Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Covid-19: Novo posto da Cruz Vermelha com capacidade para até 3.500 testes por dia

O novo posto está instalado na parte exterior do Lar Militar da Cruz Vermelha, em Lisboa

09:50 10 Outubro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O posto fixo de testes funciona entre as 09:00 e as 18:00 durante os dias úteis e o centro de diagnóstico

O novo Posto Fixo da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) para testes à covid-19, inaugurado hoje, vai permitir aumentar a capacidade instalada com a realização de até 3.500 colheitas e análises por dia, segundo o presidente da instituição.

O novo posto, instalado na parte exterior do Lar Militar da Cruz Vermelha, em Lisboa, vai funcionar em coordenação com um novo centro de diagnóstico molecular covid-19 do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM).

Na inauguração, que contou com a presença da ministra da Saúde, o presidente da CVP explicou que a nova estrutura, composta por quatro tendas para testes e duas estações ‘drive-thru’ no posto fixo e pelo laboratório do iMM, tem a capacidade para mais de três mil análises por dia.

“Podemos ir até aos 3.000 ou 3.500, no conjunto deste projeto com o iMM”, disse Francisco George em declarações aos jornalistas sobre a capacidade de testagem.

Numa altura em que o país regista o segundo maior número de novos casos desde o início da pandemia em março, o presidente da CVP assegura que essa capacidade pode ser aumentada se a situação epidemiológica o exigir e caso haja um aumento acentuado no número de prescrições médicas para a realização de testes.

Neste momento, o posto fixo de testes funciona entre as 09:00 e as 18:00 durante os dias úteis e o centro de diagnóstico, onde as amostras são analisadas, até às 23:00, permitindo que o tempo médio de espera pelos resultados seja inferior a 24 horas.

“Estamos a trabalhar para, se necessário, oferecer os mesmos serviços 24 horas durante os sete dias da semana, pelo tempo que for necessário”, afirmou, explicando que “é uma questão de mudar as equipas em permanência”.

O novo centro de diagnóstico do iMM foi financiado com o apoio da Sociedade Francisco Manuel dos Santos e do Grupo Jerónimo Martins, naquilo que o presidente da Cruz Vermelha considerou ser um “exemplo de articulação” que deveria ser multiplicado em outras zonas do país.

“Sem articulação entre entidades públicas, uma organização humanitária como a Cruz Vermelha e o setor privado não teria sido possível aumentar [através do novo posto] a capacidade instalada para desenvolvimento de testes covid-19”, sublinhou Francisco George.

Portugal registou hoje mais 12 mortos relacionados com a covid-19 e 1.394 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, em março, este é o segundo maior número de casos de infeção. O maior foi em 10 de abril, com 1.516.

Segundo a ministra da Saúde, a capacidade laboratorial de testagem passou de uma média de 2.500 testes de diagnóstico à covid-19 por dia, em março, para 19.600 testes por dia neste mês de outubro, com o ‘record’ de 28.392 testes atingido na quarta-feira.

“No dia 07 de outubro foi batido um novo recorde no número de testes diários, tendo sido realizados pelos vários laboratórios 28.392. Quase 8% foram positivos, mas este é um sinal de alerta”, frisou.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Radar de velocidade.
Auto Nacional

Radar fixo na EN6 multa 7.526 condutores num ano

09:20 5 Julho, 2026 15:07 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Na Avenida Marginal (EN6), um radar fixo registou mais de 7.500 infrações por excesso de velocidade num ano

Algarve Nacional Saúde

Lusíadas sobe receitas para 474 ME e garante mais cuidados de saúde e novos hospitais

11:03 5 Julho, 2026 11:06 5 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"As pessoas do Algarve, que vivem no Algarve, que habitam no Algarve e que necessitam de cuidados de saúde no Algarve, vão ter uma unidade de saúde absolutamente capaz de lhe dar resposta a todas as necessidades que tenham", afirmou o responsável

Algarve Desporto Nacional

Risika Matthamagoda vence torneio de xadrez em Lagoa

11:18 5 Julho, 2026 11:18 5 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Xadrez reuniu 25 participantes em Lagoa: Risika Matthamagoda venceu prova do Circuito Ibn Ammar, disputada em sete rondas

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Fiscalização da limpeza de terrenos pela GNR. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Acabou o prazo para limpar terrenos: coimas arrancam e podem chegar aos 25 mil euros

07:00 5 Julho, 2026 15:49 30 Junho, 2026 | João Luís

Proprietários com terrenos por limpar já podem ser multados. Coimas começam nos 150 euros e podem chegar aos 25 mil euros

Opinião Saúde

Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato

07:30 5 Julho, 2026 19:26 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A hematúria (sangue na urina), mesmo quando intermitente e indolor, deve ser encarada como um sinal de alarme oncológico até prova em contrário"

Algarve Cultura

Tavira inspira nova exposição de Pilar Correia na Casa André Pilarte

10:00 5 Julho, 2026 09:48 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Formada em Belas-Artes, em Paris, Pilar Correia vive em Inglaterra e expõe em Tavira entre 3 e 15 de agosto

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 17:42 4 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal anulou a decisão e condenou a empresa

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 17:12 4 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

The 13 Palace, Macau.
Mundo Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Algarve

Beach Fest regressa à Praia Grande com três dias de música em Ferragudo

13:07 4 Julho, 2026 13:09 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Festival gratuito Beach Fest decorre de 10 a 12 de julho na Praia Grande, em Ferragudo, com artistas e DJs da região e apoio autárquico

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 14:00 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Europe Direct Algarve

Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE

08:52 3 Julho, 2026 08:53 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Consulta pública decorre até 11 de agosto e vai apoiar a elaboração do 10.º Relatório sobre a Coesão da União Europeia

Radar de velocidade.
Auto, Nacional

Radar fixo na EN6 multa 7.526 condutores num ano

09:20 5 Julho, 2026 15:07 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Na Avenida Marginal (EN6), um radar fixo registou mais de 7.500 infrações por excesso de velocidade num ano

Algarve, Nacional, Saúde

Lusíadas sobe receitas para 474 ME e garante mais cuidados de saúde e novos hospitais

11:03 5 Julho, 2026 11:06 5 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"As pessoas do Algarve, que vivem no Algarve, que habitam no Algarve e que necessitam de cuidados de saúde no Algarve, vão ter uma unidade de saúde absolutamente capaz de lhe dar resposta a todas as necessidades que tenham", afirmou o responsável

Algarve, Desporto, Nacional

Risika Matthamagoda vence torneio de xadrez em Lagoa

11:18 5 Julho, 2026 11:18 5 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Xadrez reuniu 25 participantes em Lagoa: Risika Matthamagoda venceu prova do Circuito Ibn Ammar, disputada em sete rondas

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘tira as teimas’: estes pagamentos em dinheiro são proibidos por lei

17:30 4 Julho, 2026 15:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, há restrições legais aos pagamentos em dinheiro

Fiscalização da limpeza de terrenos pela GNR. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Acabou o prazo para limpar terrenos: coimas arrancam e podem chegar aos 25 mil euros

07:00 5 Julho, 2026 15:49 30 Junho, 2026 | João Luís

Proprietários com terrenos por limpar já podem ser multados. Coimas começam nos 150 euros e podem chegar aos 25 mil euros

Opinião, Saúde

Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato

07:30 5 Julho, 2026 19:26 30 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A hematúria (sangue na urina), mesmo quando intermitente e indolor, deve ser encarada como um sinal de alarme oncológico até prova em contrário"

Algarve, Cultura

Tavira inspira nova exposição de Pilar Correia na Casa André Pilarte

10:00 5 Julho, 2026 09:48 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Formada em Belas-Artes, em Paris, Pilar Correia vive em Inglaterra e expõe em Tavira entre 3 e 15 de agosto

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Empresa vigiou trabalhadora em baixa médica e acabou condenada: tribunal anulou despedimento

19:30 4 Julho, 2026 17:42 4 Julho, 2026 | João Luís

Trabalhadora com esclerose múltipla foi vigiada durante baixa médica e despedida. Tribunal anulou a decisão e condenou a empresa

Auto

Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Descubra como pode ser útil

22:10 4 Julho, 2026 17:12 4 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um saco de plástico no retrovisor pode parecer estranho, mas há uma explicação simples

The 13 Palace, Macau.
Mundo, Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Algarve

Beach Fest regressa à Praia Grande com três dias de música em Ferragudo

13:07 4 Julho, 2026 13:09 4 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Festival gratuito Beach Fest decorre de 10 a 12 de julho na Praia Grande, em Ferragudo, com artistas e DJs da região e apoio autárquico

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

19:10 3 Julho, 2026 19:08 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

O átrio do IPDJ, em Faro, recebeu uma conversa eclética sobre o belo, integrada no evento satélite algarvio do Novo Bauhaus Europeu

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Europe Direct Algarve

Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras

07:00 4 Julho, 2026 14:00 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Encomendas até 150 euros vindas de fora da UE já pagam nova taxa. A Autoridade Tributária avisa que uma “pechincha” pode sair mais cara

Europe Direct Algarve

Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE

08:52 3 Julho, 2026 08:53 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Consulta pública decorre até 11 de agosto e vai apoiar a elaboração do 10.º Relatório sobre a Coesão da União Europeia

Últimas Notícias

  • Risika Matthamagoda vence torneio de xadrez em Lagoa
    Risika Matthamagoda vence torneio de xadrez em Lagoa
  • Lusíadas sobe receitas para 474 ME e garante mais cuidados de saúde e novos hospitais
    Lusíadas sobe receitas para 474 ME e garante mais cuidados de saúde e novos hospitais
  • Tavira inspira nova exposição de Pilar Correia na Casa André Pilarte
    Tavira inspira nova exposição de Pilar Correia na Casa André Pilarte
  • Radar fixo na EN6 multa 7.526 condutores num ano
    Radar fixo na EN6 multa 7.526 condutores num ano
  • Campanha solidária une gelado artesanal e ajuda humanitária em Olhão
    Campanha solidária une gelado artesanal e ajuda humanitária em Olhão

Opinião

  • Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato
    Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato
  • Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
    Descobrir os alimentos que hidratam | Por Ana Carolina Canelas
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa

Europe Direct Algarve

  • Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
    Autoridade Tributária avisa todos os portugueses: barato sai ‘caro’ e atenção a estas compras
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Elogiemos o Belo | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal