Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Saúde

Sociedade de Oncologia alerta que “o cancro não espera em casa”

Campanha pretende lembrar a importância do diagnóstico atempado e do acompanhamento dos doentes oncológicos, insistindo que o doente não pode deixar de procurar ajuda médica, mesmo em tempo de pandemia

09:54 15 Janeiro, 2021 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Sociedade Portuguesa de Oncologia alerta os doentes para a importância de não ficarem em casa, por medo da pandemia, lembrando que os hospitais são seguros e que é importante manter o contacto para não atrasar diagnósticos.

A campanha “O Cancro não Espera em Casa”, da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), pretende lembrar a importância do diagnóstico atempado e do acompanhamento dos doentes oncológicos, insistindo que o doente não pode deixar de procurar ajuda médica, mesmo em tempo de pandemia e com um novo confinamento, que hoje começou.

“A campanha pretende sensibilizar a população para estar atenta a sintomas que possam estar relacionados com o diagnóstico de cancro, para as pessoas não deixarem de procurar ajuda médica”, afirma a presidente da SPO, Ana Raimundo, sublinhando que, se for preciso fazer um diagnóstico, ele deve ser feito “o mais precocemente possível”, evitando fases mais avançadas da doença.

Em declarações à agência Lusa no dia em que arrancou um novo confinamento imposto pelo Governo, Ana Raimundo afirma: “Parece um contrassenso [dizer para a pessoa não ficar em casa] mas na realidade não é. É nas fases mais difíceis que não nos podemos esquecer que existem outras doenças [além da covid-19]”.

A especialista lembra os efeitos que o primeiro confinamento, no ano passado, teve nestes e noutros doentes, com os rastreios a ficarem suspensos, a maioria das consultas nos centros de saúde a fechar e as consultas de especialidade nos hospitais a diminuírem, o que levou a “uma quebra muito acentuada nos novos diagnósticos”.

De acordo com a SPO, o impacto da pandemia causou uma quebra de 60 a 80% dos novos diagnósticos de cancro e, segundo estimativas da Liga Portuguesa Contra o Cancro, mais de mil cancros da mama, do colo do útero, colorretal e de outros tipos ficaram por diagnosticar em 2020, devido à redução dos rastreios por causa da covid-19.

Reconhecendo que a covid-19 representa um risco acrescido, uma vez que os doentes oncológicos são imunodeprimidos pela doença e pelo tratamento e que isso se reflete no acesso às consultas e aos tratamentos, Ana Raimundo sublinha: “o que tinha de ser feito para tornar o percurso dos doentes [no hospital] mais seguro foi feito e os serviços reorganizaram-se”.

“Depende do sistema de saúde, mas também das populações”, frisa a especialista, insistindo que os hospitais são locais seguros.

A presidente da SPO diz que se observou uma recuperação de diagnósticos no final do ano passado, a partir de setembro/outubro”, e explica: “Agora estamos numa terceira fase e vamos ter novamente limitações em termos de consultas e meios com diagnóstico. Esta campanha destina-se exatamente a lembrar que as outras doenças [além da covid-19] continuam e não podem ser esquecidas”.

“Tendo em atenção a capacidade de resposta e as prioridades, temos de fazer algo para diagnosticar o mais rápido possível”, afirmou a responsável, sublinhando que é preciso continuar a encontrar alternativas e mecanismos de resposta a estes doentes.

A especialista considera que, neste momento, as situações mais complicadas estão nos centros de saúde, porque muitos médicos de medicina geral e familiar estão com tarefas ligadas aos rastreios epidemiológicos da covid-19, e nas cirurgias, pois em muitos casos implicam o recurso a camas de cuidados intensivos e equipas e o sistema está sobrecarregado.

Um despacho da ministra da Saúde enviado na quarta-feira para os hospitais decretou a suspensão da atividade não urgente e o adiamento da atividade cirúrgica programada de prioridade normal ou prioritária, desde que não implique risco para o doente, mas o documento não se aplica a hospitais como o Instituto Português de Oncologia.

Na primeira semana de 2021 foi atingido o número máximo de internamentos por covid-19 nas instituições do Serviço Nacional de Saúde desde o início da pandemia.

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia Nacional

Parou de trabalhar para cuidar de um familiar? Há um apoio da Segurança Social a que pode ter direito e o valor de referência chega aos 590,84€

17:20 26 Setembro, 2026 10:31 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem presta cuidados permanentes a uma pessoa dependente e cumpre os limites de rendimentos previstos pode pedir uma prestação mensal

Algarve Nacional Saúde

Lucro da CUF sobe para 35,6 milhões no semestre da entrada no Algarve

13:42 26 Setembro, 2026 13:42 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Aquisição de 75% do HPA levou a CUF ao Algarve, Alentejo e Madeira. Investimento total do grupo atingiu 199,2 milhões de euros no primeiro semestre

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR identifica suspeita de atropelamento com fuga que fez um ferido grave em Albufeira

12:54 26 Setembro, 2026 12:54 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Mulher de 50 anos foi constituída arguida por três crimes. Investigação ao atropelamento com fuga de novembro de 2025 foi conduzida pela GNR de Faro

Avião voando sobre arranha-céus. Crédito: Magnific
Economia Vida & Lazer

Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026

19:29 26 Setembro, 2026 19:29 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Assentos mais largos, refeições cuidadas e melhores serviços distinguem as cinco companhias que lideram a classe económica nos prémios Skytrax de 2026

Crédito: Ayuntamiento de Ayamonte
Algarve Europe Direct Algarve

Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana

17:45 26 Setembro, 2026 17:45 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Pequenas empresas e turismo fora da época alta são prioridades do projeto para o Baixo Guadiana, que inclui formação e ações de promoção até 2028

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros. Crédito: Lusa
Economia Nacional

CTP defende prioridade aos turistas portugueses e destaca crescimento no Algarve

13:32 26 Setembro, 2026 13:34 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Mercado nacional soma cerca de 25 milhões de dormidas, segundo a CTP, que destaca os turistas portugueses e contesta críticas aos preços no Algarve

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h

18:40 26 Setembro, 2026 18:32 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored alerta para a chegada de uma depressão atlântica aos Açores, com até 60 mm de chuva, risco de trovoada e rajadas que podem atingir os 85 km/h

Reformado de férias
Economia Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Vida & Lazer

Tem uma árvore-do-dinheiro em casa? Este erro comum pode fazer as folhas secarem e cair

17:10 26 Setembro, 2026 23:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A árvore-do-dinheiro é considerada uma planta fácil de manter, mas há erros que podem comprometer a sua saúde

Animais Mundo

Há 100 anos que não acontecia: descoberta nova espécie de felino selvagem que pesa pouco mais de 1 quilo

14:20 26 Setembro, 2026 22:40 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Leopardus tilcayo pesa cerca de 1,3 quilos, é mais pequeno do que um gato doméstico e passou despercebido à ciência durante décadas

Auto Europa

Volkswagen continua a ser a marca mais vendida na Europa, mas estas chinesas estão a crescer mais de 200%

11:30 26 Setembro, 2026 22:25 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Volkswagen continua a ser a marca automóvel mais vendida na Europa, mas os números de agosto mostram uma rápida subida dos fabricantes chineses

Europe Direct Algarve Gastronomia

Confrades de Portugal e quatro países europeus celebram gastronomia em Portimão

11:00 26 Setembro, 2026 09:44 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cidade recebe confrades europeus num encontro que valoriza a gastronomia algarvia, os produtos regionais e o movimento confrádico

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Parou de trabalhar para cuidar de um familiar? Há um apoio da Segurança Social a que pode ter direito e o valor de referência chega aos 590,84€

17:20 26 Setembro, 2026 10:31 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Quem presta cuidados permanentes a uma pessoa dependente e cumpre os limites de rendimentos previstos pode pedir uma prestação mensal

Algarve, Nacional, Saúde

Lucro da CUF sobe para 35,6 milhões no semestre da entrada no Algarve

13:42 26 Setembro, 2026 13:42 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Aquisição de 75% do HPA levou a CUF ao Algarve, Alentejo e Madeira. Investimento total do grupo atingiu 199,2 milhões de euros no primeiro semestre

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR identifica suspeita de atropelamento com fuga que fez um ferido grave em Albufeira

12:54 26 Setembro, 2026 12:54 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Mulher de 50 anos foi constituída arguida por três crimes. Investigação ao atropelamento com fuga de novembro de 2025 foi conduzida pela GNR de Faro

Avião voando sobre arranha-céus. Crédito: Magnific
Economia, Vida & Lazer

Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026

19:29 26 Setembro, 2026 19:29 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Assentos mais largos, refeições cuidadas e melhores serviços distinguem as cinco companhias que lideram a classe económica nos prémios Skytrax de 2026

Crédito: Ayuntamiento de Ayamonte
Algarve, Europe Direct Algarve

Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana

17:45 26 Setembro, 2026 17:45 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Pequenas empresas e turismo fora da época alta são prioridades do projeto para o Baixo Guadiana, que inclui formação e ações de promoção até 2028

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

CTP defende prioridade aos turistas portugueses e destaca crescimento no Algarve

13:32 26 Setembro, 2026 13:34 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Mercado nacional soma cerca de 25 milhões de dormidas, segundo a CTP, que destaca os turistas portugueses e contesta críticas aos preços no Algarve

Dia de chuva
Tempo

Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h

18:40 26 Setembro, 2026 18:32 26 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored alerta para a chegada de uma depressão atlântica aos Açores, com até 60 mm de chuva, risco de trovoada e rajadas que podem atingir os 85 km/h

Reformado de férias
Economia, Europa

Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”

18:00 26 Setembro, 2026 23:16 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 74 anos, o reformado neerlandês recebe uma pensão de 4.138 euros e garante nunca ter tido problemas económicos

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Vida & Lazer

Tem uma árvore-do-dinheiro em casa? Este erro comum pode fazer as folhas secarem e cair

17:10 26 Setembro, 2026 23:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A árvore-do-dinheiro é considerada uma planta fácil de manter, mas há erros que podem comprometer a sua saúde

Animais, Mundo

Há 100 anos que não acontecia: descoberta nova espécie de felino selvagem que pesa pouco mais de 1 quilo

14:20 26 Setembro, 2026 22:40 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Leopardus tilcayo pesa cerca de 1,3 quilos, é mais pequeno do que um gato doméstico e passou despercebido à ciência durante décadas

Auto, Europa

Volkswagen continua a ser a marca mais vendida na Europa, mas estas chinesas estão a crescer mais de 200%

11:30 26 Setembro, 2026 22:25 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Volkswagen continua a ser a marca automóvel mais vendida na Europa, mas os números de agosto mostram uma rápida subida dos fabricantes chineses

Europe Direct Algarve, Gastronomia

Confrades de Portugal e quatro países europeus celebram gastronomia em Portimão

11:00 26 Setembro, 2026 09:44 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cidade recebe confrades europeus num encontro que valoriza a gastronomia algarvia, os produtos regionais e o movimento confrádico

Últimas Notícias

  • Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026
    Adeus ao desconforto em classe económica – estas 5 companhias estão a dar cartas em 2026
  • Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h
    Vem aí uma depressão: “ciclone-bomba” chega a esta região com até 60 mm de chuva e rajadas de 85 km/h
  • Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”
    Ivo, reformado de 74 anos com pensão de 4.138 euros: “Nunca tive preocupações nem problemas económicos”
  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
  • Loulé ganha apoio da CCDR Algarve à candidatura a Capital Portuguesa da Cultura 2028
    Loulé ganha apoio da CCDR Algarve à candidatura a Capital Portuguesa da Cultura 2028

Opinião

  • Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
    Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
  • A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
    A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
  • À Mesa com o Poder Local: Ajuste direto do presidente, fatura para os farenses | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local: Ajuste direto do presidente, fatura para os farenses | Por Adriana Martins

Europe Direct Algarve

  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
  • Confrades de Portugal e quatro países europeus celebram gastronomia em Portimão
    Confrades de Portugal e quatro países europeus celebram gastronomia em Portimão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento