PCP desafia PS em Olhão a chumbar Orçamento e acusa Governo de política “desastrosa”
  • Homem morre durante mergulho recreativo ao largo de Alvor
    Homem morre durante mergulho recreativo ao largo de Alvor
  • Muitos condutores não sabem: esta ‘distração’ na Via Verde pode resultar em multas muito pesadas (e não só)
    Muitos condutores não sabem: esta ‘distração’ na Via Verde pode resultar em multas muito pesadas (e não só)
  • Algarve recebe 3,7 milhões do Fundo Ambiental para reforçar gestão da água
    Algarve recebe 3,7 milhões do Fundo Ambiental para reforçar gestão da água
  • Torneios, banquetes e animação regressam aos Dias Medievais de Castro Marim
    Torneios, banquetes e animação regressam aos Dias Medievais de Castro Marim

Opinião

  • Tempus fugit (o tempo foge): A Dieta Atlântica e a contribuição histórica de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): A Dieta Atlântica e a contribuição histórica de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
  • A crise sísmica: o mundo atravessa um período de instabilidade tectónica sem precedentes. A prevenção é o único caminho
    A crise sísmica: o mundo atravessa um período de instabilidade tectónica sem precedentes. A prevenção é o único caminho
  • Um “Fuck Chega” com cheirinho a “Free Palestine” | Por José Figueiredo Santos
    Um “Fuck Chega” com cheirinho a “Free Palestine” | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
    Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento