Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Variante Delta continua com frequência de 100% no Algarve

Variante Delta atinge os 100% também nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira

12:46 10 Agosto, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A variante Delta do coronavírus que provoca a covid-19 é a mais prevalente em Portugal, com uma frequência relativa de 98,9% na semana que terminou a 01 de agosto, segundo o Instituto Ricardo Jorge.

De acordo com o mais recente relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal, do total de sequências da variante Delta analisadas, 62 apresentam a mutação adicional K417N na proteína Spike (a chamada Delta Plus), que tem mantido uma frequência relativa abaixo de 1% desde a semana de 14 a 20 de junho.

Não foi detetado qualquer caso na semana analisada entre 26 de julho e 01 de agosto (semana 30), refere o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

O relatório do INSA indica que, até à data, foram analisadas 13.807 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 298 concelhos de Portugal.

O instituto refere igualmente que têm vindo a ser analisadas uma média de 588 sequências por semana desde o início de junho e que esta amostragem envolveu laboratórios distribuídos pelos 18 distritos de Portugal continental e pelas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, abrangendo uma média de 118 concelhos por semana.

O Núcleo de Bioinformática do Departamento de Doenças Infecciosas do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) já analisou 13.807 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 298 concelhos de Portugal.

O relatório de diversidade genética do SARS-CoV-2 indica que a frequência da variante Delta chega a atingir os 100% nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Refere também que “a frequência relativa das variantes Beta (B.1.351) e Gamma (P.1), associadas inicialmente à África do Sul e ao Brasil (Manaus), respetivamente, mantém-se baixa e sem tendência crescente, sendo que não foi detetado nenhum caso destas linhagens na semana 30, de acordo com os dados apurados até à data”.

O INSA acrescenta que não foram detetados novos casos da variante Lambda (C.37), “a qual apresenta circulação vincada nas regiões do Peru e do Chile”.

Entre outras “variantes de interesse” em circulação em Portugal, o INSA destaca as variantes B.1.621 (detetada inicialmente na Colômbia) e Eta (B.1.525 – detetada inicialmente na Nigéria), as quais apresentam mutações na proteína Spike que são partilhadas com algumas das “variantes de preocupação”.

Contudo, sublinha, estas variantes apresentam uma baixa frequência em Portugal, tendo sido detetadas abaixo de 0,8% (B.1.621) ou 0,3% (Eta B.1.525) desde a semana 25 (21 a 27 de junho).

O Instiuto Ricardo Jorge adotou desde junho uma nova estratégia de monitorização contínua da diversidade genética do novo coronavírus em Portugal, a qual assenta em amostragem semanais de amplitude nacional.

“Esta abordagem permitirá uma melhor caracterização genética do SARS-CoV-2, uma vez que os dados serão analisados continuamente, deixando de existir intervalos temporais entre análises”, explica.

Desde o início da pandemia em Portugal, em março de 2020, já morreram 17.485 pessoas e foram registados 988.061 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

São Gelados, Olhão.
Algarve Gastronomia

“Olhão tem uma calma que não havia em Paris”: Nelson Costa muda-se para o Algarve e cria a gelataria onde se come gelado de Folar de Olhão

19:20 29 Junho, 2026 16:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Nelson Costa mudou-se de Paris para o Algarve e abriu uma gelataria artesanal em Olhão onde se come gelado de Folar de Olhão

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Algarve

Homem fica em prisão preventiva por violência doméstica em Olhão

17:11 29 Junho, 2026 17:15 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Agressor de 32 anos foi detido pela GNR em Olhão e ficou em prisão preventiva após primeiro interrogatório judicial

Corredor de hospital.
Algarve Economia

Loulé e Faro contra o Estado? Municípios algarvios em desacordo com a responsabilidade dos custos do futuro Hospital Central do Algarve

16:27 29 Junho, 2026 15:24 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Municípios de Loulé e Faro contestam a intenção do Estado de lhes atribuir os custos dos acessos ao futuro Hospital Central do Algarve

Tempo

Nova cúpula de calor pode chegar a Portugal: temperaturas podem passar dos 40 ºC nestas regiões

23:00 29 Junho, 2026 19:27 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma nova cúpula de calor poderá afetar Portugal no início de julho, com temperaturas acima dos 40 ºC no interior

Telemóveis na gaveta. Crédito: Freepik
Tech

Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna

20:30 29 Junho, 2026 18:36 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns telemóveis antigos deixaram de ser apenas recordações esquecidas em gavetas e passaram a ser procurados por colecionadores

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Nacional

APA avisa: banhos são desaconselhados nestas duas praias do Norte por contaminação microbiológica

20:40 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Agência Portuguesa do Ambiente tem ativos dois alertas de desaconselhamento a banhos em praias do Alto Minho

Algarve Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Mulher de costas a limpar a casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

19:00 25 Junho, 2026 16:35 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem toda a casa pode ser limpa com lixívia. Há superfícies onde o produto danifica materiais e pode trazer riscos para a saúde

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Pano amarelo em mota parada na berma. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa

21:30 29 Junho, 2026 18:31 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode parecer um detalhe sem importância, mas um pano amarelo pode servir para pedir ajuda em caso de avaria ou dificuldade na estrada

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

São Gelados, Olhão.
Algarve, Gastronomia

“Olhão tem uma calma que não havia em Paris”: Nelson Costa muda-se para o Algarve e cria a gelataria onde se come gelado de Folar de Olhão

19:20 29 Junho, 2026 16:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Nelson Costa mudou-se de Paris para o Algarve e abriu uma gelataria artesanal em Olhão onde se come gelado de Folar de Olhão

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Algarve

Homem fica em prisão preventiva por violência doméstica em Olhão

17:11 29 Junho, 2026 17:15 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Agressor de 32 anos foi detido pela GNR em Olhão e ficou em prisão preventiva após primeiro interrogatório judicial

Corredor de hospital.
Algarve, Economia

Loulé e Faro contra o Estado? Municípios algarvios em desacordo com a responsabilidade dos custos do futuro Hospital Central do Algarve

16:27 29 Junho, 2026 15:24 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Municípios de Loulé e Faro contestam a intenção do Estado de lhes atribuir os custos dos acessos ao futuro Hospital Central do Algarve

Tempo

Nova cúpula de calor pode chegar a Portugal: temperaturas podem passar dos 40 ºC nestas regiões

23:00 29 Junho, 2026 19:27 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma nova cúpula de calor poderá afetar Portugal no início de julho, com temperaturas acima dos 40 ºC no interior

Telemóveis na gaveta. Crédito: Freepik
Tech

Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna

20:30 29 Junho, 2026 18:36 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns telemóveis antigos deixaram de ser apenas recordações esquecidas em gavetas e passaram a ser procurados por colecionadores

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Nacional

APA avisa: banhos são desaconselhados nestas duas praias do Norte por contaminação microbiológica

20:40 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Agência Portuguesa do Ambiente tem ativos dois alertas de desaconselhamento a banhos em praias do Alto Minho

Algarve, Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Mulher de costas a limpar a casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

19:00 25 Junho, 2026 16:35 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem toda a casa pode ser limpa com lixívia. Há superfícies onde o produto danifica materiais e pode trazer riscos para a saúde

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

Pano amarelo em mota parada na berma. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa

21:30 29 Junho, 2026 18:31 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode parecer um detalhe sem importância, mas um pano amarelo pode servir para pedir ajuda em caso de avaria ou dificuldade na estrada

Últimas Notícias

  • Nova cúpula de calor pode chegar a Portugal: temperaturas podem passar dos 40 ºC nestas regiões
    Nova cúpula de calor pode chegar a Portugal: temperaturas podem passar dos 40 ºC nestas regiões
  • Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa
    Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa
  • Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões
    Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões
  • APA avisa: banhos são desaconselhados nestas duas praias do Norte por contaminação microbiológica
    APA avisa: banhos são desaconselhados nestas duas praias do Norte por contaminação microbiológica
  • Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna
    Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna

Opinião

  • António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
    António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
  • Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
    Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
  • O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
    O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

Europe Direct Algarve

  • Escolas de Tavira e Castro Marim distinguidas no concurso nacional Pinóquio na Escola
    Escolas de Tavira e Castro Marim distinguidas no concurso nacional Pinóquio na Escola
  • Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
    Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal