Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Saúde

Urgências caíram 35% e na pediatria baixaram 57% – estudo

Olhando para a urgência que representa maior volume de casos – a urgência geral – a quebra da procura foi de 30%, ou seja, menos 822 mil observações do que no ano anterior

19:30 15 Dezembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O responsável sublinhou que a redução de 35% em média nos episódios de urgência se deveu ao medo dos doentes em serem contaminados com covid-19

O número de urgências nos hospitais públicos caiu 35% de março a setembro, face ao período homólogo, com menos 1,3 milhões de atendimentos, e a queda maior foi na pediatria (-57%), segundo um estudo hoje apresentado.

O trabalho, desenvolvido pela multinacional espanhola IASIST e que resultou num artigo a publicar na edição deste mês da revista da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), indica que os meses de abril (-51%) e maio (-43%) foram aqueles em que se registou uma diminuição mais acentuada no número de urgências.

A quebra nestes dois meses teve especial peso na urgência pediátrica, com -77% e -72%, respetivamente. Entre março e setembro deste ano, a urgência que menos caiu nos atendimentos foi a de psiquiatria (-20%).

Olhando para a urgência que representa maior volume de casos – a urgência geral – a quebra da procura foi de 30%, ou seja, menos 822 mil observações do que no ano anterior.

O estudo indica ainda que o perfil de procura das urgências de acordo com a triagem de Manchester – que atribui cores consoante a gravidade – não se alterou.

“Podíamos pensar que com a redução da ida às urgências só iria quem precisasse mesmo e as chamadas ‘falsas urgências’ desapareciam. Mas isso não aconteceu”, explicou à Lusa Manuel Delgado, da IASIST.

O responsável, que foi secretário de Estado da Saúde, sublinhou que a redução de 35% em média nos episódios de urgência se deveu ao medo dos doentes em serem contaminados com covid-19.

Manuel Delgado, que assina, em coautoria, o estudo/artigo que será publicado na revista APAH, diz que a decisão de fechar a atividade assistencial não urgente “foi excessiva”, mas sublinha: “Temos de ter alguma compreensão para isso. Não se sabia qual era a carga que a covid ia provocar na pressão hospitalar”.

“A exemplo do que tinha acontecido em Itália e Espanha, esperava-se uma maior carga na primeira vaga e isso não ocorreu”, acrescentou.

Os dados deste estudo indicam que as taxas de ocupação das camas dos hospitais públicos apresentaram em 2020 valores médios mensais que variaram entre 57% (abril) e 70% (julho), enquanto no ano anterior, e para os mesmos meses, os valores rondaram os 80%.

“Como nestas taxas estão já incluídos os doentes covid, fica clara a acentuada diminuição dos níveis de resposta dos nossos hospitais e o elevado incremento dos custos fixos por doente tratado”, referem os autores.

Houve menos cerca de 72 mil altas, o que representa menos 23% face ao período homólogo do ano anterior. A área cirúrgica foi responsável por 60% da diminuição das altas, com especial destaque para os meses de abril (-48%) e maio (-35%) e as maiores quebras registaram-se nos Hospitais do Grupo E (Hospitais Centrais), com uma redução de 29% do internamento.

Com a interrupção da atividade não urgente por causa da pandemia, as intervenções cirúrgicas baixaram e as de regime ambulatório foram as que caíram mais (-34%), o que os especialistas consideram que “surpreende face ao circuito específico desses doentes e à dispensa de internamento”.

“Suspeita-se que, com a reorganização estrutural para fazer face aos casos de covid, os profissionais de saúde afetos ao ambulatório, nomeadamente enfermeiros e médicos (anestesistas), tenham sido realocados, o que, consequentemente, influenciou a atividade de cirurgia de ambulatório”, escrevem.

As consultas médicas caíram 14% na comparação homóloga entre março e setembro, o que se traduziu em menos um milhão de consultas realizadas. O impacto nas primeiras consultas (-23%) foi superior ao verificado nas consultas subsequentes (-11%), o que permite concluir que “foram mais prejudicados doentes ainda sem confirmação diagnóstica e, assim, sem terapêutica instituída”, refere o artigo.

Em declarações à Lusa, Manuel Delgado sublinha que os hospitais, quando perceberam que a pressão da primeira vaga da pandemia não era tão forte como se esperava, deviam ter sido mais rápidos a retomar a atividade que tinha sido suspensa.

“O problema é que os hospitais fecharam portas e não tiveram a destreza para as reabrir imediatamente a seguir. Por volta de final de abril, meados de maio, já se tinha percebido que a pressão não ia ser assim tanta e devia-se ter retomado logo a atividade. Isso só começou a ser feito timidamente em junho e arrastamos até agora”, afirmou.

No estudo, os especialistas assinalam pela positiva, “o bom comportamento dos hospitais do Cluster F (IPO) e do Cluster P (psiquiátricos)” no que respeita às segundas consultas, com “um aumento que indicia que esses doentes mantiveram o acompanhamento clínico necessário”.

Para este trabalho foram usamos os dados disponibilizados pela ACSS através do Portal da Transparência, comparando a atividade hospitalar dos meses de março a setembro dos anos de 2019 e 2020, assim como dados de um inquérito feito aos hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Algarve

Último adeus a casal motard: Funeral de Frederico Fernandes e Neuza Afonso realiza-se esta quarta-feira

18:10 12 Maio, 2026 18:36 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Amigos e familiares despedem-se esta quarta-feira de Frederico Fernandes e Neuza Afonso em Conceição de Tavira

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí frio de rachar: chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal e estes serão os dias mais ‘gelados’

09:30 12 Maio, 2026 22:00 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Chuva, trovoada e granizo deverão marcar os próximos dias em Portugal, com descida acentuada das temperaturas em várias regiões do país

Terrenos e casas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Proprietários de terrenos rústicos podem fazer isto gratuitamente até esta data e impedir que o Estado ‘fique com tudo’

12:00 12 Maio, 2026 11:43 12 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Uma nova medida implementada este ano permite a proprietários destes terrenos rústicos regularizar a sua situação de forma gratuita

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí aguaceiros e trovoada: mau tempo vai ‘dominar’ Portugal até esta data e estas serão as regiões mais castigadas

12:30 12 Maio, 2026 14:34 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A instabilidade regressa com aguaceiros e trovoada. O mau tempo vai marcar os próximos dias e algumas regiões estarão mais expostas

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 18:22 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Algarve Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Algarve Política

Faro decretou luto municipal pela morte de José Vitorino, antigo presidente da Câmara

08:14 12 Maio, 2026 08:19 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

José Vitorino, ex-presidente da Câmara e antigo deputado, recordado como uma das figuras marcantes da história política e cívica do Algarve

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia Europa Nacional

Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor

21:00 12 Maio, 2026 20:38 12 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Números da UE colocam esta cidade portuguesa sob pressão e mostram por que razão a habitação continua a ser uma das maiores preocupações das famílias

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional Tech

Governo avisa: Portal da Segurança Social vai mudar e portugueses que não confirmem isto podem ter dificuldades

18:00 11 Maio, 2026 16:12 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de 12 de maio, o acesso ao Portal da Segurança Social com NISS e palavra-passe passa a exigir uma verificação adicional

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Recipiente com liquido para vacina covid-19. Crédito: Freepik
Mundo Saúde

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem como efeito secundário hantavírus? Especialistas esclarecem

16:10 11 Maio, 2026 17:31 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Circula nas redes sociais a alegação de que o hantavírus consta como efeito secundário da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 09:59 12 Maio, 2026 | João Luís

O idoso italiano deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Algarve Economia

Empresa especializada em resíduos abre instalações no concelho de Silves

17:40 11 Maio, 2026 17:36 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Multinacional holandesa Terberg reforça presença no Algarve com novas instalações dedicadas à limpeza urbana e resíduos

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Algarve

Último adeus a casal motard: Funeral de Frederico Fernandes e Neuza Afonso realiza-se esta quarta-feira

18:10 12 Maio, 2026 18:36 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Amigos e familiares despedem-se esta quarta-feira de Frederico Fernandes e Neuza Afonso em Conceição de Tavira

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí frio de rachar: chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal e estes serão os dias mais ‘gelados’

09:30 12 Maio, 2026 22:00 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Chuva, trovoada e granizo deverão marcar os próximos dias em Portugal, com descida acentuada das temperaturas em várias regiões do país

Terrenos e casas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Proprietários de terrenos rústicos podem fazer isto gratuitamente até esta data e impedir que o Estado ‘fique com tudo’

12:00 12 Maio, 2026 11:43 12 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Uma nova medida implementada este ano permite a proprietários destes terrenos rústicos regularizar a sua situação de forma gratuita

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí aguaceiros e trovoada: mau tempo vai ‘dominar’ Portugal até esta data e estas serão as regiões mais castigadas

12:30 12 Maio, 2026 14:34 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A instabilidade regressa com aguaceiros e trovoada. O mau tempo vai marcar os próximos dias e algumas regiões estarão mais expostas

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 18:22 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Algarve, Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Algarve, Política

Faro decretou luto municipal pela morte de José Vitorino, antigo presidente da Câmara

08:14 12 Maio, 2026 08:19 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

José Vitorino, ex-presidente da Câmara e antigo deputado, recordado como uma das figuras marcantes da história política e cívica do Algarve

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Nacional

Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor

21:00 12 Maio, 2026 20:38 12 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Números da UE colocam esta cidade portuguesa sob pressão e mostram por que razão a habitação continua a ser uma das maiores preocupações das famílias

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional, Tech

Governo avisa: Portal da Segurança Social vai mudar e portugueses que não confirmem isto podem ter dificuldades

18:00 11 Maio, 2026 16:12 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de 12 de maio, o acesso ao Portal da Segurança Social com NISS e palavra-passe passa a exigir uma verificação adicional

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Recipiente com liquido para vacina covid-19. Crédito: Freepik
Mundo, Saúde

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem como efeito secundário hantavírus? Especialistas esclarecem

16:10 11 Maio, 2026 17:31 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Circula nas redes sociais a alegação de que o hantavírus consta como efeito secundário da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 09:59 12 Maio, 2026 | João Luís

O idoso italiano deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Algarve, Economia

Empresa especializada em resíduos abre instalações no concelho de Silves

17:40 11 Maio, 2026 17:36 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Multinacional holandesa Terberg reforça presença no Algarve com novas instalações dedicadas à limpeza urbana e resíduos

Últimas Notícias

  • Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor
    Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor
  • DGS e OMS ‘alertam’: é assim que se identifica um caso suspeito de Hantavírus e é isto que se deve fazer
    DGS e OMS ‘alertam’: é assim que se identifica um caso suspeito de Hantavírus e é isto que se deve fazer
  • ‘Aqui ao lado’ criou-se apoio até 350€ para pais que deixam temporariamente o trabalho para cuidar dos filhos. E em Portugal, que apoios existem?
    ‘Aqui ao lado’ criou-se apoio até 350€ para pais que deixam temporariamente o trabalho para cuidar dos filhos. E em Portugal, que apoios existem?
  • AMAL lamenta morte de José Vitorino e destaca percurso dedicado ao desenvolvimento do Algarve
    AMAL lamenta morte de José Vitorino e destaca percurso dedicado ao desenvolvimento do Algarve
  • Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€
    Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€
  • Louis Vuitton acusa casal português de “aproveitamento parasitário”: tribunal ‘bate de frente’ com a marca de luxo e toma esta decisão
    Louis Vuitton acusa casal português de “aproveitamento parasitário”: tribunal ‘bate de frente’ com a marca de luxo e toma esta decisão

Opinião

  • Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
    Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
  • Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
    Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
  • Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
  • A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
    A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
    Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
  • Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
    Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal