Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Vacinação deverá passar para centros de saúde com 85% da população inoculada

Gouveia e Melo não avançou uma mudança para encerramento dos centros municipais, até porque ainda há “muita gente por vacinar” e o planeamento em curso “depende muito de como os portugueses aderirem ao processo”, mas reconheceu que a eventual terceira dose já deverá ser administrada nos centros de saúde

14:36 24 Agosto, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O coordenador nacional da Task Force do Plano de Vacinação declarou esta terça-feira que as inoculações contra a covid-19 deverão passar para os centros de saúde quando 85% da população portuguesa estiver coberta por esse procedimento.

Numa visita ao centro de vacinação de São João da Madeira, no distrito de Aveiro, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo não se comprometeu com datas para encerramento das estruturas municipais quem vêm desempenhando esse trabalho clínico, mas admitiu que uma eventual terceira dose das inoculações, a confirmar-se cientificamente como necessária, já deverá ser administrada nos diversos centros de saúde do país.

“Já temos 80% [da população vacinada] com as primeiras doses e hoje devemos ficar entre os 72% e 73% com as segundas. Temos que ficar no mínimo com 85% [em cada grupo]”, afirmou o coordenador da Task Force.

Gouveia e Melo não avançou uma mudança para encerramento dos centros municipais, até porque ainda há “muita gente por vacinar” e o planeamento em curso “depende muito de como os portugueses aderirem ao processo”, mas reconheceu que a eventual terceira dose já deverá ser administrada nos centros de saúde.

Para o justificar, fez as contas: “Dos 0 aos 12 anos de idade há cerca de 12% cento da população [que não será vacinada]. Se houver mais 1%, 2% ou 3% de população que não queira ser vacinada, o que é uma taxa muito reduzida, temos 15% da população [com o processo concluído]. Ora 100% menos 15%, dá 85%”.

O vice-almirante realçou, mesmo assim, que, “não há nenhuma decisão sobre a terceira dose da vacina”, que a Direção-Geral de Saúde ainda está a avaliar o assunto e que “não há sequer certeza científica da sua necessidade”. Caso venha a decidir-se avançar, contudo, o número de utentes a beneficiar dessa toma adicional será reduzido.

“Uma coisa é dar mais uma dose a quem é, por exemplo, imunodeprimido ou está a fazer um tratamento específico e tem as suas defesas mais baixas”, e outra é “falar de uma terceira dose generalizada”, pelo que Gouveia e Melo acredita que só o primeiro cenário fará sentido.

“Estaremos a falar de 100.000 pessoas [para a eventual terceira toma] e não há necessidade de ter toda esta capacidade [de estruturas municipais] para vacinar 100.000 pessoas. Isso pode perfeitamente ser feito nos centros de saúde, com a vacinação da gripe e outras coisas”, defendeu.

Segundo o mais recente balanço da agência noticiosa France-Presse, desde a descoberta do novo coronavírus em dezembro de 2019 a covid-19 já provocou pelo menos 4,439 milhões de mortes em todo o mundo, entre cerca de 212,4 milhões de infetados.

Em Portugal, onde o primeiro caso de SARS-CoV-2 foi diagnosticado em março de 2020, a Direção-Geral da Saúde já registou 17.645 óbitos entre 1.020.546 casos de infeção confirmados.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Algarve

Homem fica em prisão preventiva por violência doméstica em Olhão

17:11 29 Junho, 2026 17:15 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Agressor de 32 anos foi detido pela GNR em Olhão e ficou em prisão preventiva após primeiro interrogatório judicial

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Praia Verde, Algarve.
Algarve

Polícia Marítima chamada à Praia Verde no Algarve para ‘travar’ banhistas com chapéus-de-sol em frente às áreas concessionadas

13:02 29 Junho, 2026 12:50 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No domingo, a Polícia Marítima foi chamada à Praia Verde e a Altura por causa da colocação de chapéus-de-sol em frente a concessões de praia

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Nacional

APA avisa: banhos são desaconselhados nestas duas praias do Norte por contaminação microbiológica

20:40 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Agência Portuguesa do Ambiente tem ativos dois alertas de desaconselhamento a banhos em praias do Alto Minho

Tempo

Nova cúpula de calor pode chegar a Portugal: temperaturas podem passar dos 40 ºC nestas regiões

23:00 29 Junho, 2026 19:27 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma nova cúpula de calor poderá afetar Portugal no início de julho, com temperaturas acima dos 40 ºC no interior

Pano amarelo em mota parada na berma. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa

21:30 29 Junho, 2026 18:31 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode parecer um detalhe sem importância, mas um pano amarelo pode servir para pedir ajuda em caso de avaria ou dificuldade na estrada

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Europa Nacional

PJ detém cinco suspeitos de exploração laboral: uma vítima esteve 30 anos subjugada

19:50 29 Junho, 2026 19:22 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma operação conjunta da Polícia Judiciária e da Guardia Civil levou à detenção de cinco suspeitos de tráfico de pessoas para exploração laboral

Telemóveis na gaveta. Crédito: Freepik
Tech

Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna

20:30 29 Junho, 2026 18:36 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns telemóveis antigos deixaram de ser apenas recordações esquecidas em gavetas e passaram a ser procurados por colecionadores

Mulheres a colocar protetor solar. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Protetor solar guardado desde o verão passado? Há um detalhe que pode deixar a sua pele sem defesa

19:00 29 Junho, 2026 17:02 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Muitos portugueses fazem o mesmo quando chega o calor. O problema é que esse hábito pode reduzir a proteção da pele sem darem por isso

Ensino Europe Direct Algarve

Escolas de Tavira e Castro Marim distinguidas no concurso nacional Pinóquio na Escola

18:33 29 Junho, 2026 19:07 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos algarvios sobre “Okupas na UE” e alergias foram premiados na categoria do 3.º Ciclo do Ensino Básico

Opinião Política

António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

16:37 29 Junho, 2026 16:34 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Falemos do presente voltando ao passado. O ponto de vista de um ativista venezuelano a viver em Portugal"

Europe Direct Algarve Opinião

Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha

12:28 29 Junho, 2026 12:29 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Novo Bauhaus Europeu facilita que a nossa investigação saia das publicações científicas e se traduza em soluções reais e tangíveis para o território"

Irmãs gémeas desaparecidas no Dubai.
Nacional

Irmãs gémeas portuguesas desaparecidas no Dubai: pai pensava que iam só ao Porto ter com amigos

10:45 29 Junho, 2026 11:43 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desde 24 de junho que duas irmãs gémeas portuguesas estão desaparecidas e a família descobriu que, afinal, tinham viajado para o Dubai

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Algarve

Homem fica em prisão preventiva por violência doméstica em Olhão

17:11 29 Junho, 2026 17:15 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Agressor de 32 anos foi detido pela GNR em Olhão e ficou em prisão preventiva após primeiro interrogatório judicial

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Praia Verde, Algarve.
Algarve

Polícia Marítima chamada à Praia Verde no Algarve para ‘travar’ banhistas com chapéus-de-sol em frente às áreas concessionadas

13:02 29 Junho, 2026 12:50 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No domingo, a Polícia Marítima foi chamada à Praia Verde e a Altura por causa da colocação de chapéus-de-sol em frente a concessões de praia

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Nacional

APA avisa: banhos são desaconselhados nestas duas praias do Norte por contaminação microbiológica

20:40 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Agência Portuguesa do Ambiente tem ativos dois alertas de desaconselhamento a banhos em praias do Alto Minho

Tempo

Nova cúpula de calor pode chegar a Portugal: temperaturas podem passar dos 40 ºC nestas regiões

23:00 29 Junho, 2026 19:27 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma nova cúpula de calor poderá afetar Portugal no início de julho, com temperaturas acima dos 40 ºC no interior

Pano amarelo em mota parada na berma. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa

21:30 29 Junho, 2026 18:31 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode parecer um detalhe sem importância, mas um pano amarelo pode servir para pedir ajuda em caso de avaria ou dificuldade na estrada

Algarve

Queda à água nas Docas de Faro faz uma vítima mortal

06:55 29 Junho, 2026 06:55 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Manobras de reanimação foram realizadas no local, mas o homem acabou por morrer nas Docas de Faro este domingo

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Europa, Nacional

PJ detém cinco suspeitos de exploração laboral: uma vítima esteve 30 anos subjugada

19:50 29 Junho, 2026 19:22 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma operação conjunta da Polícia Judiciária e da Guardia Civil levou à detenção de cinco suspeitos de tráfico de pessoas para exploração laboral

Telemóveis na gaveta. Crédito: Freepik
Tech

Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna

20:30 29 Junho, 2026 18:36 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns telemóveis antigos deixaram de ser apenas recordações esquecidas em gavetas e passaram a ser procurados por colecionadores

Mulheres a colocar protetor solar. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Protetor solar guardado desde o verão passado? Há um detalhe que pode deixar a sua pele sem defesa

19:00 29 Junho, 2026 17:02 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Muitos portugueses fazem o mesmo quando chega o calor. O problema é que esse hábito pode reduzir a proteção da pele sem darem por isso

Ensino, Europe Direct Algarve

Escolas de Tavira e Castro Marim distinguidas no concurso nacional Pinóquio na Escola

18:33 29 Junho, 2026 19:07 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projetos algarvios sobre “Okupas na UE” e alergias foram premiados na categoria do 3.º Ciclo do Ensino Básico

Opinião, Política

António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco

16:37 29 Junho, 2026 16:34 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Falemos do presente voltando ao passado. O ponto de vista de um ativista venezuelano a viver em Portugal"

Europe Direct Algarve, Opinião

Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha

12:28 29 Junho, 2026 12:29 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Novo Bauhaus Europeu facilita que a nossa investigação saia das publicações científicas e se traduza em soluções reais e tangíveis para o território"

Últimas Notícias

  • Nova cúpula de calor pode chegar a Portugal: temperaturas podem passar dos 40 ºC nestas regiões
    Nova cúpula de calor pode chegar a Portugal: temperaturas podem passar dos 40 ºC nestas regiões
  • Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa
    Viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Descubra o que significa
  • Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões
    Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões
  • APA avisa: banhos são desaconselhados nestas duas praias do Norte por contaminação microbiológica
    APA avisa: banhos são desaconselhados nestas duas praias do Norte por contaminação microbiológica
  • Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna
    Tem telemóveis antigos guardados em casa? Estes modelos podem valer uma pequena fortuna

Opinião

  • António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
    António José Seguro, amigo da Venezuela? | Por Pedro Franco
  • Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
    Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
  • O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
    O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

Europe Direct Algarve

  • Escolas de Tavira e Castro Marim distinguidas no concurso nacional Pinóquio na Escola
    Escolas de Tavira e Castro Marim distinguidas no concurso nacional Pinóquio na Escola
  • Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
    Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal