Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto arquivo
Nacional

Apenas um sexto dos 334 imigrantes vítimas de rede de tráfico no Alentejo aceitaram apoio habitacional

Na quarta-feira foi feita uma avaliação do estado de saúde dos migrantes identificados e todos os que quiseram foram vistos por médicos

11:15 25 Novembro, 2022 19:13 26 Novembro, 2022
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Apenas 57, cerca de um sexto, dos 334 imigrantes alegadamente vítimas de uma rede de tráfico de pessoas que atuava no Baixo Alentejo e desmantelada pela Polícia Judiciária (PJ) aceitaram uma solução habitacional proposta pelas autoridades nacionais, indo agora ser acompanhados.

A secretária de Estado da Igualdade e Migrações disse à Lusa que logo na quarta-feira foi feita uma avaliação do estado de saúde dos migrantes identificados e todos os que quiseram foram vistos por médicos. Nesse dia, a Polícia Judiciária deteve 35 pessoas pertencentes a uma rede criminosa que contratava trabalhadores estrangeiros para a agricultura no Baixo Alentejo.

Das 334 pessoas avaliadas, Isabel Almeida Rodrigues adiantou que 57 aceitaram ser instaladas em “respostas de alojamento coletivo”, já que “a maioria optou por ficar na solução habitacional em que estava”.

Além de alojamento, a estas 57 pessoas foi também providenciada alimentação e acompanhamento médico.

“Estas 57 pessoas continuarão a ser acompanhadas com vista à sua integração em Portugal, pelo que iremos trabalhar com eles nas dimensões do apoio psicossocial, também no fomento da aprendizagem da língua portuguesa, com vista a um encaminhamento mais rápido quanto possível para propostas de empregabilidade”, disse a secretária de Estado.

Isabel Almeida Rodrigues adiantou que “algumas das respostas habitacionais” onde os imigrantes estavam alojados “não conferiam condições mínimas de habitabilidade” e que isso é um problema detetado “com alguma recorrência”, mas disse não poder fazer uma avaliação de todos os casos por não ter estado no terreno.

“Posso confirmar que havia situações de habitação que não conferiam o mínimo de habitabilidade”, apontou, dando como exemplo casos de muitas pessoas aglomeradas em espaço insuficiente.

Acrescentou que as equipas multidisciplinares que estão a acompanhar estas pessoas irão de seguida fazer uma caracterização mais detalhada dos imigrantes para, posteriormente, os ajudar na “elaboração de projetos que queiram seguir em Portugal”.

Isabel Almeida Rodrigues salientou que para esta operação houve “uma grande articulação” entre os secretários de Estado da Segurança Social, da Inclusão e do Trabalho, além das Migrações, explicando que foi através dos serviços tutelados por estes quatro gabinetes que foram constituídas equipas multidisciplinares que estiveram com a Polícia Judiciária na avaliação das 334 pessoas migrantes.

A responsável explicou que estas equipas multidisciplinares são especializadas na assistência a vítimas de tráfico de seres humanos e que estiveram a “fazer despiste” de possíveis casos.

De acordo com a secretária de Estado, o trabalho desenvolvido pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e o Instituto de Segurança Social (ISS) consistiu na avaliação das condições de habitabilidade, na realização de entrevistas sociais e encaminhamento das pessoas para respostas de alojamento nas situações em que isso se mostrou necessário e as pessoas aderiram. O ACM ajudou também a PJ com tradutores.

Acrescentou que a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) esteve a identificar a natureza das relações laborais e a existência ou não de contratos de trabalho, tendo feito “algumas ações nos próprios locais de trabalho”.

“Houve uma articulação muito estreita, não apenas entre as várias secretarias de Estado envolvidas neste processo, mas entre os serviços e a Policia Judiciária que permitiu que ao longo da operação policial as pessoas tivessem todo o apoio de que necessitassem”, sublinhou.

Isabel Almeida Rodrigues salientou, no entanto, que em causa estão cidadãos livres e que, por isso, podem ou não aderir às propostas de alojamento feitas pelas autoridades portuguesas ou qualquer outra proposta de apoio.

A secretária de Estado disse que a operação da PJ não tinha como objetivo aferir se aqueles migrantes estavam ou não em situação regular em Portugal, apesar de ter sido disponibilizado o apoio necessário para que qualquer uma dessas pessoas regularize a sua situação no país, caso ainda não o tivesse feito.

Questionada sobre possíveis soluções para combater situações de exploração laboral, Isabel Almeida Rodrigues deu como exemplo os acordos de mobilidade laboral, que “são possivelmente a ferramenta com maior potencial na diminuição destes fluxos [migratórios] “, além de maior informação e sensibilização nos países de origem das pessoas migrantes.

Prisão preventiva para 31 dos 35 suspeitos de tráfico humano
PJ detém 35 pessoas que escravizavam trabalhadores estrangeiros no Baixo Alentejo

Mudar hora do relógio. Crédito: DR
Nacional

Hora muda para o horário de inverno na próxima madrugada: afinal, o relógio avança ou atrasa uma hora?

11:00 24 Outubro, 2026 15:36 23 Outubro, 2026

Portugal entra no horário de inverno na madrugada de domingo. Saiba como acertar os relógios e se vai ganhar ou perder uma hora de descanso

Algarve Desporto Saúde

Portimão une desporto e solidariedade na luta contra o cancro da mama

10:00 24 Outubro, 2026 09:54 20 Outubro, 2026

Caminhada solidária realiza-se a 25 de outubro, com percursos de 5 e 8 quilómetros dedicados à prevenção e à sensibilização

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Nacional

Bombas de combustível têm novo aviso obrigatório: saiba o que significa na prática a redução de impostos

08:20 24 Outubro, 2026 14:11 23 Outubro, 2026

Desde 17 de outubro, os postos têm de mostrar o alívio fiscal por litro. Veja o que representa e como se reflete num abastecimento

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva pode regressar a Portugal continental: IPMA prevê também aguaceiros nas ilhas

07:05 24 Outubro, 2026 13:04 23 Outubro, 2026

Há possibilidade de chuva em Portugal continental ao fim do dia e aguaceiros nas ilhas. Conheça a previsão do IPMA.

Algarve Cultura

António Bastos e DANZ levam música ao Museu Zer0

09:00 24 Outubro, 2026 18:01 21 Outubro, 2026

Museu Zer0 recebe uma performance criada com a comunidade de Santa Catarina e, dias depois, um concerto do músico algarvio DANZ

Algarve

Alcoutim debate identidade, território e sustentabilidade em fórum no Espaço Guadiana

08:00 24 Outubro, 2026 10:15 19 Outubro, 2026

Certificação Biosphere será entregue a Alcoutim a 13 de novembro, num encontro centrado na sustentabilidade e valorização do território

Opinião Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Europe Direct Algarve Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Algarve Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Avião da TAP.
Economia Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Cultura Nacional Política

Roger Waters está em Portugal e apoia protestos pela habitação. Diz que a Europa “está a arder”

10:31 24 Outubro, 2026 10:35 24 Outubro, 2026

Músico e Mona Miari veem esperança na luta pela habitação e estreiam em Penafiel uma nova versão de “Comfortably Numb” ligada à causa palestiniana

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Protestos pela habitação. Crédito: Lusa
Nacional

Protestos pela habitação voltam às ruas hoje: manifestações e assembleias marcadas em cinco cidades

10:20 24 Outubro, 2026 09:31 24 Outubro, 2026

Lisboa, Porto, Aveiro, Braga e Coimbra recebem novas mobilizações pelo direito à habitação: veja os locais, horários e reivindicações

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Mudar hora do relógio. Crédito: DR
Nacional

Hora muda para o horário de inverno na próxima madrugada: afinal, o relógio avança ou atrasa uma hora?

11:00 24 Outubro, 2026 15:36 23 Outubro, 2026

Portugal entra no horário de inverno na madrugada de domingo. Saiba como acertar os relógios e se vai ganhar ou perder uma hora de descanso

Algarve, Desporto, Saúde

Portimão une desporto e solidariedade na luta contra o cancro da mama

10:00 24 Outubro, 2026 09:54 20 Outubro, 2026

Caminhada solidária realiza-se a 25 de outubro, com percursos de 5 e 8 quilómetros dedicados à prevenção e à sensibilização

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Nacional

Bombas de combustível têm novo aviso obrigatório: saiba o que significa na prática a redução de impostos

08:20 24 Outubro, 2026 14:11 23 Outubro, 2026

Desde 17 de outubro, os postos têm de mostrar o alívio fiscal por litro. Veja o que representa e como se reflete num abastecimento

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva pode regressar a Portugal continental: IPMA prevê também aguaceiros nas ilhas

07:05 24 Outubro, 2026 13:04 23 Outubro, 2026

Há possibilidade de chuva em Portugal continental ao fim do dia e aguaceiros nas ilhas. Conheça a previsão do IPMA.

Algarve, Cultura

António Bastos e DANZ levam música ao Museu Zer0

09:00 24 Outubro, 2026 18:01 21 Outubro, 2026

Museu Zer0 recebe uma performance criada com a comunidade de Santa Catarina e, dias depois, um concerto do músico algarvio DANZ

Algarve

Alcoutim debate identidade, território e sustentabilidade em fórum no Espaço Guadiana

08:00 24 Outubro, 2026 10:15 19 Outubro, 2026

Certificação Biosphere será entregue a Alcoutim a 13 de novembro, num encontro centrado na sustentabilidade e valorização do território

Opinião, Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Europe Direct Algarve, Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Algarve, Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Avião da TAP.
Economia, Nacional

Lufthansa escolhida para comprar parte da TAP: Miguel Pinto Luz explica o que vai mudar na companhia aérea portuguesa

21:20 23 Outubro, 2026 15:16 23 Outubro, 2026

Companhia aérea portuguesa prepara-se para receber um novo acionista: ministro das Infraestruturas explicou as mudanças previstas para a TAP

Cultura, Nacional, Política

Roger Waters está em Portugal e apoia protestos pela habitação. Diz que a Europa “está a arder”

10:31 24 Outubro, 2026 10:35 24 Outubro, 2026

Músico e Mona Miari veem esperança na luta pela habitação e estreiam em Penafiel uma nova versão de “Comfortably Numb” ligada à causa palestiniana

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Protestos pela habitação. Crédito: Lusa
Nacional

Protestos pela habitação voltam às ruas hoje: manifestações e assembleias marcadas em cinco cidades

10:20 24 Outubro, 2026 09:31 24 Outubro, 2026

Lisboa, Porto, Aveiro, Braga e Coimbra recebem novas mobilizações pelo direito à habitação: veja os locais, horários e reivindicações

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Últimas Notícias

  • Hora muda para o horário de inverno na próxima madrugada: afinal, o relógio avança ou atrasa uma hora?
    Hora muda para o horário de inverno na próxima madrugada: afinal, o relógio avança ou atrasa uma hora?
  • Roger Waters está em Portugal e apoia protestos pela habitação. Diz que a Europa “está a arder”
    Roger Waters está em Portugal e apoia protestos pela habitação. Diz que a Europa “está a arder”
  • Protestos pela habitação voltam às ruas hoje: manifestações e assembleias marcadas em cinco cidades
    Protestos pela habitação voltam às ruas hoje: manifestações e assembleias marcadas em cinco cidades
  • Portimão une desporto e solidariedade na luta contra o cancro da mama
    Portimão une desporto e solidariedade na luta contra o cancro da mama
  • Rendas moderadas até 2.300 euros: Miranda Sarmento defende que corte no IRS pode baixar preços
    Rendas moderadas até 2.300 euros: Miranda Sarmento defende que corte no IRS pode baixar preços

Opinião

  • O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
    O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo
  • A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
    A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
  • Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
    Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal