Também a direção do Agrupamentos de Escolas Manuel Teixeira Gomes, em comunicado para a comunidade escolar, informa que os alunos que estiveram em contacto direto com a aluna irão ser contactados pelas autoridades de saúde e poderão ficar em isolamento social durante 14 dias”.
A alerta é feita a toda a comunidade educativa que possa ter tido contacto com a aluna: “todos devem ter particular atenção ao aparecimento de sinais de sintomas de infeção respiratória aguda, como febre, tosse ou dificuldades respiratórias”.
Caso surjam quaisquer sinais ou sintomas referidos, pode-se que liguem para a Linha Saúde 24 – 808 24 24 24.
O subdiretor do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, Paulo Manuel Ribeiro Mateus, acaba de confirmar, através de um comunicado que aqui reproduzimos, o contágio de uma aluna.
O comunicado informa que “uma aluna da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes esteve na Itália, na semana da interrupção do Carnaval”.
Refere que “ao retomar, contactou a Linha Saúde 24, que lhe deu instruções para monitorizar a sua situação clínica e cumprir algumas regras sociais e de higiene pessoal, mas que poderia fazer a sua vida normal. assim retomou à escola no dia 27 de fevereiro e foi diariamente acompanhada pela equipa da SNS24”.
O comunicado de informação à comunidade educativa confirma quer hoje, dia 08.03.2020, “foi-lhe diagnosticado o vírus covid-19”.
A direção do Agrupamento de Escolas diz que “face à situação, foi determinado pelas autoridades de saúde que a Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes será encerrada e que os alunos que estiveram em contacto direto com a aluna ião ser contactados e poderão ficar em isolamento social durante 14 dias”.
Conforme o POSTAL noticiou, este é o primeiro caso de coronavírus no Algarve confirmado – uma jovem de 16 anos, que estuda na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão e que foi este domingo internada no Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa, com a infeção pelo covid-19
A noticia foi avançada pela RTP. Ao que se sabe, a mãe já está em Lisboa com a filha.
O contagio da jovem aconteceu em Itália, na altura do carnaval, e a mãe também pode ter sido contagiada.
A Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes vai encerrar e outras infraestruturas públicas poderão ter que fechar em Portimão.
A presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, disse ao POSTAL que a situação está a ser avaliada.
Neste momento, decorre uma reunião entre o município e a delegada de saúde de Portimão.
As autoridades de saúde estão neste momento a avaliar “se outras medidas serão necessárias”.
O número de infetados em portugal com Covid-19 subiu este domingo para 30, com a confirmação de nove novos casos hoje.
RELACIONADO:
Covid-19: Governo admite fechar fronteiras e impor quarentena forçada
Covid-19: Segundo caso no Algarve encerra escola Escola José Buisel em Portimão
Mãe de aluna de Portimão é o 31 caso de Covid-19
SEGUNDO CASO: Mãe da jovem algarvia também está infetada pelo novo coronavírus
Câmara de Portimão não realiza eventos em recintos fechados
Covid-19: Pessoas que contactaram com caso de Portimão devem manter “distância social”